Pular para o conteúdo principal

EXERCÍCIOS DE REESCRITA DE TEXTOS.

EXERCÍCIOS DE REESCRITA DE TEXTOS.

REESCREVA AS FRASES A SEGUIR RESOLVENDO OS PROBLEMAS QUE ELAS APRESENTAM.


01 – Essa dor é muito dolorosa, mas vamos superar isso, porque a nossa formação não é fraca, a nossa força é forte.
A dor é  insuportável, mas a superação é possível, pois somos fortes e temos uma boa formação.
Embora a dor seja tamanha, é necessário encontrar formas de superar os obstáculos, pois somos fortes e temos uma boa formação.

         02 – Ele quer que eu vejo o filme, porque insiste que se eu ver o filme, vou gostar.
Ele insiste em dizer que se eu assistisse ao filme gostaria.

         03 – Vendedor aluga imóvel ocupado.
Imóvel ocupado é alugado por vendedor.

         04 – Os alunos reclamaram que a Universidade exige a leitura de um livro que entrará no exame inexistente no Brasil.
         Os alunos reclamaram que a Universidade recomenda a leitura de um livro ainda não publicado no Brasil.
                Há reclamações pelos alunos, de que a Universidade exige a leitura de um livro ainda não publicado.

         05 – Só achei lamentável a diretoria da empresa jogar a culpa da decisão de retirar com o patrocínio nas jogadoras.
         É lamentável, o fato da diretoria da empresa, culpar as jogadoras pela decisão da retirada do patrocínio.
                Foi lamentável, a diretoria da empresa, culpar as jogadoras pela retirada do patrocínio.

         06 – Por favor, aproximem-se um pouco para lá, separem-se juntos em um grupo. E não se juntem muito em grupos pequenos.
                Por favor, afastem-se um pouco, dividem-se em grupos, cuidando-se para que estes não sejam muito pequenos.

         07 – O sonho é essencial para as vidas. Sem o sonho é impossível conseguir as coisas, é o mesmo que não comer, não respirar. O sonho  é tão necessário como qualquer outra atividade humana.
         Sonhar é essencial em nossas vidas. O sonho é tão necessário como comer, respirar, ou seja, como qualquer atividade  humana. Sem eles é impossível conquistar algo.

         08 – O homem deve ser na natureza o único, ou o animal que mais sonha. E a maior diferença entre ele e os outros animais é que ele sempre sonha com mais e nunca com menos.
         Somente o homem possui a capacidade de sonhar. É esta a maior diferença entre ele e os outros  animais.

         09 – O jogador nunca passou por outra cirurgia do joelho em nenhuma outra parte do corpo.
O atleta não fez nenhuma cirurgia no joelho nem tão pouco em qualquer parte do corpo.

         10 – Podemos abordar um tema que, creio eu, todos pensam e dissertam sobre o próprio. A juventude e a velhice. A meu ver, entre essas duas faixas etárias cria-se uma certa antagonização de desejos e interesses, que são ideias e sentimentos muito duvidosos para corrigi-los e determiná-los ou não.
R: Juventude e velhice são temas possíveis de abordar, a meu ver, entre essas duas fases distintas (faixa etária) há desejos e interesses antagônicos, ideias e sentimentos difíceis de determiná-los ou não.
         11 – O homem é considerado um ser criativo e de muita imaginação o que ajuda a viver melhor perante a sociedade. Muitas vezes as desavenças, proibições e contradições se escondem no intimo de cada individuo, no qual cria um estagio de fuga a essas contradições que são em grande parte refugiadas no sonho.

         12 – Existe várias campanhas conta doenças graves onde suas verbas são desviadas para outras coisas, que é de inútil interesse para a população.
Dinheiro que seria usado em campanhas educativas e de prevenção contra doenças graves, é desviado dos cofres públicos e aplicado em coisas que não beneficiam a população.

         13 – Muita gente vive pregada na frente da televisão. A televisão forma burros, não informa os desinformados e deforma ainda mais os já deformados.
A televisão, utilizada de forma equivocada compromete a vida do indivíduo, uma programação que não se preocupa com o telespectador pode deformá-lo ao invés de informá-lo.







Gostou da proposta de atividade? Fique à vontade e faça sua crítica.  Até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno