Pular para o conteúdo principal

9º ano PROGRAMAÇÃO ANUAL LÍNGUA PORTUGUESA

  LÍNGUA PORTUGUESA e PRODUÇÃO TEXTUAL
CONTEÚDOS –
Gêneros Textuais:
• Conto Psicológico
• Conto Social
• Crônica Esportiva
• Conto de amor
• Poema
Reflexão Linguística:
• Período Composto por Coordenação
• Período Composto por Subordinação
• Orações Subordinadas Substantivas
• Orações Subordinadas Substantivas
Desenvolvidas e Reduzidas
• Pronomes Relativos
• Orações Subordinadas Adjetivas —
restritivas e explicativas
Questões de Escrita:
Ortoépia e prosódia
Processos de coesão referencial e
sequencial: articuladores anafóricos e
catafóricos
Questões de Linguagem: o processo de
criação através da linguagem subjetiva e
literária
Gêneros Textuais:
• Reportagem
• Propaganda
• Texto dramático
• Conto
Reflexão Linguística:
• Orações subordinadas adverbiais;
• Concordância Verbal;
• Concordância Nominal;
• Regência Verbal;
• Regência Nominal;
• Colocação Pronominal;
Questões de Escrita:
Pontuação
Onde/aonde; se não/senão
Questões de Linguagem: o processo de
criação através da linguagem objetiva e
jornalística
Gênero Textual:
• Texto dramático
• Resenha crítica
• Texto publicitário
• Conto social
• Realismo fantástico
Reflexão Linguística:
• Estrutura das palavras – radical, afixos,
desinências, vogal temática, consoante
e vogal de ligação;
• Formação de palavras e sentidos novos
na língua;
• Processos de formação de palavras –
composição, derivação, onomatopeia,
abreviação, sigla e estrangeirismos;
• Flexão nominal e novos sentidos.
Questões de Escrita:
Uso da crase
Uso das aspas
Questões de Linguagem: o processo de
criação através da linguagem objetiva
Livro adotado:
MARCHETTI, Greta. STRECKER, Heidi.
CLETO, Mirela L. Para Viver Juntos. 9º ano.
São Paulo: SM, 2008.
Dicionário Didático. 3. ed. São Paulo: SM, 2009.  
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...