Pular para o conteúdo principal
Pluralidade Humana: outros lugares
Projeto interdisciplinar para 8º ano do Ensino Fundamental II.


8º Ano
Pluralidade Humana: outros lugares

Objetivo:
• Conhecer parte da diversidade humana sobre a Terra. Os costumes, as crenças e o modo de viver.
• Perceber o quão parecido todos nós somos independentemente da língua ou das comidas. Olhar para as fronteiras de uma maneira diferente: são construções políticas que não refletem as identidades humanas mais intrínsecas.
• Compreender a diversidade humana como uma riqueza cultural.
• Envolver o trabalho, com os alunos, nas diversas disciplinas por meio de diferentes atividades.

Tempo
É um projeto para, no mínimo, um semestre. Há algumas possibilidades de sistematização da discussão que poderão ser utilizadas para cada etapa da pesquisa ou debate, podendo todas elas ser parte de um jornal eletrônico. Como todo jornal, poderá ser um produto final só ou algo “vivo” e constantemente atualizado pelos alunos a partir de novas discussões e pesquisas.
Recursos
Computador com Word, Excel, Power Point, Internet Explorer, Material para cartazes e desenhos como canetas coloridas, Imagens de revistas e jornais, fotos, cola, tesoura, Filmes do site Porta Curtas, Blogs, Google Earth.
Um Caminho Possível (Encaminhamento Metodológico)
(Professor estas atividades devem se adequar a sua hora aula, podendo durar o tempo que achar necessário. Estruture as atividades da forma que melhor lhe convier)
Atividade 1 - Pesquisa
Professor, o trabalho poderá ser desenvolvido em três direções concomitantes ou em uma de cada vez:
• pesquisa sobre os países e suas populações;
• pesquisa sobre a culinária típica dos países;
• entrevistas com os pais e avós.
O importante é fazer a sistematização por etapas, impedindo que sobre muito material a ser organizado ao final do trabalho. Por exemplo:
• a pesquisa de comidas típicas pode virar um bom guia turístico antes de fazer parte
do jornal eletrônico da turma ao final do trabalho. Como é um trabalho extenso de pesquisa, pode-se preparar seminários de trocas de informações ao longo do semestre/ano.
• Uma Copa do Mundo num país distante da África mostra algumas realidades que parecem ser bem parecidas com as nossas. Este é um ano de Copa do Mundo. Em que lugar será? Como vivem as pessoas desse lugar? Qual é a história desse lugar? Como estudam as pessoas nesse lugar? Como vivem as pessoas de outros lugares diferentes do seu?
• Às vezes, uma tragédia como aquele terremoto que arrasou a capital do Haiti ou o
Terremoto do Chile de 8.8 de magnitude neste ano, nos traz informações sobre lugares distantes que nem fazíamos idéia que existiam ou conhecíamos muito pouco.

A diversidade de lugares e sociedades espalhadas pela Terra é imensa! Pessoas com crenças religiosas diferentes, com modos de vida distintos. Que tal conhecer alguns lugares e sociedades diferentes da sua? Seus modos de vida e suas crenças? Sua condição de vida?
Atividade 1 - Filme
Vamos começar assistindo ao curta We Belong. Dará uma boa amostra da diversidade humana no planeta e, por meio de uma preocupação que parece ser global: um mundo melhor possível. É um bonito documentário sobre um encontro mundial que ocorreu aqui mesmo no Brasil, no Rio Grande do Sul. Foi o Fórum Social Mundial de 2003 que “juntou” gente de todo canto do mundo para discutir maneiras de viver com as quais mais gente pudesse ser feliz.
Link para o vídeo: We Belong – Uma Celebração da Diversidade.
http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1481 (acesso em 02/03/2010)
Gênero Documentário Diretor Sérgio Sá Leitão Ano 2003 Duração 26 min
Cor Colorido Bitola Vídeo País Brasil Local de Produção: RJ
Solicite que os alunos anotem as falas, nome das pessoas e os lugares de onde vem, que lhe chamarem atenção. Depois peça que os alunos fiquem em um grande círculo e discutam o que anotaram e qual o ponto de vista deles em relação ao que foi falado por essas pessoas.
Atividade 2 – Pesquisa na Internet
Nesta atividade os alunos vão trabalhar com pesquisa na internet. Divida-os em grupos para facilitar a distribuição dos países a serem investigados. A internet pode nos dá uma grande ajuda para conhecermos outros lugares. Informações sobre a geografia (localização, fronteiras, bandeira), a população (quantos são, qual é a esperança de vida, nível de educação), economia (quais as principais atividades, produtos de exportação, balança comercial) e assim por diante.
Caso seus alunos estejam com o seu inglês bem afiado, poderão consultar o The World Factbook disponível no sítio da Agência Central de inteligência dos EUA no link abaixo:
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/index.html (acesso em 02/03/2010)
Escolha quais os países do mundo que deseja que façam a investigação, ou eles mesmos podem escolher o que gostariam de pesquisar e distribua nas equipes. Assim, cada equipe pesquisa e arquiva as informações. geografia, população, governo, economia e outras que você solicitar.
Este outro link: http://www.atlapedia.com/online/search.htm (acesso em 03/02/2010) também em inglês, traz informações interessantes, mas bem menos completo.
Os alunos também podem pesquisar nas páginas dos grandes jornais brasileiros ou estrangeiros. Prepare um roteiro de pesquisa para eles se organizarem. O roteiro pode trazer por exemplo, o nome do país, população, nível de educação, culinária, etc.
Atividade 3 – Pesquisa na Internet - em guias de viagens – em livros nas bibliotecas
Podemos conhecer bastante um povo a partir daquilo que ele come! A partir das suas comidas tradicionais! Que tal fazer uma pesquisa (deliciosa) sobre o assunto?
Os ingredientes, mais que os pratos em si, podem nos dar informações importantes, como, proximidade do mar ou de rios. Dieta preferencialmente vegetariana ou carnívora. Variedade de ingredientes e grupos alimentares.
A pesquisa pode ser feita por meio da internet ou você poderá consultar guias de viagens e livros especializados na biblioteca da sua escola ou na biblioteca municipal mais próxima!
Atividade 4 - Entrevistas
Solicite aos alunos que realizem entrevistas com pais e familiares. Elas poderão revelar coisas interessantes sobre seus antepassados, caso eles tenham sido imigrantes! Isso pode trazer conhecimentos sobre a cultura do povo de origem, suas crenças, sonhos, modos de viver no lugar de onde vieram, seus pratos típicos e que mais gostam, e igualmente saber como era a educação no tempo e lugar onde estudaram.
Para esta entrevista prepare um roteiro para eles conduzirem melhor as informações coletadas.

