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Texto da Semana
29/08/11 a 05/09/11

Filhos, que não foram educados, viraram ignorantes no poder. Têm poderes mas não têm civilidade. (Içami Tiba)
22/08/11 a 29/08/11

Pessoa elegante é pessoa educada. Ninguém deseja trabalhar em ambientes com pessoas rudes, grosseiras, onde a falta de educação e a ausência de polidez são o padrão. (Luiz Marrins)

15/08/11 a 22/08/11

Os tribunais devem incorporar nas sentenças, de uma forma ainda mais onipresente, avanços das neurociências sobre comportamentos desviantes. A cultura de punição deve dar lugar à cultura de tratamento. (David Eagleman)

08/08/11 a 15/08/11

A política não é uma ciência matemática; em política nem sempre é verdade que dois mais dois fazem quatro, nem que a linha reta seja a mais curta. (Eugéne Poitou)
01/08/11 a 08/08/11

Metaforicamente, o poder é uma caneta. Ela assina ou deixa de assinar tudo o que expressa o próprio poder. A alternativa, ainda no plano metafórico, é a bala. Juntas, caneta e bala formam a tirania. Ou seja, o poder em sua forma absoluta. (C.H.Cony)

25/07/11 a 01/08/11

A Justiça solta porque, muitas vezes, a decisão de prender não está muito bem fundamentada. Os elementos que levaram à prisão não são consistentes. A polícia trabalha mal, o Ministério Público trabalha mal. Na maioria dos casos que resultam em impunidade, é isso que ocorre. (Joaquim Barbosa)
18/07/11 a 25/07/11

Os processos demoram muito porque as leis são muito intrincadas, malfeitas. As leis não foram pensadas para dar solução rápida aos litígios. É um problema cultural, de falta de sentido prático para resolver as coisas. (Joaquim Barbosa)
04/07/11 a 18/07/11

Como renovar a classe política num país em que quase dois terços da população não têm acesso à informação escrita, em que empresários financiam campanhas de indivíduos inescrupulosos, comprometidos apenas com os interesses de quem lhes deu dinheiro, e no qual as mulheres e os homens de bem se negam a disputar cargos eletivos, porque não querem ser confundidos com gente que não presta? (D. Varella)

27/06/11 a 04/07/11

De fato, há duas espécies de utopia: as utopias proletárias socialistas que têm a propriedade de nunca se realizarem, e as utopias capitalistas que têm a má tendência de se realizarem frequentemente. (M. Foucault)

20/06/11 a 27/06/11

A educação popular deixa o aprendiz na mesma condição em que está. Só a boa educação é que o fará ascender socialmente. (R. Simone)

