Pular para o conteúdo principal

Início de aula (parte 2) 

Continuação (Leia a primeira parte desta história)


Chegando à escola, Julia desejou boa sorte e foi para sua classe. Tiago foi explicar:

- Professora, a redação... aconteceu uma coisa. Eu a estava segurando quando soprou um vento e a levou para um carro de pet shop; eu tentei pegar, mas um guarda me expulsou.

Um colega, se aproveitando da situação, mentiu dizendo:



- É, professora, a nossa redação voou. Durante as férias, escrevemos ideias e no final juntamos, e daí, ele ficou encarregado de entregar. E agora?

- É verdade, Tiago? É verdade, Fábio?

- Ahhh, é... bem... - diz Tiago, não querendo mentir nem magoar o amigo.

- Ô, tia, vai dizer que você acredita na história da redação que voou e do pet shop, blá, blá, blá, e não acredita que a gente fez redação juntos?

- É, tudo bem, então vocês ficarão fazendo a redação no intervalo e vai valer 10, se me entregarem hoje.

Depois que a professora saiu, Tiago disse:

- Ô, cara, o que você fez? Não foi muito bom. Mentir, não é bom.

- Pô, uma mentirinha só.

- Uma mentira le...

- Tá, tá, tá, tá bom, eu sei, eu não tava muito a fim de ficar sem intervalo mesmo.

No início do intervalo:

- Aqui, Tiago, o dono do pet shop entregou a sua redação - disse a professora com a folha de papel na mão.

- Ah... Sobre a redação - diz Fábio meio sem jeito.

- Eu sei, a redação não é sua, e como castigo pela mentira vai ficar sem o restante do intervalo fazendo a redação, mas não valerá 10.

"Bip."

- Ah, é uma mensagem - diz Tiago pegando o celular. Adivinha de quem é a mensagem? De Júlia, e ela perguntava: "Como foi?"

Tiago respondeu: "Valeu a pena falar a verdade. O dono do pet shop veio e devolveu a redação, já o meu amigo que mentiu, falando que a redação era nossa, teve que fazer uma no intervalo, mas sem valer 10."

"Ó, sim" - prosseguiu Júlia -, "a professora acredita em quem é honesto, e ela sabe quem fala a verdade e entrega as tarefas no prazo, o Fábio quase nunca entrega."

"É, e agora fica de lição para nós e para o Fábio. Além disso, ela também acredita em quem não chega atrasado do intervalo", ele escreveu e se despediu: "Tchau!"

[Texto: Giovana Borges / Imagem: Shutterstock]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...