Pular para o conteúdo principal

9º ano PROGRAMAÇÃO ANUAL LÍNGUA PORTUGUESA

  LÍNGUA PORTUGUESA e PRODUÇÃO TEXTUAL
CONTEÚDOS –
Gêneros Textuais:
• Conto Psicológico
• Conto Social
• Crônica Esportiva
• Conto de amor
• Poema
Reflexão Linguística:
• Período Composto por Coordenação
• Período Composto por Subordinação
• Orações Subordinadas Substantivas
• Orações Subordinadas Substantivas
Desenvolvidas e Reduzidas
• Pronomes Relativos
• Orações Subordinadas Adjetivas —
restritivas e explicativas
Questões de Escrita:
Ortoépia e prosódia
Processos de coesão referencial e
sequencial: articuladores anafóricos e
catafóricos
Questões de Linguagem: o processo de
criação através da linguagem subjetiva e
literária
Gêneros Textuais:
• Reportagem
• Propaganda
• Texto dramático
• Conto
Reflexão Linguística:
• Orações subordinadas adverbiais;
• Concordância Verbal;
• Concordância Nominal;
• Regência Verbal;
• Regência Nominal;
• Colocação Pronominal;
Questões de Escrita:
Pontuação
Onde/aonde; se não/senão
Questões de Linguagem: o processo de
criação através da linguagem objetiva e
jornalística
Gênero Textual:
• Texto dramático
• Resenha crítica
• Texto publicitário
• Conto social
• Realismo fantástico
Reflexão Linguística:
• Estrutura das palavras – radical, afixos,
desinências, vogal temática, consoante
e vogal de ligação;
• Formação de palavras e sentidos novos
na língua;
• Processos de formação de palavras –
composição, derivação, onomatopeia,
abreviação, sigla e estrangeirismos;
• Flexão nominal e novos sentidos.
Questões de Escrita:
Uso da crase
Uso das aspas
Questões de Linguagem: o processo de
criação através da linguagem objetiva
Livro adotado:
MARCHETTI, Greta. STRECKER, Heidi.
CLETO, Mirela L. Para Viver Juntos. 9º ano.
São Paulo: SM, 2008.
Dicionário Didático. 3. ed. São Paulo: SM, 2009.  
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa


Tema: Variações Linguísticas



Tempo: 12 aulas.




OBEJETIVOS:
- Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos



Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento.


Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem

1ª Aula: (momento descontração)
Leitura dos seguintes textos. I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos...
Declaração Mineira de Amor aos Amigos.... Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu.
É o chicrete garrado na minha carça dins.
É a mairionese du meu pão.
É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois).
O rechei du meu biscoito.
A masstumate du meu macarrão.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA



01
Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA
II OBJETIVOS
Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto

III – Síntese dos procedimentos

-Cantar com os professores

-Interpretação escrita do texto.

Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos.
-Ouvir com atenção a letra cantada.
-Cantar com os professores.
-Interpretação oral do texto.

IV – Recursos
-Professores
-Alunos
-Aparelho de som / Piloto / Som

02

Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto )

II - Objetivos
-Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução.
-Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada.

III – Síntese dos procedimentos
-Discutir as expectativas e previs…