Atividade 5 - Organizando o conhecimento...
Chegou a hora de apresentar o resultado de todo o trabalho que os alunos tiveram. Você agora tem muito material de pesquisa e poderá elaborar muitas formas diferentes e mídias para mostrar o que aprendeu! Vou dar algumas dicas, mas use sua criatividade!
Veja as sugestões de ideias abaixo nas diversas disciplinas.
• Jornal Eletrônico com fotos, mapas e até as receitas que mais gostou! (pode ser em formato de blog, em publisher (salvo em pdf) , distribuir por e-mail aos colegas, ou no Word, bem simples, e depois publicado como hotsite no site da escola e enviar por e-mail a um grupo selecionado de “assinantes” - comunidade escolar)
• Um pequeno documentário aproveitando uma entrevista com um avô, por exemplo, que tenha sido muito legal! Este documentário poderia ficar no seu jornal eletrônico ou numa página no site da escola.
• Um álbum eletrônico on line para mostrar a diversidade de pessoas e modos de viver que você encontrou em suas pesquisas. Ele poderá ser construído no aplicativo Movie Maker.
• Organizar um folheto eletrônico de uma empresa de turismo contando como são os lugares que vocês pesquisaram!
• Apresentar um momento sobre a Investigação das Nações, proporcionando aos ouvintes o conhecimento sobre as características dos outros países em relação ao Brasil.
• A culinária dos países pode ser apresentada num evento como, por exemplo, a “Feira Gastronômica das Nações”. O que acha? Os alunos têm o resultado da pesquisa e muitas famílias têm no seu interior pessoas advindas dos mais diversos lugares do planeta. Elas podem auxiliar na preparação da culinária.
Enfim, coloque sua criatividade em ação para mostrar essa diversidade toda de gente pelo planeta!
Atividade 6 – Trabalhos em colaboração com outros professores de diferentes disciplinas
Língua Portuguesa – Texto e a Gramática - Produção de um jornal
Sugestão1: os textos propostos para o projeto podem ser usados na aula de Português para desenvolver os conteúdos da disciplina.
Sugestão 2 - construir um jornal com os alunos. Veja nos links abaixo ideias sobre o desenvolvimento e procedimentos que devemos ter na construção de um jornal em sala de aula. Você pode solicitar aos alunos alguns assuntos para o jornal como, por exemplo, curiosidades e característica dos países investigados, trazendo à tona a pluralidade cultural e humana existentes no planeta Terra.
Veja as sugestões de links:
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/08/projeto-o-jornal-em-sala-de-aula.html (acesso em 02/03/2010)
http://www.scribd.com/doc/14779897/Projeto-Para-a-Atividade-7-Jornal-Na-Sala-de-Aula (acesso em 02/03/2010)
http://www.cartanaescola.com.br/edicoes/20/o-jornal-na-sala-de-aula/ (acesso em 02/03/2010)
Caso exista a possibilidade da escola fazer parceria com uma gráfica da região e outras empresas que subsidiem a produção e impressão do jornal, após sua construção ele pode ser distribuído na comunidade. Aproveitem para inserir mais informações ou programas da própria escola. Assim vocês terão condições de aproximar os pais nas atividades escola e família.
Se as possibilidades foram menores, prepare o jornal para ser distribuído e/ou deixado em cada sala de aula para que os alunos de outras turmas leiam e conheçam um pouco mais sobre outros países.
História - Pesquisa na Internet – Produção de mapas
Sugestão 1 – Na pesquisa da internet os alunos deverão investigar sobre o que você solicitou com base no relatório entregue ao grupo. Isto pode ser digitado no aplicativo Word (nas aulas de informática) e depois, cada grupo, deve apresentar para a turma toda os resultados da pesquisa.
Sugestão 2 – nas aulas de Artes os alunos podem produzir mapas representando as regiões pesquisadas e depois expor para a escola. Estes mapas devem ter legendas identificando os pontos da pesquisa, como por exemplo, a culinária do país pesquisado.
