A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou nesta
terça-feira (16) proposta que cria o PNE (Plano Nacional de Educação) e
estabelece 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a área de Educação. tualmente,
União, Estados e municípios aplicam, juntos, cerca de 5% do PIB no setor. Em
2011, o PIB brasileiro somou R$ 4,143 trilhões. Se a lei já estivesse em
vigor, a educação receberia R$ 414,3 bilhões. De acordo com o texto aprovado,
serão utilizados 50% dos recursos do pré-sal (incluídos os royalties)
diretamente em educação para que, ao final de dez anos de vigência do PNE, seja
atingido o percentual de 10% do PIB para o investimento no setor. A União deverá
promover um Fórum Nacional de Educação com o objetivo de acompanhar a execução
do PNE e o cumprimento de suas metas. Caberá ainda aos gestores federais,
estaduais, municipais e do Distrito Federal a adoção das medidas governamentais
necessárias ao atingimento das metas previstas no plano. Fonte: Folha de S.
Paulo. Matéria completa>>
ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.
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