Pular para o conteúdo principal

SEMÂNTICA - EXERCÍCIOS

SEMÂNTICA - EXERCÍCIOS

I – A ordem inversa permanece em todas as afirmativas abaixo, exceto em:

01 – a) Esteve meses a fio em  profundos estudos.             .
        b) Em profundos estudo, esteve meses a fio.                     
        c) Meses a fio, em  profundos estudos, esteve.                 
        d) Em profundos  estudos, meses a fio, esteve.           
                                            ALTERNATIVA - A

 02 – a) À solenidade, compareceu, o chefe.
         b) O chefe compareceu à solenidade.
         c) Compareceu à solenidade, o chefe.
         d) Na solenidade, o chefe compareceu.
                                                   Alternativa B
03 – a) Na seleção de material está o problema.                    
        b) Está, na seleção do material, o problema.                        
        c) O problema está na seleção do material.                        
        d) Está o problema na seleção do material.   
                                             Alternativa C
04 – a) O vestido ajusta-se muito bem em você.
        b) Em você, ajusta-se muito bem, o vestido
        c) Ajusta-se em você, muito bem o vestido.
        d) Muito bem, em você, o vestido se ajusta.
                                                                 Alternativa A
05 – a) Sobre os templos dos Astecas, os espanhóis, igrejas construíram.
        b) Igrejas foram construídas, pelos espanhóis, sobre os templos dos Astecas.
        c) Foram construídas igrejas, sobre os templos dos Astecas, pelos espanhóis.
        d) Os espanhóis construíram igrejas, sobre os templos dos Astecas. 

                                                                       Alternativa D
II – Analise as frases abaixo e assinale aquela semanticamente incorreta.

01-  a) As crianças estavam sentadas.                 
        b) Sentadas, permaneciam as crianças.                       
        c) As crianças continuam sentadas.                            
        d) As crianças continuaram sentadas.                                 
        e) As crianças mantiam-se sentadas.                                       
                                                  Alternativa C

          02 – a) Trajava calça jeans e camisa listrada.
                  b) Vestia camisa listrada e calça jeans. 
                 c) Encontrava-se de camisa listrada e calça jeans.
                 d) Usaram camisa listrada e calça jeans.   
                 e) Calça Jeans e camisa listrada, usava.
                                                 Alternativa D
03 – a) A polícia esteve de prontidão toda noite.                
b) A noite inteira, a polícia manteve de prontidão.                         
c) De prontidão, a noite inteira, a polícia permaneceu.                    
d) De prontidão, a noite inteira, continuou a polícia.                      
e) Continua a polícia, a noite inteira de prontidão.    
                                                                       Alternativa E

                 04) a) Não estava ninguém lá.
                       b) Lá, não havia ninguém.        
                       c) Não  existia ninguém lá.
                      d) Ninguém permanecia lá.
                      e) Lá, ninguém há de ficar.
                                                  Alternativa E
05 – a) Conquistaram uma fase feliz da vida.           
        b) Encontra-se em uma fase feliz da vida.                
        c) Vivenciam uma fase feliz da vida.                        
        d) Curtem uma fase feliz da vida.                             
        e) Estão em uma fase feliz da vida.  
                                              Alternativa A
                                           
                06  - a) Alencar fez vários romances.
                         b) Compôs Alencar, vários romances.
                        c) Vários romances fez Alencar.
                        d) Vários romances, Alencar publicou.
                        e) Vários romances foram publicados por Alencar.
                                                                 Alternativa C
         
               07 – a) O vestido é ajustado muito bem em você.
                       b) Em você, o vestido  ajusta-se muito bem.
                       c) O vestido ajusta-se muito bem em você.
                       d) O vestido, em você, muito bem se ajusta.
                       e) Muito bem se ajusta, em você, o vestido.
                                                        Alternativa A

                08 – a) O artesão fez uma estante.     
                        b) Uma estante fez o artesão. 
                       c) Fabricou o artesão, uma estante. 
                       d) Uma estante, o artesão fabricou.
                                                           Alternativa B
   09 –  a) João percorreu toda Europa e agora pretende ira à Ásia
            b) João visitou toda Europa e agora pretende ira à Ásia
            c) Agora João pretende ir a Ásia, pois já percorreu toda Europa.
            d) João conheceu toda Europa e agora pretende conhecer a Ásia.  
            e) João pretende ir agora à Ásia,  porque já percorreu toda Europa.
                                                 Alternativa C
10 – a) A estrada naquele ponto faz um S.
        b) A estrada naquele ponto simula um S.  
        c) A estrada naquele ponto atinge um S  
       d) A estrada naquele ponto forma um S  
        e) A estrada naquele ponto desenha um S  
                             Alternativa B


Estes exercícios foram úteis, faça sua crítica, se possível contribua com sugestões. Obrigado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno