Pular para o conteúdo principal

EXERCÍCIOS DE REESCRITA DE TEXTOS.

EXERCÍCIOS DE REESCRITA DE TEXTOS.

REESCREVA AS FRASES A SEGUIR RESOLVENDO OS PROBLEMAS QUE ELAS APRESENTAM.


01 – Essa dor é muito dolorosa, mas vamos superar isso, porque a nossa formação não é fraca, a nossa força é forte.
A dor é  insuportável, mas a superação é possível, pois somos fortes e temos uma boa formação.
Embora a dor seja tamanha, é necessário encontrar formas de superar os obstáculos, pois somos fortes e temos uma boa formação.

         02 – Ele quer que eu vejo o filme, porque insiste que se eu ver o filme, vou gostar.
Ele insiste em dizer que se eu assistisse ao filme gostaria.

         03 – Vendedor aluga imóvel ocupado.
Imóvel ocupado é alugado por vendedor.

         04 – Os alunos reclamaram que a Universidade exige a leitura de um livro que entrará no exame inexistente no Brasil.
         Os alunos reclamaram que a Universidade recomenda a leitura de um livro ainda não publicado no Brasil.
                Há reclamações pelos alunos, de que a Universidade exige a leitura de um livro ainda não publicado.

         05 – Só achei lamentável a diretoria da empresa jogar a culpa da decisão de retirar com o patrocínio nas jogadoras.
         É lamentável, o fato da diretoria da empresa, culpar as jogadoras pela decisão da retirada do patrocínio.
                Foi lamentável, a diretoria da empresa, culpar as jogadoras pela retirada do patrocínio.

         06 – Por favor, aproximem-se um pouco para lá, separem-se juntos em um grupo. E não se juntem muito em grupos pequenos.
                Por favor, afastem-se um pouco, dividem-se em grupos, cuidando-se para que estes não sejam muito pequenos.

         07 – O sonho é essencial para as vidas. Sem o sonho é impossível conseguir as coisas, é o mesmo que não comer, não respirar. O sonho  é tão necessário como qualquer outra atividade humana.
         Sonhar é essencial em nossas vidas. O sonho é tão necessário como comer, respirar, ou seja, como qualquer atividade  humana. Sem eles é impossível conquistar algo.

         08 – O homem deve ser na natureza o único, ou o animal que mais sonha. E a maior diferença entre ele e os outros animais é que ele sempre sonha com mais e nunca com menos.
         Somente o homem possui a capacidade de sonhar. É esta a maior diferença entre ele e os outros  animais.

         09 – O jogador nunca passou por outra cirurgia do joelho em nenhuma outra parte do corpo.
O atleta não fez nenhuma cirurgia no joelho nem tão pouco em qualquer parte do corpo.

         10 – Podemos abordar um tema que, creio eu, todos pensam e dissertam sobre o próprio. A juventude e a velhice. A meu ver, entre essas duas faixas etárias cria-se uma certa antagonização de desejos e interesses, que são ideias e sentimentos muito duvidosos para corrigi-los e determiná-los ou não.
R: Juventude e velhice são temas possíveis de abordar, a meu ver, entre essas duas fases distintas (faixa etária) há desejos e interesses antagônicos, ideias e sentimentos difíceis de determiná-los ou não.
         11 – O homem é considerado um ser criativo e de muita imaginação o que ajuda a viver melhor perante a sociedade. Muitas vezes as desavenças, proibições e contradições se escondem no intimo de cada individuo, no qual cria um estagio de fuga a essas contradições que são em grande parte refugiadas no sonho.

         12 – Existe várias campanhas conta doenças graves onde suas verbas são desviadas para outras coisas, que é de inútil interesse para a população.
Dinheiro que seria usado em campanhas educativas e de prevenção contra doenças graves, é desviado dos cofres públicos e aplicado em coisas que não beneficiam a população.

         13 – Muita gente vive pregada na frente da televisão. A televisão forma burros, não informa os desinformados e deforma ainda mais os já deformados.
A televisão, utilizada de forma equivocada compromete a vida do indivíduo, uma programação que não se preocupa com o telespectador pode deformá-lo ao invés de informá-lo.







Gostou da proposta de atividade? Fique à vontade e faça sua crítica.  Até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...