Pular para o conteúdo principal

Diários e Blogs: Textos Pessoais


Texto I
Acabaram-se as férias. Primeiro dia de aula. Marlene. Português. Ganhe o doce quem souber a primeira coisa que ela pediu para nós.
Isso aí: Uma redação sobre as nossas férias.
Bobagem?
Bobagem é espirrar na farofa. Isso é a coisa mais chata das muitas coisas chatas com que a gente dá de cara quando volta pra escola.
Você se lembra de tudo que fez nas férias? Perdeu tempo anotando? O que foi importante? Curtir as férias, não é mesmo? Melhor do que férias, só pensar nas próximas. Ainda mais quando a primeira aula é com a Marlene e ela pede uma redação sobre as nossas férias.
Certas coisas nunca mudam, não é mesmo?
Outro dia estava invejando Peter Pan. Na Terra do Nunca não tinha pais nem cobranças. Ele era livre, dono do próprio nariz e o que queria por si só conseguia, descolava com este ou aquele truque ou através de um pozinho mágico.
Meu pai é um saco.
(Os papéis de Lucas – Pequeno inventário de um adolescente, Júlio Emílio Braz, Ed. Ediouro)

Texto II
Nada como ter amigas
E não é que o meu feriado foi pra lá de especial? Passeio com as miguxas cariocas mais fofas do mundo foi super nota 10! Quero agradecer à Si e à Silvinha por terem topado fazer nada no shopping comigo em plena segunda-feira.

Ops, não foi “fazer nada”, a gente ficou dando voltas no shopping (já que paulistano num tem outra praia ¬¬’), e falando sobre assuntos diversos. Claro que nessa conta entram, mundo virtual e real, altas risadas e lanchinho, o que é tudo de bom!
Descobri que a Silvinha é apaixonada por sapatos, que a Si detesta experimentar roupas, e que nós três podemos passar um baita tempo numa livraria sem se dar conta da hora. Meninas obrigada pelo feriado master!
(Rita de Cássia – www.versatill.com/alterego – 25/04/2008)

Texto III
Comentários do Post “Nada Como ter Amigas”
1. Si
25-04-2008 às 12:41 pm
Fazer nd no shopping com pessoas legais é td de bom! ^^
Adorei o passeio, querida!
Ah, ontem fui com o vestido pra facul…ficou mt fofo^^ e eu nem precisei experimentar ele…rs
Bjus e carinhos, fica com Deus :D D
2.Mariana
25-04-2008 às 7:05 pm
Ah miguxa, eu queria mesmo estar com você nesse feriado! Mas sabe como é, eu tava ocupada rolando (literalmente) no barro! Não sei quanto tempo mais nessa vida eu aguento!
3. Day
26-04-2008 às 12:05 pm
Oi Rithynha^^
Saudades daqui!
Passeio em si já é bom,ainda mais em boas companhias!
Falando nisso,tô precisando de um passeio desse…rs*
Bjks <3
Explorando os Textos

I – Responda as questões utilizando os textos lidos.
1. Quais são as semelhanças entre os textos I e II?
___________________________________
___________________________________
2. No texto I, Lucas tem uma opinião sobre as aulas de português. Qual é a opinião dele?
___________________________________
___________________________________
3. No texto II a autora do Blog possui uma linguagem
( ) Informal e seca ( ) Informal e Afetiva ( ) Formal e afetiva

4. No texto I, como é o relacionamento de Lucas com o pai? Utilize partes do texto para justificar a sua resposta.
___________________________________
____________________________________
5. Nas relações de comunicação, qual a principal diferença entre o Texto I (diário) e o Texto II (Blog)?
___________________________________
___________________________________
6. Qual o principal tema do texto II?

___________________________________
___________________________________

7. Nos dois textos é possível conhecer os sentimentos dos autores. Quais os sentimentos expostos por Lucas no Texto I e por Rita de Cássia no Texto II?
___________________________________
___________________________________
8. No Texto III existem algumas linguagens próprias da internet. Retire do texto algumas dessas palavras.
___________________________________
___________________________________

Proposta de Produção Textual
Nos blogs, em geral, o autor cria um perfil onde os leitores podem ler sobre quem escreve na página. Leia a seguir dois exemplos de perfil e crie um perfil para você. Lembre-se que o texto deve ser informal.
Exemplo 1
Nome: Juliana
Nick: Jillian e Jill na internet, e geralmente o básico Ju fora dela
Níver: 31/07! Típica Leonina
Moro em: BH/MG/Brasil.
Faço: Pilates e faculdade
Estudo: Ciência da Computação <3
Estou: Solteira, mas ‘in love’
Tenho: Uma poodle branca, chamada Lena.
Penso: logo não durmo.
TURN ON (Amo)
Cinema nacional. Alex Kidd. Mario Bross. Hellokitty. Pucca. Papelarias. Livrarias. Blogs.
TURN OFF(Odeio)
Assobios. Arrogância. Petulância. Política. Me sentir deslocada.
(adaptado de www.bunny-hug.com)
Exemplo 2

Key, com 24 anos, casada e mãe do pedro de 3 anos. Gamadona em moda (mas eu não sou glamour), webdesign, música, fotografia, make, pinup´s e coisinhas made in japan. Ora sim, ora não, depende da situação.
(www.mulhervitrola.com)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...