Elaboração de um diário de leitura
Introdução
O diário de leitura é, segundo Rachel Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (na obra Resenha - leitura e produção de textos técnicos e acadêmicos,
Editora Parábola), uma ferramenta para a leitura crítica de textos. As
autoras defendem a idéia de que, com a prática do diário de leitura, o
aluno poderá ter uma atitude de leitor ativo, interativo e crítico
diante dos textos, o que, segundo elas, pode ajudá-lo a ter opinião mais
segura e fundamentada sobre o texto lido.
Ponto de partida
O
diário de leitura não é uma atividade a ser desenvolvida exclusivamente
na sala aula. Pelo contrário. Deve ser iniciada pelo professor junto
aos seus alunos na sala de aula (nas aulas de leitura, por exemplo), mas
deve se estender para casa, como uma prática de estudo que acompanhará o
estudante pela vida escolar afora, desde o ensino fundamental até a
carreira universitária.
Objetivos
1) Levar os alunos à prática da leitura crítica do texto;
2) Desenvolver nos alunos técnicas de "diálogos" com o texto lido;
3)
Motivar os alunos a manterem contato com a leitura e, ao mesmo tempo,
incentivar a escrita: indiscutivelmente, práticas sociais de fundamental
importância no mundo contemporâneo.
Estratégias
1)
Peça aos alunos que cada um providencie um caderno. Nele serão anotadas
as observações, os comentários, as dúvidas, etc. acerca da leitura que
farão;
2) Esclareça para eles que o "diário de leitura"
não é um diário íntimo, isto é, aquele em que se escreve sobre a vida, e
sim um diário reflexivo de leitura;
3) Peça aos alunos
que registrem tudo: a busca de objetivos para a leitura, a expressão de
dúvidas diante da leitura, reflexões sobre as dificuldades com a leitura
e tentativas de compreender suas causas ou, mesmo, reflexões sobre o
processo de leitura;
4) Diga para não se preocuparem com o certo ou o errado, pois tudo o que se pensar ao ler o texto deverá ser registrado;
5) Explique ao alunos que, por se tratar de uma espécie de conversa, eles não devem falar o tempo todo, mas também devem ouvir o autor do texto que está sendo lido, pois, como numa conversação, também precisamos dar voz ao nosso interlocutor;
6)
Para isso, há várias ações envolvidas: falamos, escutamos, concordamos,
discordamos, interferimos, perguntamos, etc. Esse movimento permite que
ambos (autor do texto e aluno), falem e escutem.
Comentários
O
diário de leitura não é um texto para ser entregue ao professor, pois,
como o próprio nome sugere, é um diário, ou seja, um texto que apenas o
aluno irá ler. Todavia, se houver a necessidade de que o texto seja
entregue ao professor, uma segunda versão deverá ser elaborada,
verificando se há alguma informação que o aluno prefira omitir, se ele
deseja rever suas posições, ou mesmo melhorar o texto, não se esquecendo
de que, pelo fato de entregar ao professor, o caderno deixa de ser um
diário.
Seguem abaixo, com pequenas adaptações, algumas
instruções, dadas pelas autoras do livro, para a elaboração de um diário
de leitura:
Instruções para elaboração do diário de leitura
1. Observe o título do texto e registre no seu diário:
- suas impressões: gostou ou não?
- tem vontade de ler?
- que tipo de texto espera encontrar? Sobre o que você acha que o texto trata?
2.
Antes de iniciar a leitura, observe todas as informações - (verbais ou
não-verbais) - que podem ajudá-lo a melhor compreender o texto: a última
capa, a orelha, as notas sobre o autor, a bibliografia (se houver), o
índice, etc. Anote tudo o que você julgar importante e as idéias que
você for tendo a respeito do texto a ser lido.
3. À medida que você for lendo, vá registrando (sempre com frases completas):
a)
as relações que você puder ir estabelecendo entre os conteúdos do texto
e qualquer outro tipo de conhecimento que você já tenha (livros ou
textos que já leu, aulas, músicas, filmes, sua experiência de vida,
etc.).
b) as contribuições que julga que o texto está trazendo para: qualquer tipo de aprendizado, o desenvolvimento de sua prática de leitura, o desenvolvimento de produção de textos, algum trabalho que vai realizar, etc.
c) sua opinião sobre o texto, sobre sua forma e seu conteúdo: vá discutindo as idéias do autor (concordando ou discordando, levantando dúvidas)
d) vá registrando as dificuldades de leitura que encontrar e anotando os trechos que não compreender ou aqueles de que mais gostar.
4) Sempre justifique suas opiniões!
- suas impressões: gostou ou não?
- tem vontade de ler?
- que tipo de texto espera encontrar? Sobre o que você acha que o texto trata?
b) as contribuições que julga que o texto está trazendo para: qualquer tipo de aprendizado, o desenvolvimento de sua prática de leitura, o desenvolvimento de produção de textos, algum trabalho que vai realizar, etc.
c) sua opinião sobre o texto, sobre sua forma e seu conteúdo: vá discutindo as idéias do autor (concordando ou discordando, levantando dúvidas)
d) vá registrando as dificuldades de leitura que encontrar e anotando os trechos que não compreender ou aqueles de que mais gostar.
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