Pular para o conteúdo principal

Nome: __________________________________________________
Data: ___________________  Professor: ______________________

Objetivo: Introduzir o estudo do verbo (conjugação, pessoa, número, modos e tempos do indicativo) a partir da observação de sua manifestação textual. 



VERBOS – PARTE 1



 
Aqui não encontramos pássaros nem peixes.
Os defuntos são enterrados sem flores.
E nossos corações também secaram.
Não temos mais amor.
Ao anoitecer nossas sombras deixam de rastejar
no chão duro que cega as enxadas
e olhamos com rancor o céu estrelado.
Mas fomos nós que derrubamos as florestas e secamos o rio.
Este deserto já foi nosso reino.

Havia tanta beleza...
Teremos um futuro?



·         Verbo é a palavra que exprime ações (ler, vir, jogar, passear), estados (ser, estar, ficar, parecer) e fenômenos naturais (chover, ventar, trovejar, anoitecer).

·         Estando no infinitivo, os verbos terminados em AR (cantar, falar) são da 1ª conjugação, os terminados em ER e OR (vender, compor) são da 2ª conjugação e os terminados em IR (partir, sorrir) são da 3ª conjugação.

·         Os verbos se conjugam em pessoa e número:

Eu encontrei – 1ª pessoa do singular
Tu encontraste – 2ª pessoa do singular
Ele / Ela / Você / Vossa Excelência / A vizinha / O garoto encontrou – 3ª pessoa do singular
Nós encontramos – 1ª pessoa do plural
Vós encontrastes – 2ª pessoa do plural
Eles / Elas / Vocês / Vossas Excelências / As vizinhas / Os garotos encontraram – 3ª pessoa do plural


Copie cada um dos verbos do poema acima e coloque-os no infinitivo impessoal. Em seguida, classifique a sua conjugação, a pessoa e o número. Observe o exemplo.

encontramos – encontrar: verbo da 1ª conjugação / 1ª pessoa do plural
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Modos dos verbos:

Modo Indicativo – Expressa um fato com certeza, segurança.

Ex.: As pessoas conscientes preservam a natureza.

Modo Subjuntivo – Expressa uma dúvida, possibilidade, probabilidade.

Ex.: É provável que as pessoas preservem a natureza.

Modo Imperativo – Expressa um pedido, um conselho, uma ordem.

Ex.: Preservem a natureza!
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpRg2XXuCw8Ji_pBahJZEN0NSoJE2HAXD60FIgl7NSQFzktm-BCKPVFVyuNPQLHU7S4LUtupws7gMkdUp9nEhlZZUBVbrW2JH8K8JgNzLh_eWqxifejOomBuVrHfktlLNdwjN08n9stVJe/s1600/banho+%25281%2529.jpg
 

  Cante, mas economize no repertório. Um banho de 15 minutos consome 60 litros de água. Se você passar o xampu e o sabonete com o chuveiro desligado, o planeta agradecerá.

           
Classifique o modo de cada um dos verbos do trecho acima:

cante- ______________________________________________

economize - _________________________________________

consome- ___________________________________________                   passar-_____________________________________________

                               agradecerá-  _________________________________________                   

 

Tempos do Modo Indicativo



·         Presente: expressa um fato que está acontecendo agora, no instante já, ou então um fato que se repete com determinada frequência na atualidade.
      Ex.: Eu enxáguo muito bem os meus cabelos após o xampu.

·         Pretérito perfeito: expressa um fato do passado como se ele tivesse ocorrido de maneira rápida, ou como se ele tivesse acontecido uma única vez.
      Ex.: Eu enxaguei muito bem os meus cabelos após o xampu.


·         Pretérito imperfeito: expressa um fato que se repetia com determinada freqüência no passado, ou um fato que ainda estava em andamento naquele momento a que nos referimos.
      Exs.: Eu enxaguava muito bem os meus cabelos após o xampu.

    Eu enxaguava os meus cabelos quando o chuveiro queimou.

·         Pretérito mais-que-perfeito: expressa um fato anterior a outro.
Ex.: Eu enxaguara os meus cabelos quando o chuveiro queimou.

·         Futuro do presente: expressa um fato com chance de vir a acontecer.
Ex.: Eu enxaguarei muito bem os meus cabelos após o xampu.

·         Futuro do pretérito: expressa um fato sem chance de acontecer.
Eu enxaguaria os meus cabelos se o chuveiro não tivesse queimado.


 

Dê o tempo e o modo dos verbos destacados:


1-    Você cuida da natureza?
________________________________________________________
2-    O homem cuidou da natureza?
________________________________________________________
3-    Os índios cuidavam da natureza.
________________________________________________________
4-    Vanessa cuidava do jardim quando sua prima chegou.
________________________________________________________
5-    Vanessa cuidara do jardim quando sua prima chegou.
________________________________________________________
6-    Consciente dos problemas, o homem cuidará da natureza.
________________________________________________________
7-    O homem cuidaria da natureza se tivesse mais consciência.
________________________________________________________
Das frases baseadas na tirinha acima, classifique os verbos como no exemplo:

1-  O pássaro as notícias do jornal e se assusta com os problemas referentes ao meio ambiente.

– ler: verbo da 2ª conjugação / 3ª pessoa do singular

assusta – _________________________________________________________________

2-  Ele não imaginava a ocorrência de um mal maior: a ação destrutiva dos homens.

imaginava –__________________________________________________________


3-  As motosserras assassinas já destruíram boa parte da nossa mata.

destruíram – ______________________________________________________________



4-  Consciente, o homem protegerá o seu próprio mundo.

protegerá – ______________________________________________________________


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno