Pular para o conteúdo principal

9º ano PROGRAMAÇÃO ANUAL LÍNGUA PORTUGUESA


JUSTIFICATIVA
Você experimentará as delícias de se viver na fronteira entre o Será este um período fundamental e o médio, entre as meninices e as responsabilidades do mundo adulto. Não fique tenso, pois a leveza continuará nos acompanhando, já que faremos votos de companheirismo, de descobertas, e de dedicação. Juntos, podemos ler o mundo melhor e em especial a dinâmica das cidades contemporâneas, ampliar nosso leque de acesso à linguagem nas suas mais diversas facetas, possibilidades e variedades, mas também devemos brindar o ano nos deliciando com a subjetividade dos textos literários. Você não acha que teremos ano, ao menos, interessante?
PROGRAMAÇÃO ANUAL
Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo
[o tempo já vivido (mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano não apenas pintado de novo,
remendado às carreiras, mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo até no coração das coisas menos [percebidas (a começar pelo seu interior)
LÍNGUA PORTUGUESA e PRODUÇÃO TEXTUAL
novo espontâneo, que de tão perfeito
[nem se nota,
(...)
Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não
[é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
Carlos Drummond de Andrade

COMO ESTUDAR
I . Estudo de texto - Como interpretar textos, compreender e aplicar as marcas linguísticas,
evitando a “decoreba”.
01. Leia o texto com bastante atenção quantas vezes forem necessárias. Com uma
única leitura é impossível atingir a devida compreensão.
02. Não passe por cima das palavras que você desconhece. Procure no dicionário o
seu significado e anote ao lado dessas palavras.
03. Nem sempre o significado encontrado corresponde ao usado pelo autor. Tente
encontrar o sentido conotativo (figurado) dessas palavras dentro do texto. Anote
esse novo sentido também ao lado.
04. Releia o texto novamente, agora, conhecendo o significado de todas as palavras.
Veja que no discurso existem pistas linguísticas possibilitando a inferência de
ideias implícitas.
05. Retire a ideia principal e as secundárias de cada estrofe ou parágrafo, anotando
sempre ao lado.
06. Identifique o tema e assunto do texto.
07. Justifique o título, relacionando-o ao tema determinado.
08. Agora que você já compreende o texto, parta para a resolução das questões, mas
antes, entenda bem o enunciado de cada uma. Compreender o que se solicita na
questão é fundamental para construir uma resposta satisfatória.
Literatura
ZENI, Bruno & outros. Grafia urbanas; coleção: escritas urbanas. Rio de Janeiro:
Scipione, 2010.
Seleção de contos literários (reproduzida pela Escola)
KAFKA, Frank. Metamorfose; POCKET: L &PM
II . Linguagem
Lembre-se de que o estudo da gramática é pretexto para a fluência no falar e escrever
de acordo com a norma padrão.
 Portanto:
01. evite memorizar conceitos, procure entendê-los;
02. o que você precisa é interpretar o assunto e formular uma definição coerente com
a nomenclatura utilizada pelo(a) professor(a) (substantivo, modificador nominal,
objeto direto...). Todas essas denominações são peças de um jogo, o jogo das
palavras que compõem um texto e a relação de sentido que estabelecem entre si.
03. procure identificá-las, no texto em estudo, nomeando-as. Entre no jogo, preste
atenção como se fazem as jogadas, observando as aulas do(a) seu(a) professor(a);
04. faça todos os exercícios, a fim de testar a aprendizagem;
05. não acumule dúvidas, solucione-as na sala de aula;
06. refaça, sempre que possível, as atividades que você mais errou.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno