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CIDADANIA, CONSTRUINDO VALORES NA ESCOLA


COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSOR ROBERTO SANTOS  ITAMARI - BAHIA
 “Lutar pela igualdade sempre que as diferenças nos discriminem;lutar pelas diferenças sempre que a igualdade nos descaracterize.” Boaventura de Souza Santos 

  TEMA ANUAL: CIDADANIA

TÍTULO: CIDADANIA, CONSTRUINDO VALORES NA ESCOLA

  PROBLEMATIZAÇÃO 

 Como construir em nossos alunos valores que são essenciais a formação do ser humano cidadão, levando-os a aprenderem o sentido da cidadania na sua concepção mais ampla?  

JUSTIFICATIVA 
A escola tem de ser a construtora do saber com justiça social,promovendo a discussão de temas como ética, direitos humanos,diversidade, participação política, paz dentro das salas de aula, como eixos integradores do desenvolvimento curricular. Ela precisa ser fonte vital de cidadania, um instrumento do aprendizado, da segurança, da proteção e inserção da criança e do adolescente no seu meio social.Nas suas mãos estão as rédeas do futuro. Formar cidadãos que sejamos agentes fundamentais de uma mudança consciente de atitudes por parte da população, rumo a uma educação cidadã. Eles deverão enfrentar as dificuldades de hoje sem perder o compromisso com o sonho do amanhã; tornando-se pessoas mais críticas e conscientes do seu papel social, inconformados com a desigualdade.Precisa-se perceber que é a própria escola o microcosmo, o retrato e a recorrência da sociedade, ou seja, cada escola contém em si parcelas ou segmentos da sociedade na qual está inserida; cada escola reproduz a sociedade que a criou; cada escola é resultado da sociedade que ela própria ajudou a constituir. Cabe aos educadores articularem ações e intervenções que alterem esse ciclo - que por vezes é perverso, excludente - e o conduzam para uma transformação fundada na democracia de toda ordem, no reinado da justiça social e das liberdades públicas e individuais.Hoje, há a convicção de que a sociedade só vai mudar se a escola mudar primeiro, de que a recíproca também é verdadeira. Cabe aos dirigentes da educação em todo o País, cabe às escolas e aos seus profissionais assumirem o papel de protagonistas nesse processo,certos de que, como num circuito, cada mudança que se configure, pormenor que seja, terá efeito adiante – e a transformação virá gradativa e certa, emergirá pela mudança das partes que constituem o todo e o todo assimilará novas relações entre suas partes. Na medida em que conheçam melhor a si mesmas e a natureza das relações humanas, na medida em que pratiquem, cada vez mais, a democracia e a convivência social, as escolas e as comunidades estarão contribuindo para construir valores sociais permanentes, laços comunitários,responsabilidades sociais.  

OBJETIVO GERAL
  
 Desenvolver em cada educando a consciência da própria condição humana, da cidadania universal voltada para a preservação da vida no planeta, da paz e da harmonia entre os povos.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

 Construir valores universais que se sobreponham às diferenças de gênero, de raça ou de etnia, ou de fundo cultural, religioso ou ideológico. Minimizar os fatores que separam o ser humano socialmente ou culturalmente, e potencializando aquilo que une e motiva. Compreender a cidadania como participação social e política,assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais. Adotar no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito; Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país; Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sócio cultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos enações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais; Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente; Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física,cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania; Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva; Utilizar as diferentes linguagens — verbal, musical, matemática,gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir,expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados,atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação; Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos; Questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica,selecionando procedimentos e verificando sua adequação. 

 METODOLOGIA
  
Projetos temáticos por unidade (anexo); Oficinas; Palestras, fóruns, seminários e reuniões; Concursos artísticos; Eventos. 
  
PARTICIPANTES

  Pais; Alunos; Professores; Coordenação Pedagógica Direção Funcionários; Comunidade Secretaria Municipal da Educação Secretaria de Ação Social Secretaria de Finanças Secretaria de Saúde Secretaria de Administração Secretaria de Esportes Outros...
  
RECURSOS

  Laboratório de Informática; Data Show, TV, DVD, Retroprojetor; Quadra Poliesportiva; Transportes ( ônibus); Material de esporte; Outros...

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