Pular para o conteúdo principal

Pan-Americanos 2011


Realizada pela primeira vez em 1932, o evento esportivo contava apenas com a participação de alguns continentes da América Latina e seu nome de origem era Jogos Centros-Americanos. Anos mais tarde, representantes e dirigentes esportivos de variados países da America, sugeriram uma nova forma de realização do evento: convidar todos os países do continente americano para participarem.

Devido a Segunda Guerra Mundial, não foi possível a realização do evento em 1942 na Argetina, assim como as Copas do Mundo de futebol dos anos de 1942 e 1946. Só em 25 de fevereiro de 1951, ocorreu a cerimônia de abertura que deu origem a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos e contou com 21 países e 18 modalidades esportivas.
O Brasil já sediou o evento em 1963 em São Paulo e depois em 2007 no Rio de Janeiro, que abrigou 5.665 atletas de 42 países que disputaram 332 provas em 41 modalidades.

Hoje em dia, os Jogos Pan-Americanos são considerados um dos eventos mais importantes do cenário esportivo internacional e teve a sua 16ª edição em Guadalajara – México entre os dias 14 e 30 de outubro. O Brasil conquistou na terça-feira (25/10) uma medalha de ouro inédita, o que fez com que o país obtivesse a sua milésima medalha na história dos Jogos Pan-Americanos. O encerramento do evento foi nesse domingo e a delegação brasileira deixou Guadalajara com 48 medalhas de ouro, 35 de prata e 58 de bronze, ficando em 3º lugar no quadro.
Fonte: http://programaeducamaisbrasil.blogspot.com/
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno