Nome:
__________________________________________________
Data:
___________________ Professor:
______________________
Objetivo: Introduzir o estudo do verbo
(conjugação, pessoa, número, modos e tempos do indicativo) a partir da
observação de sua manifestação textual.
VERBOS – PARTE 1
Aqui
não encontramos pássaros nem peixes.
Os
defuntos são enterrados sem flores.
E
nossos corações também secaram.
Não
temos mais amor.
Ao
anoitecer nossas sombras deixam de rastejar
no
chão duro que cega as enxadas
e
olhamos com rancor o céu estrelado.
Mas
fomos nós que derrubamos as florestas e secamos o rio.
Este deserto
já foi nosso reino.
Havia tanta
beleza...
Teremos um futuro?
·
Verbo
é a palavra que exprime ações (ler, vir, jogar, passear), estados
(ser, estar, ficar, parecer) e fenômenos naturais (chover, ventar,
trovejar, anoitecer).
·
Estando no infinitivo, os
verbos terminados em AR (cantar, falar) são da 1ª conjugação,
os terminados em ER e OR (vender, compor) são da 2ª
conjugação e os terminados em IR (partir, sorrir) são da 3ª
conjugação.
·
Os verbos se conjugam em pessoa e número:
Eu encontrei – 1ª pessoa do singular
Tu encontraste – 2ª pessoa do singular
Ele / Ela / Você / Vossa Excelência / A vizinha / O
garoto encontrou – 3ª pessoa do singular
Nós encontramos – 1ª pessoa do plural
Vós encontrastes – 2ª pessoa do plural
Eles / Elas / Vocês
/ Vossas Excelências / As vizinhas / Os garotos encontraram – 3ª
pessoa do plural
Copie
cada um dos verbos do poema acima e coloque-os no infinitivo impessoal.
Em seguida, classifique a sua conjugação,
a pessoa e o número. Observe o exemplo.
encontramos – encontrar: verbo da 1ª conjugação / 1ª pessoa do
plural
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Modos
dos verbos:
Modo Indicativo – Expressa um fato com certeza, segurança.
Ex.: As pessoas conscientes preservam a natureza.
Modo Subjuntivo – Expressa uma dúvida, possibilidade, probabilidade.
Ex.: É provável que as pessoas preservem a natureza.
Modo Imperativo – Expressa um pedido, um conselho, uma ordem.
Ex.: Preservem a natureza!
Cante, mas
economize no repertório. Um banho de 15 minutos consome 60 litros de água. Se
você passar o xampu e o sabonete com o chuveiro desligado, o planeta
agradecerá.
Classifique o modo de cada um dos verbos do trecho acima:
cante- ______________________________________________
economize - _________________________________________
consome- ___________________________________________ passar-_____________________________________________
agradecerá- _________________________________________
Tempos do Modo Indicativo
·
Presente: expressa um fato que está acontecendo agora,
no instante já, ou então um fato que se repete com determinada frequência na
atualidade.
Ex.: Eu enxáguo muito bem os meus cabelos após o
xampu.
·
Pretérito perfeito: expressa um fato do passado como se
ele tivesse ocorrido de maneira rápida, ou como se ele tivesse acontecido uma
única vez.
Ex.: Eu enxaguei muito bem os meus cabelos após o
xampu.
·
Pretérito imperfeito: expressa um fato que se repetia com
determinada freqüência no passado, ou um fato que ainda estava em andamento
naquele momento a que nos referimos.
Exs.: Eu enxaguava muito bem os meus cabelos após o
xampu.
Eu enxaguava os meus cabelos quando
o chuveiro queimou.
·
Pretérito mais-que-perfeito: expressa um fato
anterior a outro.
Ex.: Eu enxaguara os
meus cabelos quando o chuveiro queimou.
·
Futuro do presente: expressa um fato com chance de vir a
acontecer.
Ex.: Eu enxaguarei
muito bem os meus cabelos após o xampu.
·
Futuro do pretérito: expressa um fato sem chance de
acontecer.
Eu enxaguaria os
meus cabelos se o chuveiro não tivesse queimado.
Dê o tempo e o modo dos verbos destacados:
1- Você
cuida da natureza?
________________________________________________________
2- O
homem cuidou da natureza?
________________________________________________________
3- Os
índios cuidavam da natureza.
________________________________________________________
4- Vanessa
cuidava do jardim quando sua prima chegou.
________________________________________________________
5- Vanessa
cuidara do jardim quando sua prima chegou.
________________________________________________________
6- Consciente
dos problemas, o homem cuidará da natureza.
________________________________________________________
7- O
homem cuidaria da natureza se tivesse mais consciência.
________________________________________________________
Das frases baseadas
na tirinha acima, classifique os verbos como no exemplo:
1-
O
pássaro lê as notícias do jornal e
se assusta com os problemas referentes
ao meio ambiente.
lê – ler: verbo da 2ª conjugação / 3ª pessoa
do singular
assusta –
_________________________________________________________________
2-
Ele
não imaginava a ocorrência de um mal
maior: a ação destrutiva dos homens.
imaginava
–__________________________________________________________
3-
As
motosserras assassinas já destruíram
boa parte da nossa mata.
destruíram –
______________________________________________________________
4-
Consciente,
o homem protegerá o seu próprio
mundo.
protegerá –
______________________________________________________________
Comentários
Postar um comentário