Filosofia - Visita na escola
Sugestão 1 – os alunos podem convidar, para vir até a escola, alguém que tenha nascido e vivido e depois imigrado, dos países pesquisados para falar um pouco mais da história para a turma. (nas aulas de Filosofia)
Geografia - Pesquisa na Internet – Mapa Turístico – Google Earth
Sugestão 1 – com base nos lugares geográficos pesquisados apresentar onde fica cada país no globo. Professor para os alunos localizarem os lugares dê o endereço a eles. Pode ser com base nas duas linhas (latitude e longitude) ou o aluno pode buscar o endereço por meio da observação de acordo com os elementos de base conhecidos como, por exemplo: hemisférios..., vizinhos dos países... etc.
Sugestão 2 – que tal criar um mapa turístico do país investigado? Construindo um mapa e usando diversas representações cartográficas, mostrar as regiões turísticas deste país, sua culinária, parques, pontos turísticos, etc.
Sugestão 3 – no Google Earth (aplicativo da internet) os alunos localizam os países pesquisados e mostram aos seus colegas. Fazem a relação de sua localização (no mundo, país, região, estado, município, capital, bairro, escola) e apresentam a todos. O link: http://www.ziggi.com.br/downloads/tutorial-como-usar-o-google-earth (acesso em 02/03/2010) é um tutorial de como trabalhar com esta ferramenta (Google earth). O download é grátis. Na internet existem diversos outros exemplos de como usar o Google Earth, um deles vai servir para sua necessidade. Conheça a ferramenta antes de usar com seus alunos. Apesar de que eles têm uma habilidade enorme para trabalhar com diferentes tecnologias. Quem sabe um aluno pode explicar aos colegas com facilidade como usar esta ferramenta! Peça ajuda!
Arte - Cartazes e Jogos construídos pelos alunos com base nos conteúdos estudados
Sugestão 1 – os cartazes produzidos devem ser colocados em pontos estratégicos de visualização na escola. Como sugestão eles podem colocar como título ”Conheça outro país” e no cartaz distribuem as pesquisas feitas e o material produzidas nas aulas como a culinária, o clima, os pontos turísticos, etc.
Sugestão 2 – que tal construir diversos jogos com seus alunos que resgatem as informações que julgar mais importante nesta pesquisa feita por eles?. Existem vários jogos, os quais você pode retirar idéias. Os próprios alunos podem ter em suas casas jogos que abordam o tema do projeto.
Matemática - Excel – Gráficos - criação de situações problema
Sugestão 1 – como o Google Earth possibilita as informações desses dados quantitativos, podem-se criar tabelas das distâncias e trabalhar com conteúdos pertinentes ao ano de ensino. Quando os alunos estiverem de posse dos dados o professor de Matemática, com a ajuda do professor de Informática, pode entrar em ação ensinando como usar o aplicativo Excel para inserir os resultados adquiridos das pesquisas e construir gráficos que representem as informações pesquisadas.
Sugestão 2 – criar situações problemas retiradas destas investigações e das dúvidas dos alunos reforça o conteúdo a ser trabalhado e possibilita o trabalho em equipe, que é o ideal para desenvolver este projeto de maneira significativa.
Algumas fontes para você professor!
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf (acesso em 02/03/2010)
Documento sobre Pluralidade Cultural nos PCNs do MEC.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/plu_l.php?t=001 (acesso em 02/03/2010)
Traz alguns links interessantes sobre a pluralidade cultural.
http://www.profissaomestre.com.br/php/verMateria.php?cod=1362 (acesso em 02/03/2010)
Prof. Dr. José Antônio Vasconcelos (FFLCH – USP) problematiza a questão do debate sobre a pluralidade cultural no espaço escolar.
http://www.curtanaescola.org.br
Site com excelentes vídeos com curtas em parceria com a Petrobrás que podem ser escolhidos e utilizados em suas aulas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno