Pular para o conteúdo principal
Pluralidade Religiosa
Projeto interdisciplinar para 7º ano do Ensino Fundamental II.


7º Ano
Pluralidade Religiosa
Objetivos:
• Conhecer e entender para conviver.
• Discutir sobre a diversidade religiosa (incluindo os agnósticos e ateus) como expressão da diversidade de experiências de vida.
• Compreender um pouco mais os conflitos religiosos ao redor do mundo.
• Refletir sobre o aceitar as diferenças respeitando as crenças individuais para o crescimento pessoal.
• Conhecer as principais religiões do planeta ou aquelas que, na localidade onde se encontrar a escola, forem mais importantes.
• Entrevistar pessoas próximas para trazer ao nível do cotidiano a discussão sobre as diversas expressões religiosas.
• Criar um fórum para reflexão do tema proposto
• Criar um blog com as informações e esclarecimentos sobre as religiões e com os resultados das discussões ocorridas no processo.
• Envolver o trabalho com os alunos nas diversas disciplinas por meio de diferentes atividades.
Tempo
O tema proposto pode ser desenvolvido durante todo o ano escolar. Sua estrutura permite este tempo. Entretanto você pode desenvolvê-lo em dois meses. Se decidir pela criação da página eletrônica ao final de cada atividade, a discussão poderá ser continuamente alimentada e reordenada a fim de que os dados e as conclusões sejam constantemente superados e revisados. Assim, há ainda, a possibilidade de trocas de informações e discussões num espaço mais amplo que a escola: a rede mundial - internet. Desta forma o projeto pode durar em torno de 8 a 10 meses.
Recursos
Computador com Word, Excel, Power Point, Internet Explorer, Movie Maker, Material para cartazes e desenhos como canetas coloridas, Imagens de revistas e jornais, fotos, cola, tesoura, Filmes, Blogs e vídeos.
Um Caminho Possível (Encaminhamento Metodológico)
(Professor estas atividades devem se adequar a sua hora aula, podendo durar o tempo que achar necessário. Estruture as atividades da forma que melhor lhe convier)

Atividade 1 – Debate no senso comum - assistir um filme.
Inicie a aula questionando seus alunos a respeito das diversidades religiosas. Prepare a discussão para que seu desenvolvimento esteja voltado a expressão crítica do tema. A proposta deve ser apresentada aos alunos mostrando que o trabalho a ser desenvolvido é o de conhecer as diferentes expressões religiosas que tem no mundo, portanto não será apresentada ou imposta a religião de cada um deles.
Faça algumas perguntas como: Você acredita em Deus? Acredita em algo maior que não podemos ver, mas que pode estar aqui? Você acredita somente naquilo que pode ver e tocar? Sua crença tem certas regras? Tem um culto próprio?
A palavra religião vem do latim e significa re-ligar. Quer dizer, é uma forma de nos religarmos ao mundo natural do qual fazemos parte, mas nos esquecemos. Vivemos cercados por circunstâncias da cultura, realidades transformadas pelo homem.
O que você pensa sobre isso? Que tal entender um pouco mais sobre as grandes religiões? Saber como são seus cultos? Em que são diferentes das suas crenças? Deixe que os alunos debatam no grupo e intervenha nos momentos em que o tema não estiver sendo o foco. Uma vez que a diversidade de escolhas religiosas é enorme, cultural e humano, esta atividade será excelente para exercitarem a ética e a cidadania.
Atividade 2 – Entrevistas
Assim sensibilizados para o tema, os alunos elaboram uma entrevista com algumas pessoas (pais, tios, professores, colegas, vizinhos, etc.). As entrevistas possibilitam uma quantidade maior de informações e entendimentos sobre a diversidade religiosa.
Depois de realizadas as entrevistas analisem os dados para usá-los em um segundo momento; na confecção de gráficos, na reflexão sobre as respostas adquiridas e para que sejam divulgados os resultados durante a apresentação de outras atividades.
(Professor você pode distribuir as entrevistas em grupos para facilitar seu trabalho. A distribuição das entrevistas com outras pessoas pode ser da seguinte forma:
• pais e mães de família;
• outro adolescentes;
• educadores;
• religiosos;
• pré-adolescentes;
• adolescentes, etc.
Prepare as perguntas para as entrevistas e explique a forma como elas serão apresentadas na aula.
Sugestão de perguntas para as entrevistas:
A) Entreviste seus colegas, pais e vizinhos. Para isso, utilize as perguntas abaixo e depois leve os resultados para dispor na sala de aula.
• O que é religião?
• Você tem uma religião? Qual?
• Você segue seus ritos e doutrinas? Por quê?
• Você acha que o homem pode viver sem uma religião? Por quê?
• O que você pensa sobre os conflitos envolvendo religiões?
Após a realização da tarefa questione os alunos com as seguintes indagações: Os entrevistados têm conhecimentos de todas as religiões existentes? Quais as religiões mais apontadas na entrevista? Quais as religiões que os entrevistados são adeptos? O dia a dia dos entrevistados, gostos e preferências dos entrevistados? No dia a dia dos entrevistados, eles seguem doutrinas ou ritos?
Atividade 3 – Pesquisa na Internet
Pesquisar um pouco mais?
Em casa ou na escola (laboratório de Informática) solicite uma pesquisa na internet sobre as grandes religiões? Hinduísmo, Budismo, Cristianismo, Islamismo e Judaísmo. Suas doutrinas (o conjunto das suas idéias mais importantes), livros sagrados, rituais, divisões etc. Há conflitos envolvendo religiões no mundo? Onde? Por quê?
Depois que as pesquisas estiverem prontas questione-os sobre a experiência que tiveram ao fazê-la. Após este bate papo os alunos apresentam os resultados gerais das pesquisas.