13/06/11 a 20/06/11
Tenho preconceito contra essa gente que vive pensando na "economia da autoestima". (Luiz Felipe Pondé)
06/06/11 a 13/06/11
Já disse em outras ocasiões que sou contra a tal da educação sexual quando pretende discutir "ideologias sexuais". Como pai, tenho todo o direito de suspeitar da sanidade mental de uma professora de educação sexual, porque em matéria de sexo todo mundo é mal resolvido. (Luiz Felipe Pondé)
30/05/11 a 06/06/11
Tiririca na Comissão de Educação e Cultura, Bolsonaro na Comissão de Direitos Humanos e Minorias e o Netinho na Comissão dos Direitos da Mulher. O mundo não vai acabar. O mundo TEM que acabar. (José Simão)
23/05/11 a 30/05/11
Atribuir o massacre do Realengo às armas de fogo é tão razoável quanto atribuir as mortes em acidentes de trânsito à existência de automóveis. (Revista Veja, 13/4/2011)
16/05/11 a 23/05/11
Se alguém pode contestar-me e provar que estou errado, em minhas opiniões ou atos, eu mudarei, com prazer. Procuro a verdade; ela jamais causou dano a alguém. Dano sofre quem persiste no seu engano e ignorância. (Marco Aurélio, o imperador filósofo)
09/05/11 a 16/05/11
Mas, em toda a minha experiência nunca estive em nenhum acidente...de qualquer tipo digno de menção. Só vi uma única embarcação em perigo em todos os meus anos no mar. Nunca vi um naufrágio nem nunca naufraguei, tampouco enfrentei qualquer contratempo que ameaçasse terminar em qualquer tipo de desastre. (E.J.Smith, capitão do Titanic, alguns anos antes do naufrágio)
02/05/11 a 09/05/11
Sete razões para você se aposentar mas não se tornar um inativo: é a chance de mudar de profissão; manter a renda mensal; não chatear a família; não perder sua turma; trabalhar faz bem à saúde; evitar a depressão; não desperdiçar a experiência profissional. (Revista Veja, edição 2121)
25/04/11 a 02/05/11
Nos últimos anos, houve a comprovação científica de uma hipótese formulada pela ciência na década de 60 – a de que os aspectos emocionais têm papel relevante no prolongamento da juventude. Um estudo recente da Universidade de Boston, publicado em abril no Jornal da Sociedade Americana de Geriatria, revelou que o otimismo e o bom humor ajudam a viver mais. Os menos neuróticos e os extrovertidos, que lidam melhor com o stress, têm menos diabetes, hipertensão e doenças cardíacas. (Revista Veja – 2121)
18/04/11 a 25/04/11
Na sociedade atual, em que as relações de amizade, de amor e até de sexo chegaram ao seu grau máximo de banalidade, a internet é apenas mais um fator a espelhar a falta de amor ao próximo, de sinceridade e de humanidade. (Juliana Barreto)
11/04/11 a 18/04/11
No Brasil, as estruturas administrativas são muito arcaicas. A máquina pública é um elefante. Come muito, custa caro e é lerda. Isso vale para o Senado e também para o meu governo. Se a máquina pública brasileira vivesse de resultados, já estaria em concordata há muitos anos. Os políticos fazem parte dessa máquina. (José R.Arruda)
04/04/11 a 11/04/11
Não se desenvolve a capacidade de síntese sem um longo treino de associação de dados, ideias e conceitos, o que exige uma vivência de ensino superior, com cargas de leitura e dissertações aprofundadas. Desenvolve-se, aí, a competência para identificar, relacionar e selecionar, a partir de problemas complexos. Daí que o aluno que passou a vida decorando para fazer provas tem até a chance de entrar numa boa faculdade, mas corre o risco de quebrar a cara no mercado de trabalho.
(G. Dimenstein)
28/03/11 a 04/04/11
A questão é que o diploma, às vezes, não passa de um pedaço de papel. É bom reciclar professores, mas é pouco provável que um curso, presencial ou não, transforme um mestre sofrível num gênio da didática. (Hélio Schwartsman)
21/03/11 a 28/03/11
Um estudo de 2008 da Fundação Lemann mostrou que (no Brasil) apenas 5% dos melhores alunos (os que ficaram entre os 20% mais bem colocados no Enem) cogitam trabalhar como docentes da educação básica. A maioria dos "top 20" pensa em virar médico (31%) ou engenheiro (18%).
O contraste com os países campeões da educação não poderia ser maior. Na Coreia do Sul, para atuar no magistério é necessário estar entre os 5% mais bem avaliados no exame nacional de ingresso no ensino superior. Na Finlândia, os professores vêm dos 10% melhores alunos.
Inverter essa situação exige não só recursos vultosos - é preciso oferecer salários atrativos para 2,5 milhões de professores - como uma mudança cultural que devolva à categoria o prestígio social de que já gozou. (Hélio Schwartsman)
14/03/11 a 21/03/11
Não integro aquela parte da opinião pública que insiste em considerar o povo brasileiro inteligente, lúcido, bacana, cordial, esperto e destinado a todo o poder e glória. Tenho a impressão de que somos um povo cristão demais, obra talvez dos jesuítas dos primeiros tempos coloniais, um povo que quanto mais apanha menos aprende e mais oferece a cara para nova bofetada. Considero um milagre que tenhamos feito uma trajetória ascendente no plano histórico, até certo ponto dou razão ao hino que nos declara deitados eternamente em berço esplêndido. (Carlos Heitor Cony)
10/03/11 a 14/03/11
As cidades degradadas precisam resgatar o respeito. Não se pode pichar. Também não se pode roubar, nem quebrar, nem vender drogas, nem morar na rua. Sem valores morais, toda a sociedade acaba no círculo do crime. (R. Giuliani)
07/02/11 a 10/03/11
É preciso garimpar as boas narrativas que permitam empacotar habilmente a mensagem. Um dos maiores absurdos da doutrina pedagógica vigente é mandar o professor "construir sua própria aula", em vez de selecionar as ideias que deram certo alhures. É irrealista e injusto querer que o professor seja um autor como Monteiro Lobato ou J.K. Rowling. É preciso oferecer a ele as melhores ferramentas – até que apareçam outras mais eficazes. (C.M. Castro)
28/02/11 a 07/03/11
O percurso da maratona da vida não é uma linha reta, mas um trajeto que construímos com idas e vindas, avanços e recuos, uma passada de cada vez. (R.Lucena)
21/02/11 a 28/02/11
Com relação às psicopatias, o ambiente tem um grande peso, mas não mais do que a genética. Na verdade, ambos atuam em conjunto. Os pais podem colaborar para o desenvolvimento da psicopatia tratando mal os filhos. Mas uma boa educação está longe de ser uma garantia de que o problema não aparecerá lá na frente, visto que os traços de personalidade podem ser atenuados, mas não apagados. (Robert Hare)
14/02/11 a 21/02/11
Um tratamento que não funciona para criminosos psicopatas é o cognitivo – aquele em que psicólogo e paciente falam sobre o que deixa o criminoso com raiva, por exemplo, a fim de descobrir o ciclo que leva ao surgimento desse sentimento e, assim, evitá-lo. Esse procedimento não se aplica aos psicopatas porque eles não conseguem ver nada de errado em seu próprio comportamento. (Robert Hare)
07/02/11 a 14/02/11
Um psicopata ama alguém da mesma forma como eu, digamos, amo meu carro — e não da forma como eu amo minha mulher. Usa o termo amor, mas não o sente da maneira como nós entendemos. Em geral, é um sentimento de posse, de propriedade. (R. Hare)
31/01/11 a 07/02/11
O psicopata é como o gato, que não pensa no que o rato sente. Ele só pensa em comida. A vantagem do rato sobre as vítimas do psicopata é que ele sempre sabe quem é o gato. (Robert Hare)
24/01/11 a 31/01/11
A função do professor não é ser legal, bonzinho ou camarada: é ensinar. (Rosely Sayão)
17/01/11 a 24/01/11
A coerência é o último refúgio de quem tem pouca fantasia. (Oscar Wilde)
10/01/11 a 17/01/11
Liberdade não é sinônimo de felicidade; liberdade é conflito, agonia, solidão. (L. F. Pondé)
04/01/11 a 10/01/11
Para reencantar o mundo, é suficiente descobrir que o verdadeiro encanto da vida é a vida mesmo. (C. Calligaris)

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