Pular para o conteúdo principal

Diários e Blogs: Textos Pessoais


Texto I
Acabaram-se as férias. Primeiro dia de aula. Marlene. Português. Ganhe o doce quem souber a primeira coisa que ela pediu para nós.
Isso aí: Uma redação sobre as nossas férias.
Bobagem?
Bobagem é espirrar na farofa. Isso é a coisa mais chata das muitas coisas chatas com que a gente dá de cara quando volta pra escola.
Você se lembra de tudo que fez nas férias? Perdeu tempo anotando? O que foi importante? Curtir as férias, não é mesmo? Melhor do que férias, só pensar nas próximas. Ainda mais quando a primeira aula é com a Marlene e ela pede uma redação sobre as nossas férias.
Certas coisas nunca mudam, não é mesmo?
Outro dia estava invejando Peter Pan. Na Terra do Nunca não tinha pais nem cobranças. Ele era livre, dono do próprio nariz e o que queria por si só conseguia, descolava com este ou aquele truque ou através de um pozinho mágico.
Meu pai é um saco.
(Os papéis de Lucas – Pequeno inventário de um adolescente, Júlio Emílio Braz, Ed. Ediouro)

Texto II
Nada como ter amigas
E não é que o meu feriado foi pra lá de especial? Passeio com as miguxas cariocas mais fofas do mundo foi super nota 10! Quero agradecer à Si e à Silvinha por terem topado fazer nada no shopping comigo em plena segunda-feira.

Ops, não foi “fazer nada”, a gente ficou dando voltas no shopping (já que paulistano num tem outra praia ¬¬’), e falando sobre assuntos diversos. Claro que nessa conta entram, mundo virtual e real, altas risadas e lanchinho, o que é tudo de bom!
Descobri que a Silvinha é apaixonada por sapatos, que a Si detesta experimentar roupas, e que nós três podemos passar um baita tempo numa livraria sem se dar conta da hora. Meninas obrigada pelo feriado master!
(Rita de Cássia – www.versatill.com/alterego – 25/04/2008)

Texto III
Comentários do Post “Nada Como ter Amigas”
1. Si
25-04-2008 às 12:41 pm
Fazer nd no shopping com pessoas legais é td de bom! ^^
Adorei o passeio, querida!
Ah, ontem fui com o vestido pra facul…ficou mt fofo^^ e eu nem precisei experimentar ele…rs
Bjus e carinhos, fica com Deus :D D
2.Mariana
25-04-2008 às 7:05 pm
Ah miguxa, eu queria mesmo estar com você nesse feriado! Mas sabe como é, eu tava ocupada rolando (literalmente) no barro! Não sei quanto tempo mais nessa vida eu aguento!
3. Day
26-04-2008 às 12:05 pm
Oi Rithynha^^
Saudades daqui!
Passeio em si já é bom,ainda mais em boas companhias!
Falando nisso,tô precisando de um passeio desse…rs*
Bjks <3
Explorando os Textos

I – Responda as questões utilizando os textos lidos.
1. Quais são as semelhanças entre os textos I e II?
___________________________________
___________________________________
2. No texto I, Lucas tem uma opinião sobre as aulas de português. Qual é a opinião dele?
___________________________________
___________________________________
3. No texto II a autora do Blog possui uma linguagem
( ) Informal e seca ( ) Informal e Afetiva ( ) Formal e afetiva

4. No texto I, como é o relacionamento de Lucas com o pai? Utilize partes do texto para justificar a sua resposta.
___________________________________
____________________________________
5. Nas relações de comunicação, qual a principal diferença entre o Texto I (diário) e o Texto II (Blog)?
___________________________________
___________________________________
6. Qual o principal tema do texto II?

___________________________________
___________________________________

7. Nos dois textos é possível conhecer os sentimentos dos autores. Quais os sentimentos expostos por Lucas no Texto I e por Rita de Cássia no Texto II?
___________________________________
___________________________________
8. No Texto III existem algumas linguagens próprias da internet. Retire do texto algumas dessas palavras.
___________________________________
___________________________________

Proposta de Produção Textual
Nos blogs, em geral, o autor cria um perfil onde os leitores podem ler sobre quem escreve na página. Leia a seguir dois exemplos de perfil e crie um perfil para você. Lembre-se que o texto deve ser informal.
Exemplo 1
Nome: Juliana
Nick: Jillian e Jill na internet, e geralmente o básico Ju fora dela
Níver: 31/07! Típica Leonina
Moro em: BH/MG/Brasil.
Faço: Pilates e faculdade
Estudo: Ciência da Computação <3
Estou: Solteira, mas ‘in love’
Tenho: Uma poodle branca, chamada Lena.
Penso: logo não durmo.
TURN ON (Amo)
Cinema nacional. Alex Kidd. Mario Bross. Hellokitty. Pucca. Papelarias. Livrarias. Blogs.
TURN OFF(Odeio)
Assobios. Arrogância. Petulância. Política. Me sentir deslocada.
(adaptado de www.bunny-hug.com)
Exemplo 2

Key, com 24 anos, casada e mãe do pedro de 3 anos. Gamadona em moda (mas eu não sou glamour), webdesign, música, fotografia, make, pinup´s e coisinhas made in japan. Ora sim, ora não, depende da situação.
(www.mulhervitrola.com)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno