Pular para o conteúdo principal
Português
O português é o quinto idioma mais falado mundo – mais de 260 milhões de pessoas utilizam como língua principal para se comunicar. Entre os países que o tem como idioma oficial, citamos o Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial.

Em 1990 foi criado o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que tem por objetivo padronizar a escrita de algumas palavras em todos os países que o utilizam oficialmente. O Brasil aderiu ao acordo em 2009.

Oferta: Gramática do Português Contemporâneo

Celso Cunha

No Brasil, o idioma é regulado pela Academia Brasileira de Letras.

Gramática da Língua Portuguesa
Morfologia

A morfologia é o estudo da palavra isoladamente, não dentro de uma frase.

Abreviatura
Alomorfia
Adjetivos (Locução Adjetiva)
Adjetivos Adverbializados
Adjetivos Compostos
Adjetivos Derivados
Adjetivos Explicativos e Restritivos
Adjetivos Primitivos
Adjetivos Simples
Advérbios (Locução Adverbial)
Análise Morfológica
Artigos (definidos e indefinidos)
Colocação Pronominal (próclise, mesóclise, ênclise)
Concordância Nominal
Concordância Verbal
Conectivos
Conjunções (Locução Conjuntiva)
Elementos Mórficos ou Morfemas
Estrutura das Palavras
Gerúndio (Gerundismo)
Interjeições (Locução Interjetiva)
Letra e Fonema
Modo e Tempo Verbal
Numerais
Particípio
Preposições (Locução Prepositiva)
Pronomes
Pronomes Demonstrativos
Pronomes Indefinidos
Pronomes Interrogativos
Pronomes Pessoais
Pronomes Possessivos
Substantivos
Tempos Verbais
Verbos (leia também: Verbos de Ligação, Verbos Auxiliares, Locução Verbal)
Verbos Regulares e Irregulares
Vozes do Verbo

Leia também: Classes Gramaticais.
Sintaxe

A sintaxe é a parte da gramática responsável pelo estudo das funções dos vocábulos em uma frase ou período.

Adjunto Adnominal
Adjunto Adverbial
Agente da Passiva
Análise Sintática
Aposto
Frase, oração e período
Complemento Nominal
Complemento Verbal
Complemento Verbo-Nominal
Objeto Direto
Objeto Direto Preposicionado (veja as diferenças em relação ao objeto indireto)
Objeto Direto e Indireto Pleonásticos
Objeto Indireto (veja as diferenças em relação ao objeto direto preposicionado)
Objetos constituídos por Pronome Oblíquo
Oração sem Sujeito
Orações Reduzidas
Orações Coordenadas Assindéticas e Sindéticas
Orações Subordinadas Adjetivas e Adverbiais
Orações Subordinadas Substantivas
Partícula “se”
Período Simples e Composto
Predicado (leia também: Tipos de Predicado)
Predicação Verbal (verbos intransitivos)
Predicação Verbal (verbos transitivos diretos e indiretos)
Predicativo do Objeto
Predicativo do Sujeito
Regência Nominal
Regência Verbal
Se (partícula apassivadora ou índice de indeterminação do sujeito)
Sujeito (leia também: Tipos de Sujeito)
Sujeito e Predicado (leia também: Tipos de Sujeito e Tipos de Predicado)
Termos Integrantes da Oração
Vocativo

Figuras de Linguagem

As figuras de linguagem são classificadas em:
Figuras de Palavras

Alegoria
Antífrase
Antítese
Antonomásia
Apóstrofe
Catacrese
Disfemismo
Eufemismo
Hipérbole
Ironia
Litote
Metáfora
Metonímia
Onomatopeia
Oxímoro
Paradoxo
Prosopopeia
Sinestesia
Sinédoque


Figuras de Construção ou Sintáticas

Aliteração
Anacoluto
Anadiplose
Analepse
Anáfora
Assíndeto
Assonância
Clímax
Elipse
Epíteto
Gradação
Hipérbato
Paranomásia
Pleonasmo
Polissíndeto
Prolepse
Silepse
Sínquise
Zeugma

Acordo Ortográfico

Base I – Alfabeto
Base II – H inicial e final
Base III – Homografia e grafemas consonânticos
Base IV – Sequências Consonânticas
Base V – Vogais Átonas
Base VI – Vogais Nasais
Base VII – Ditongo
Base VIII – Acentuação Gráfica das Palavras Oxítonas
Base IX – Acentuação Gráfica das Palavras Paroxítonas
Base X – acentuação das vogais tônicas grafadas I e U das palavras oxítonas e paroxítonas
Base XI – Acentuação Gráfica das Palavras Proparoxítonas
Base XII – Acento Grave
Base XIII – e Supressão dos Acentos em Palavras Derivadas
Base XIV – Trema
Base XV – Hífen em Compostos, Locuções e Encadeamentos Vocabulares
Base XVI – Hífen nas formações por Prefixação, Recomposição e Sufixação
Base XVII – Hífen na ênclise e na mesóclise
Base XVIII – Apóstrofo
Base XIX – Minúscula e Maiúscula
Base XX – Divisão Silábica
História dos Acordos Ortográficos

Acordo Ortográfico Descomplicado

Parte I – Introdução
Parte II – Para compreender as Regras da Acentuação Gráfica
Parte III – Acentuação Gráfica
Parte IV – O que mudou
Parte V – Uso do Hífen

Oferta: Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa
Antonio Houaiss

Ortografia

Acentuação Gráfica
Acentuação Gráfica – Segundo o novo Acordo Ortográfico
Crase
E ou I, G ou J, S ou Z, X ou CH, SS ou Ç ?
Pontuação
Uso dos “porquês”
Utilização da palavra “através”
Utilização da Vírgula
Utilização do Hífen
Vícios de Linguagem

Formação de Palavras

Acrossemia
Aglutinação
Braquissemia
Derivação

Outros Artigos

Braile – sistema de escrita e leitura para cegos.
CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Ensino da Língua Portuguesa
Erros gramaticais comuns na Língua Portuguesa – Parte I
Erros gramaticais comuns na Língua Portuguesa – Parte II
Erros gramaticais comuns na Língua Portuguesa – Parte III
Incoerências da NGB em relação à classificação dos Vocábulos
Influências Linguísticas no Português
Intertextualidade: Paráfrase e Paródia
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Museu da Língua Portuguesa
Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa
Parônimos e Homônimos
Semântica

Veja também: Curso de Escrita e Redação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...