Atividade 4 – Leitura individual do livro – criação de fórum – leitura e discussão do livro em grupos
Indique aos seus alunos a leitura do livro da autora Catherine Clement - A Viagem de Theo da editora Companhia das Letras, que conta a história de um menino chamado Theo que sai em busca do conhecimento sobre as diversas religiões ao redor do mundo. Theo está doente, de uma doença aparentemente incurável, e não tem religião, embora goste muito de assuntos religiosos.
Conheça um pouco mais sobre este livro:
http://www.poppycorn.com.br/artigo.php?tid=224 (acesso em 02/03/2010) ou http://www.ronaud.com/livros/resenha-e-critica-do-livro-a-viagem-de-theo/ (acesso em 02/03/2010).
Sugestão 1 - Depois da leitura do livro conduza a turma para refletirem e debaterem sobre o livro lido e os assuntos abordados nele.
• Gostaram do livro? Qual o seu comentário a respeito da leitura que fez? O que lhe chamou mais atenção com a leitura do livro? O que ficará marcado, da leitura, em sua vida?
Sugestão 2 – Ler e discutir o livro em família ou entre amigos e levado para sala de aula o parecer do grupo.
Sugestão 3 – Criar um fórum de debate a respeito do livro é bem interessante. Os alunos conhecerão a opinião de outros leitores, interagem com o mundo e podem apresentar seus pontos de vista com argumentações mais fundamentadas por já ter adquirido certa criticidade sobre o assunto nas outras atividades desenvolvidas sobre o tema. O fórum é um recurso que permite a troca de ideias, a criação de ações, o exercício consciente da cidadania e a transformação social.
Atividade 5 – Criação de página na Internet ou no site da escola
Agora que vocês conhecem um pouco mais sobre diversas religiões, suas crenças e seus modos de fazer, que tal organizarmos todo este conhecimento numa página da internet? Poderia até ser numa página dentro do site da sua escola! Organize esta página de modo que outras pessoas possam conhecer as particularidades de cada uma das religiões pesquisadas e que possam entender que cada um de nós pode ter uma religiosidade diferente. Se precisarem de ajuda conversem com o professor de Informática ou com alguém que possa lhe dar uma ajuda n o desenvolvimento desta atividade.
Atividade 6 – Trabalhos em colaboração com outros professores de diferentes disciplinas
Envolva outros professores no tema Pluralidade Religiosa. A sugestão é que o tema seja apresentado de diversas maneiras, por meio de diferentes atividades, nas aulas de professores de outras disciplinas como, por exemplo:
Língua Portuguesa.
Sugestão 1 - os textos propostos pelo professor que estiver desenvolvendo o projeto podem ser usados para desenvolvimento de conteúdos trabalhados na disciplina de Língua Portuguesa.
Sugestão 2 – os alunos criam textos de Cordel para expor a diversidade do tema na escola.
História
Sugestão 1 – conhecer a história dos lugares onde as diversas religiões se fazem presente por meio de pesquisa na internet, ou em revistas específicas e depois apresentar aos colegas ou fazer um momento de apresentação chamado “Feira das Expressões Religiosas”. Neste espaço os alunos descrevem as características principais de cada uma das religiões pesquisadas.
Geografia
Sugestão 1 – conhecer e estudar os lugares onde as expressões religiosas surgiram. Fazer um levantamento das áreas de conflito religioso no mundo, relacionando com outras questões em disputa na mesma região. Use as aulas de Informática para pesquisa ou solicite que a façam em casa.
Informática
Sugestão 1 - Para apresentação do resultado das pesquisas realizadas nos diversos momentos do processo ensino aprendizagem, convide os alunos para conhecerem alguns aplicativos do computador. Solicite que as apresentações sejam preparadas no Power Point ou Movie Maker. Eles devem inserir um fundo musical, legenda e algumas informações a respeito das imagens, se for necessário.
Sugestão 2 - Que tal organizar um blog para apresentar os resultados das pesquisas, entrevistas e do conhecimento adquirido? Ele é um espaço onde podemos mostrar nossas discussões e, ao mesmo tempo, ver o que pensam outras pessoas sobre o tema em questão.
Artes
Sugestão – elaborar cartazes, desenhos, que representam o que foi significativo para cada grupo sobre o tema e preparar uma exposição na escola dos mesmos.
Filosofia
Sugestão – Depois de uma reflexão filosófica sobre a pluralidade religiosa convide os alunos para preparar algumas comunicações baseados nessas aulas e depois apresentem a outros grupos de colegas. Os recursos para apresentação pode ser escolhido pelos alunos.
Matemática
Sugestão 1 – Se for possível leve os alunos ao laboratório de Informática com os dados das entrevistas e pesquisas nas mãos. Com a ajuda do professor de Informática os alunos conhecem o aplicativo Excel e aprendem a inserir os dados obtidos para gerar gráficos.
Sugestão 2 – com os dados das entrevistas e pesquisas os alunos criam gráficos em seus
Avaliação
A avaliação se dará com o envolvimento dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas. Como sugestão você pode criar uma tabela onde poderá anotar a participação nas atividades, a consistência dos trabalhos realizados, a qualidade do material apresentado, etc, de cada um de seus alunos.
Algumas Fontes para o professor:
http://www.liberdadereligiosa.org.br/2009/
ONG voltada para a defesa da liberdade religiosa. Interessante coletânea de textos como a Declaração sobre eliminação de todas as formas de intolerância de discriminação com base na religião ou crença – ONU.
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=29105
Reverendo anglicano que fala da importância da cultura de paz
http://www.curtanaescola.org.br
Site com excelentes vídeos com curtas em parceria com a Petrobrás que podem ser escolhidos e utilizados em suas aulas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno