Pular para o conteúdo principal

9º ano PROGRAMAÇÃO ANUAL LÍNGUA PORTUGUESA


JUSTIFICATIVA
Você experimentará as delícias de se viver na fronteira entre o Será este um período fundamental e o médio, entre as meninices e as responsabilidades do mundo adulto. Não fique tenso, pois a leveza continuará nos acompanhando, já que faremos votos de companheirismo, de descobertas, e de dedicação. Juntos, podemos ler o mundo melhor e em especial a dinâmica das cidades contemporâneas, ampliar nosso leque de acesso à linguagem nas suas mais diversas facetas, possibilidades e variedades, mas também devemos brindar o ano nos deliciando com a subjetividade dos textos literários. Você não acha que teremos ano, ao menos, interessante?
PROGRAMAÇÃO ANUAL
Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo
[o tempo já vivido (mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano não apenas pintado de novo,
remendado às carreiras, mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo até no coração das coisas menos [percebidas (a começar pelo seu interior)
LÍNGUA PORTUGUESA e PRODUÇÃO TEXTUAL
novo espontâneo, que de tão perfeito
[nem se nota,
(...)
Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não
[é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
Carlos Drummond de Andrade

COMO ESTUDAR
I . Estudo de texto - Como interpretar textos, compreender e aplicar as marcas linguísticas,
evitando a “decoreba”.
01. Leia o texto com bastante atenção quantas vezes forem necessárias. Com uma
única leitura é impossível atingir a devida compreensão.
02. Não passe por cima das palavras que você desconhece. Procure no dicionário o
seu significado e anote ao lado dessas palavras.
03. Nem sempre o significado encontrado corresponde ao usado pelo autor. Tente
encontrar o sentido conotativo (figurado) dessas palavras dentro do texto. Anote
esse novo sentido também ao lado.
04. Releia o texto novamente, agora, conhecendo o significado de todas as palavras.
Veja que no discurso existem pistas linguísticas possibilitando a inferência de
ideias implícitas.
05. Retire a ideia principal e as secundárias de cada estrofe ou parágrafo, anotando
sempre ao lado.
06. Identifique o tema e assunto do texto.
07. Justifique o título, relacionando-o ao tema determinado.
08. Agora que você já compreende o texto, parta para a resolução das questões, mas
antes, entenda bem o enunciado de cada uma. Compreender o que se solicita na
questão é fundamental para construir uma resposta satisfatória.
Literatura
ZENI, Bruno & outros. Grafia urbanas; coleção: escritas urbanas. Rio de Janeiro:
Scipione, 2010.
Seleção de contos literários (reproduzida pela Escola)
KAFKA, Frank. Metamorfose; POCKET: L &PM
II . Linguagem
Lembre-se de que o estudo da gramática é pretexto para a fluência no falar e escrever
de acordo com a norma padrão.
 Portanto:
01. evite memorizar conceitos, procure entendê-los;
02. o que você precisa é interpretar o assunto e formular uma definição coerente com
a nomenclatura utilizada pelo(a) professor(a) (substantivo, modificador nominal,
objeto direto...). Todas essas denominações são peças de um jogo, o jogo das
palavras que compõem um texto e a relação de sentido que estabelecem entre si.
03. procure identificá-las, no texto em estudo, nomeando-as. Entre no jogo, preste
atenção como se fazem as jogadas, observando as aulas do(a) seu(a) professor(a);
04. faça todos os exercícios, a fim de testar a aprendizagem;
05. não acumule dúvidas, solucione-as na sala de aula;
06. refaça, sempre que possível, as atividades que você mais errou.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...