“Quem lê constrói sua própria ciência”
(João Álvaro Ruiz)
A
leitura tem importância fundamental na vida das pessoas. A necessidade
de muita leitura está posto entre todos, haja vista, que propicia a
obtenção de informações em relação a qualquer contexto e área do
conhecimento, assim como, pode constituir-se em fonte de entretenimento.
Para uns, atividade prazerosa, para outros, um desafio a conquistar.
Urge compreender que a técnica da leitura garante um estudo eficiente,
quando aplicada qualitativamente.O que é ler? Qual a importância da
leitura? Quais procedimentos práticos para uma leitura eficiente?
Questões óbvias, que pela sua evidência pouco são problematizadas.
Etimologicamente, ler deriva do latim “lego/legere”, que significa
recolher, apanhar, escolher, captar com os olhos. Nesta reflexão,
enfatizamos a leitura da palavra escrita. No entanto, entendemos, com
Luckesi (2003, p. 119) que “[...] a leitura, para atender o seu pleno
sentido e significado, deve, intencionalmente, referir-se à realidade.
Caso contrário, ela será um processo mecânico de decodificação de
símbolos”. Logo, todo o ser humano é capaz de ler e lê efetivamente.
Destarte, tanto lê o conhecedor dos signos lingüísticos/gramaticais,
quanto o camponês, “não letrado”, que, observando a natureza, prevê o
sol ou a chuva. É mister, primeiramente, frisar que a leitura é
mutíssimo importante, pois “[...] amplia e integra conhecimentos [...],
abrindo cada vez mais os horizontes do saber, enriquecendo o vocabulário
e a facilidade de comunicação, disciplinando a mente e alargando a
consciência [...]” (RUIZ, 2002, p. 35).Investigações atestam que o
sucesso nas carreiras e atividades na atualidade, relacionam-se,
estreitamente, com a hábito da leitura proveitosa, pois além de
aprofundar estudos, possibilita a aquisição dos conhecimentos produzidos
e sistematizados historicamente pela humanidade. O objetivo maior ao
proceder à leitura de uma determinada obra consiste em “[...] aprender,
entender e reter o que está lendo.” (MAGRO, 1979, p. 09). Por
conseguinte, inquestionavelmente, a leitura é uma prática que requer
aprendizagem para tal e, sem sombra de dúvida, uma atividade ainda pouco
desenvolvida. Neste particular, Salomon (2004, p. 54) enfatiza que “a leitura não é simplesmente o ato de ler.
É uma questão de hábito ou aprendizagem [...]”. Além do incentivo e à
promoção de espaços permanentes de leitura é preciso criar o prazer para
este ofício. O deleite advindo da leitura não se conquista num passe de
mágica, espontaneamente. Requer opção, atitudes coerentes e pertinentes
ao objetivo proposto. Dmitruk (2001, p. 41) afirma, convictamente, que
“[...] não importa tanto o quanto se lê, mas como se lê. A leitura
requer atenção, intenção, reflexão, espírito crítico, análise e síntese;
o que possibilita desenvolver a capacidade de pensar.”
Indubitavelmente, é preciso saber ler, ler muito e ler bem. Considerando
apropriações de estudos realizados com o intuito em aperfeiçoar o
hábito de leitura, elencamos alguns aspectos e/ou habilidades que
julgamos pertinentes, nesta perspectiva:
1º - Ler com objetivo determinado, isto é ter uma finalidade. Saber por que se está lendo;
2° - Ler unidades de pensamento e não palavras por palavras. Relacionar idéias;
3º - Ajustar a velocidade (ritmo) da leitura ao assunto, tema e/ou texto que está lendo:
4º - Avaliar o que se está lendo, perguntando pelo sentido, identificando a idéia central e seus fundamentos;
5º
- Aprimorar o vocabulário esclarecendo termos e palavras “novas”. O
dicionário é um recurso significativo. No entanto, palavras-chave,
analisadas no contexto do próprio assunto em que são usadas, facilita a
compreensão;
6º - Adotar habilidades para conhecer o livro, isto é, indagar pelo que trata determinada obra;
7º - Saber quando é conveniente ou não interromper uma leitura, bem como quando retomá-la;
8º
- Discutir com colegas o que lê, centrando-se no valor objetivo do
texto, visto que “o diálogo é a condição necessária para a indagação,
para a intercomunicação, para a troca de saberes [...]” (ECCO, 2004, p.
80).
9º -
Adquirir livros que são fundamentais (clássicos), zelando por uma
biblioteca particular, assim como, freqüentar espaços e ambientes que
contenham acervo literário, por exemplo, bibliotecas;
10º - Ler assuntos vários. Não estar condicionado a ler sempre a mesma espécie de assunto;
11º - Ler muito e sempre que possível;
12º - Considerar a leitura como uma atividade de vida, não desenvolvendo resistências ao hábito de ler.
As orientações
supracitadas terão efeitos promissores, se observadas efetivamente, na
prática, do contrário, não passam de mero palavreado. A leitura
eficiente, depende de método. No entanto, incontestavelmente, o método
está na dependência de quem o aplica. Não bastam somente boas intenções.
São necessárias ações congruentes aos desígnios. É fundamental
compreender que, na formação de cada cidadão bem como de um povo, a
leitura é de máxima importância, representando um papel essencial, pois
revela-se como uma das vias no processo de construção do conhecimento,
como fonte de informação e formação cultural.
O
ato de ler é um exercício de indagação, de reflexão crítica, de
entendimento, de captação de símbolos e sinais, de mensagens, de
conteúdo, de informações... É um exercício de intercâmbio, uma vez que
possibilita relações intelectuais e potencializa outras. Permite-nos a
formação dos nossos próprios conceitos, explicações e entendimentos
sobre realidades, elementos e/ou fenômenos com os quais defrontamo-nos.
REFERÊNCIASDMITRUK,
H. B. (Org.) Diretrizes de Metodologia Científica. 5. ed. Chapecó:
Argos, 2001.ECCO, I. A prática educativa escolar problematizadora e
contextualizada: uma vivência na disciplina de história. Erechim, RS:
EdiFAPES, 2004.LUCHESI, C. C. (et. al.) Universidade: uma proposta
metodológica. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2003.MAGRO, M. C. Estudar
também se aprende. São Paulo: EPU, 1979. RUIZ, J. A. Metodologia
científica: guia para eficiência nos estudos. 5. ed. São Paulo: atlas,
2002.SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. 11. ed. São Paulo:
Martins Fontes, 2004. WIKIPÉDIA. Leitura.
http:wikipedia.org/wiki/Leitura. Acessado em 08/04/2006.
Idanir Ecco,Mestre em Educação - UPF/RS
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