Pular para o conteúdo principal

9º ano PROGRAMAÇÃO ANUAL LÍNGUA PORTUGUESA

  LÍNGUA PORTUGUESA e PRODUÇÃO TEXTUAL
CONTEÚDOS –
Gêneros Textuais:
• Conto Psicológico
• Conto Social
• Crônica Esportiva
• Conto de amor
• Poema
Reflexão Linguística:
• Período Composto por Coordenação
• Período Composto por Subordinação
• Orações Subordinadas Substantivas
• Orações Subordinadas Substantivas
Desenvolvidas e Reduzidas
• Pronomes Relativos
• Orações Subordinadas Adjetivas —
restritivas e explicativas
Questões de Escrita:
Ortoépia e prosódia
Processos de coesão referencial e
sequencial: articuladores anafóricos e
catafóricos
Questões de Linguagem: o processo de
criação através da linguagem subjetiva e
literária
Gêneros Textuais:
• Reportagem
• Propaganda
• Texto dramático
• Conto
Reflexão Linguística:
• Orações subordinadas adverbiais;
• Concordância Verbal;
• Concordância Nominal;
• Regência Verbal;
• Regência Nominal;
• Colocação Pronominal;
Questões de Escrita:
Pontuação
Onde/aonde; se não/senão
Questões de Linguagem: o processo de
criação através da linguagem objetiva e
jornalística
Gênero Textual:
• Texto dramático
• Resenha crítica
• Texto publicitário
• Conto social
• Realismo fantástico
Reflexão Linguística:
• Estrutura das palavras – radical, afixos,
desinências, vogal temática, consoante
e vogal de ligação;
• Formação de palavras e sentidos novos
na língua;
• Processos de formação de palavras –
composição, derivação, onomatopeia,
abreviação, sigla e estrangeirismos;
• Flexão nominal e novos sentidos.
Questões de Escrita:
Uso da crase
Uso das aspas
Questões de Linguagem: o processo de
criação através da linguagem objetiva
Livro adotado:
MARCHETTI, Greta. STRECKER, Heidi.
CLETO, Mirela L. Para Viver Juntos. 9º ano.
São Paulo: SM, 2008.
Dicionário Didático. 3. ed. São Paulo: SM, 2009.  
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno