Pular para o conteúdo principal

Homenagem a Carlos Drummond de Andrade (+seleção com links para meus textos favoritos)

 

Com um dia de atraso, faço minha singela homenagem ao grande poeta e escritor Carlos Drummond de Andrade, que fez "aniversário" no último dia 31 de outubro, tendo nascido em Itabira, Minas Gerais, em 31/10/1902. Fazia algum tempo, postava muita coisa do Drummond por cá. Depois, o número de postagens diminuiu, mas quem acompanha o Na Ponta dos Lápis sabe que eu gosto muito do trabalho deste que foi um dos maiores escritores brasileiros. Na realidade, gosto mais ainda de Drummond como contista do que como poeta, tanto que já coloquei vários de seus textos em prosa por aqui. Em todas as suas obras, o que mais me chama a atenção é a inteligência das palavras, o humor e a ironia, além da simplicidade na linguagem. No entanto, não se trata de uma "simplicidade simples", mas de um estilo literário altamente complexo; a realidade é que ter a profundidade que tem Carlos Drummond de Andrade através de textos bem diretos, "fáceis de se ler" e aparentemente simples, é uma das coisas mais difíceis de se conseguir na literatura.

Por todos estes motivos, tive que fazer uma postagem no blog em homenagem a este grande escritor. Decidi, para isso, colocar mais um de seus poemas aqui - e optei também por linkar para vários de seus textos já publicados no blog. Assim, quem não acompanhou tais postagens anteriormente, poderá conhecê-las - e quem já as acompanhou, poderá relembrá-las. O poema que selecionei para hoje é bem legal. Fala de uma forma altamente conectada sobre tempo, memória e sentimentos - e eu, particularmente, gosto muito destas questões, tanto que são recorrentes em minhas próprias poesias. É um poema muito bonito também.



Não Passou

Passou?
Minúsculas eternidades deglutidas por mínimos relógios
ressoam na mente cavernosa.
Não, ninguém morreu, ninguém foi infeliz.
A mão - a tua mão, nossas mãos -
rugosas, têm o antigo calor
de quando éramos vivos. Éramos?
Hoje somos mais vivos do que nunca.
Mentira, estamos sós.
Nada, que eu sinta, passa realmente.
É tudo ilusão de ter passado.
em


Algumas das  favoritas postagens sobre Drummond no blog
Maneiras de Amar (conto simplesmente excepcional)
Casamento por Cinco Anos (outro conto muito bom, bem divertido e bem irônico)
A Beleza Total (conto bem profundo)
Ao amor antigo (poema perfeito sobre o amor, muito bom)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno