Pular para o conteúdo principal

Nome: __________________________________________________
Data: ___________________  Professor: ______________________

Objetivo: Introduzir o estudo do verbo (conjugação, pessoa, número, modos e tempos do indicativo) a partir da observação de sua manifestação textual. 



VERBOS – PARTE 1



 
Aqui não encontramos pássaros nem peixes.
Os defuntos são enterrados sem flores.
E nossos corações também secaram.
Não temos mais amor.
Ao anoitecer nossas sombras deixam de rastejar
no chão duro que cega as enxadas
e olhamos com rancor o céu estrelado.
Mas fomos nós que derrubamos as florestas e secamos o rio.
Este deserto já foi nosso reino.

Havia tanta beleza...
Teremos um futuro?



·         Verbo é a palavra que exprime ações (ler, vir, jogar, passear), estados (ser, estar, ficar, parecer) e fenômenos naturais (chover, ventar, trovejar, anoitecer).

·         Estando no infinitivo, os verbos terminados em AR (cantar, falar) são da 1ª conjugação, os terminados em ER e OR (vender, compor) são da 2ª conjugação e os terminados em IR (partir, sorrir) são da 3ª conjugação.

·         Os verbos se conjugam em pessoa e número:

Eu encontrei – 1ª pessoa do singular
Tu encontraste – 2ª pessoa do singular
Ele / Ela / Você / Vossa Excelência / A vizinha / O garoto encontrou – 3ª pessoa do singular
Nós encontramos – 1ª pessoa do plural
Vós encontrastes – 2ª pessoa do plural
Eles / Elas / Vocês / Vossas Excelências / As vizinhas / Os garotos encontraram – 3ª pessoa do plural


Copie cada um dos verbos do poema acima e coloque-os no infinitivo impessoal. Em seguida, classifique a sua conjugação, a pessoa e o número. Observe o exemplo.

encontramos – encontrar: verbo da 1ª conjugação / 1ª pessoa do plural
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Modos dos verbos:

Modo Indicativo – Expressa um fato com certeza, segurança.

Ex.: As pessoas conscientes preservam a natureza.

Modo Subjuntivo – Expressa uma dúvida, possibilidade, probabilidade.

Ex.: É provável que as pessoas preservem a natureza.

Modo Imperativo – Expressa um pedido, um conselho, uma ordem.

Ex.: Preservem a natureza!
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpRg2XXuCw8Ji_pBahJZEN0NSoJE2HAXD60FIgl7NSQFzktm-BCKPVFVyuNPQLHU7S4LUtupws7gMkdUp9nEhlZZUBVbrW2JH8K8JgNzLh_eWqxifejOomBuVrHfktlLNdwjN08n9stVJe/s1600/banho+%25281%2529.jpg
 

  Cante, mas economize no repertório. Um banho de 15 minutos consome 60 litros de água. Se você passar o xampu e o sabonete com o chuveiro desligado, o planeta agradecerá.

           
Classifique o modo de cada um dos verbos do trecho acima:

cante- ______________________________________________

economize - _________________________________________

consome- ___________________________________________                   passar-_____________________________________________

                               agradecerá-  _________________________________________                   

 

Tempos do Modo Indicativo



·         Presente: expressa um fato que está acontecendo agora, no instante já, ou então um fato que se repete com determinada frequência na atualidade.
      Ex.: Eu enxáguo muito bem os meus cabelos após o xampu.

·         Pretérito perfeito: expressa um fato do passado como se ele tivesse ocorrido de maneira rápida, ou como se ele tivesse acontecido uma única vez.
      Ex.: Eu enxaguei muito bem os meus cabelos após o xampu.


·         Pretérito imperfeito: expressa um fato que se repetia com determinada freqüência no passado, ou um fato que ainda estava em andamento naquele momento a que nos referimos.
      Exs.: Eu enxaguava muito bem os meus cabelos após o xampu.

    Eu enxaguava os meus cabelos quando o chuveiro queimou.

·         Pretérito mais-que-perfeito: expressa um fato anterior a outro.
Ex.: Eu enxaguara os meus cabelos quando o chuveiro queimou.

·         Futuro do presente: expressa um fato com chance de vir a acontecer.
Ex.: Eu enxaguarei muito bem os meus cabelos após o xampu.

·         Futuro do pretérito: expressa um fato sem chance de acontecer.
Eu enxaguaria os meus cabelos se o chuveiro não tivesse queimado.


 

Dê o tempo e o modo dos verbos destacados:


1-    Você cuida da natureza?
________________________________________________________
2-    O homem cuidou da natureza?
________________________________________________________
3-    Os índios cuidavam da natureza.
________________________________________________________
4-    Vanessa cuidava do jardim quando sua prima chegou.
________________________________________________________
5-    Vanessa cuidara do jardim quando sua prima chegou.
________________________________________________________
6-    Consciente dos problemas, o homem cuidará da natureza.
________________________________________________________
7-    O homem cuidaria da natureza se tivesse mais consciência.
________________________________________________________
Das frases baseadas na tirinha acima, classifique os verbos como no exemplo:

1-  O pássaro as notícias do jornal e se assusta com os problemas referentes ao meio ambiente.

– ler: verbo da 2ª conjugação / 3ª pessoa do singular

assusta – _________________________________________________________________

2-  Ele não imaginava a ocorrência de um mal maior: a ação destrutiva dos homens.

imaginava –__________________________________________________________


3-  As motosserras assassinas já destruíram boa parte da nossa mata.

destruíram – ______________________________________________________________



4-  Consciente, o homem protegerá o seu próprio mundo.

protegerá – ______________________________________________________________


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...