Pular para o conteúdo principal

Início de aula (parte 2) 

Continuação (Leia a primeira parte desta história)


Chegando à escola, Julia desejou boa sorte e foi para sua classe. Tiago foi explicar:

- Professora, a redação... aconteceu uma coisa. Eu a estava segurando quando soprou um vento e a levou para um carro de pet shop; eu tentei pegar, mas um guarda me expulsou.

Um colega, se aproveitando da situação, mentiu dizendo:



- É, professora, a nossa redação voou. Durante as férias, escrevemos ideias e no final juntamos, e daí, ele ficou encarregado de entregar. E agora?

- É verdade, Tiago? É verdade, Fábio?

- Ahhh, é... bem... - diz Tiago, não querendo mentir nem magoar o amigo.

- Ô, tia, vai dizer que você acredita na história da redação que voou e do pet shop, blá, blá, blá, e não acredita que a gente fez redação juntos?

- É, tudo bem, então vocês ficarão fazendo a redação no intervalo e vai valer 10, se me entregarem hoje.

Depois que a professora saiu, Tiago disse:

- Ô, cara, o que você fez? Não foi muito bom. Mentir, não é bom.

- Pô, uma mentirinha só.

- Uma mentira le...

- Tá, tá, tá, tá bom, eu sei, eu não tava muito a fim de ficar sem intervalo mesmo.

No início do intervalo:

- Aqui, Tiago, o dono do pet shop entregou a sua redação - disse a professora com a folha de papel na mão.

- Ah... Sobre a redação - diz Fábio meio sem jeito.

- Eu sei, a redação não é sua, e como castigo pela mentira vai ficar sem o restante do intervalo fazendo a redação, mas não valerá 10.

"Bip."

- Ah, é uma mensagem - diz Tiago pegando o celular. Adivinha de quem é a mensagem? De Júlia, e ela perguntava: "Como foi?"

Tiago respondeu: "Valeu a pena falar a verdade. O dono do pet shop veio e devolveu a redação, já o meu amigo que mentiu, falando que a redação era nossa, teve que fazer uma no intervalo, mas sem valer 10."

"Ó, sim" - prosseguiu Júlia -, "a professora acredita em quem é honesto, e ela sabe quem fala a verdade e entrega as tarefas no prazo, o Fábio quase nunca entrega."

"É, e agora fica de lição para nós e para o Fábio. Além disso, ela também acredita em quem não chega atrasado do intervalo", ele escreveu e se despediu: "Tchau!"

[Texto: Giovana Borges / Imagem: Shutterstock]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno