Pular para o conteúdo principal

Plano de Aula : Trabalhando o Raciocínio Linguístico


Plano de  Aula : Trabalhando o  Raciocínio Linguístico


Seja qual for a série, desenvolver o raciocínio nunca é demais, aliás, acredito que seja mais o raciocínio do que o conteúdo que os alunos  precisam aprender a usar.      Costumo passar na lousa atividades que trabalham o raciocínio sempre, pois geralmente são essas atividades que ajudam o aluno nas demais. Sendo assim,essa  atividade de desenvolvimento do raciocínio linguístico!  

Aula :Objetivo: desenvolver o raciocínio linguístico e ampliar o conhecimento da escrita, elaborando frases coerentes.


NOME: ____________________________________________________
DATA: _____________          PROFESSORA: _______________________

TUDO  MISTURADO

     Cada quadrinho abaixo traz uma palavras cujas letras foram embaralhadas. Desembaralhe as palavras, anote a palavra correta e escreva uma frase para cada palavra que descobrir.
        MPEESTTDAE
 
 
   

Palavra: ___________________
Frase: ____________________________________________________

      LUIQTAN
 
 
   

Palavra: ___________________
Frase: ____________________________________________________

     NGOPREIOLN
 
 
   

Palavra: ___________________
Frase: ____________________________________________________


      STRRTNEAUAE
 
 
   

Palavra: ___________________
Frase: ____________________________________________________


    FANEELET
 
 
   

Palavra: ___________________
Frase: ____________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...