“Lutar pela igualdade sempre que as diferenças nos discriminem;lutar
pelas diferenças sempre que a igualdade nos descaracterize.”
Boaventura de Souza Santos
TEMA ANUAL:
CIDADANIA
TÍTULO:
CIDADANIA, CONSTRUINDO VALORES NA ESCOLA
PROBLEMATIZAÇÃO
Como construir em nossos alunos valores que são essenciais a formação
do ser humano cidadão, levando-os a aprenderem o sentido da cidadania na
sua concepção mais ampla?
JUSTIFICATIVA
A escola tem de ser a construtora do saber com justiça
social,promovendo a discussão de temas como ética, direitos
humanos,diversidade, participação política, paz dentro das salas de
aula, como eixos integradores do desenvolvimento curricular. Ela precisa
ser fonte vital de cidadania, um instrumento do aprendizado, da
segurança, da proteção e inserção da criança e do adolescente no seu
meio social.Nas suas mãos estão as rédeas do futuro. Formar cidadãos que
sejamos agentes fundamentais de uma mudança consciente de atitudes por
parte da população, rumo a uma educação cidadã. Eles deverão enfrentar
as dificuldades de hoje sem perder o compromisso com o sonho do amanhã;
tornando-se pessoas mais críticas e conscientes do seu papel social,
inconformados com a desigualdade.Precisa-se perceber que é a própria
escola o microcosmo, o retrato e a recorrência da sociedade, ou seja,
cada escola contém em si parcelas ou segmentos da sociedade na qual está
inserida; cada escola reproduz a sociedade que a criou; cada escola é
resultado da sociedade que ela própria ajudou a constituir. Cabe aos
educadores articularem ações e intervenções que alterem esse ciclo - que
por vezes é perverso, excludente - e o conduzam para uma transformação
fundada na democracia de toda ordem, no reinado da justiça social e das
liberdades públicas e individuais.Hoje, há a convicção de que a
sociedade só vai mudar se a escola mudar primeiro, de que a recíproca
também é verdadeira. Cabe aos dirigentes da educação em todo o País,
cabe às escolas e aos seus profissionais assumirem o papel de
protagonistas nesse processo,certos de que, como num circuito, cada
mudança que se configure, pormenor que seja, terá efeito adiante – e a
transformação virá gradativa e certa, emergirá pela mudança das partes
que constituem o todo e o todo assimilará novas relações entre suas
partes. Na medida em que conheçam melhor a si mesmas e a natureza das
relações humanas, na medida em que pratiquem, cada vez mais, a
democracia e a convivência social, as escolas e as comunidades estarão
contribuindo para construir valores sociais permanentes, laços
comunitários,responsabilidades sociais.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver em cada educando a consciência da própria condição humana,
da cidadania universal voltada para a preservação da vida no planeta,
da paz e da harmonia entre os povos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Construir valores universais que se sobreponham às diferenças de
gênero, de raça ou de etnia, ou de fundo cultural, religioso ou
ideológico.
Minimizar os fatores que separam o ser humano socialmente ou
culturalmente, e potencializando aquilo que une e motiva.
Compreender a cidadania como participação social e política,assim como
exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais.
Adotar no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio
às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas
diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar
conflitos e de tomar decisões coletivas;
Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais,
materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção
de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;
Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sócio cultural
brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos enações,
posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças
culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras
características individuais e sociais;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente,
identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo
ativamente para a melhoria do meio ambiente;
Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de
confiança em suas capacidades afetiva, física,cognitiva, ética,
estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com
perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos
saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo
com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
Utilizar as diferentes linguagens — verbal, musical,
matemática,gráfica, plástica e corporal — como meio para
produzir,expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das
produções culturais, em contextos públicos e privados,atendendo a
diferentes intenções e situações de comunicação;
Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos
para adquirir e construir conhecimentos;
Questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolvê-los,
utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a
capacidade de análise crítica,selecionando procedimentos e verificando
sua adequação.
METODOLOGIA
Projetos temáticos por unidade (anexo);
Oficinas;
Palestras, fóruns, seminários e reuniões;
Concursos artísticos;
Eventos.
PARTICIPANTES
Pais;
Alunos;
Professores;
Coordenação Pedagógica
Direção
Funcionários;
Comunidade
Secretaria Municipal da Educação
Secretaria de Ação Social
Secretaria de Finanças
Secretaria de Saúde
Secretaria de Administração
Secretaria de Esportes
Outros...
RECURSOS
Laboratório de Informática;
Data Show, TV, DVD, Retroprojetor;
Quadra Poliesportiva;
Transportes ( ônibus);
Material de esporte;
Outros...
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