Pular para o conteúdo principal

Início de aula

Olá leitor teen, eu vou lhe apresentar dois adolescentes: Júlia, de 13 anos e Tiago de 15. Os dois são irmãos e vão viver grandes aventuras nas tirinhas que serão apresentadas quinzenalmente aqui no blog. Hoje contarei uma história dessa dupla para você. Eles estão voltando à antiga rotina: acordar cedo - de novo - e ir a pé para a escola.

- É tão ruim ir a pé pra escola a essa hora, né? Está ffffffffrrrrio - queixa-se Júlia esfregando as mãos no braço.


- É, isso foi uma das coisas que eu escrevi na minha redação.

- Que redação, Tiago?

Júlia não obtém a resposta, apenas vê o irmão correndo para dentro da casa.

- Esquecido! - diz ela.
- Essa redação é uma que tínhamos que escrever sobre as férias - diz Tiago, guardando a mochila.

- Nossa! Sua professora é bem exigente. Já pediu tarefa!

- É - diz Tiago levantando a redação para cima.

De repente, soprou um vento forte. Júlia cobriu o rosto e deu um grito. E Tiago falou:

- Minha redação voou! Você viu pra onde foi?

Júlia ajuda Tiago a procurar. Mas, de repente avista outra coisa que lhe chama a atenção:

- Olha que fofinho o cachorrinho do carro do pet shop!

- Minha redação está lá!

- Xi, já era...

Tiago saiu correndo e atravessou a rua para pegar a redação.

- Alô? Tiago, está maluco? Tem um guarda ali.

- Não! Eu preciso da minha redação. E pra que falar de celular se eu estou apenas do outro lado da rua?

- Desculpa, é que ele é novo - diz Júlia mostrando de longe o celular para o irmão.

- Ei, ei, rapaz, o que está fazendo? - diz o guarda, vendo Tiago com o braço já dentro do carro. Júlia coloca a mão na cabeça e corre atrás do irmão.

- É a minha redação que ca...

- Não inventa história - interrompe o guarda -, esse cachorro aí custa bastante dinheiro, hein!

- Não, senhor, é que...

- Eu vou chamar a polícia, eu vi. Pensa que não vi você tentando pegar o cãozinho?

A essas alturas Júlia não sabia o que fazer, defendia o irmão, ficava quieta ou gritava, que era o que ela estava quase fazendo. Tiago mantinha a calma e tentava convencer o guarda da verdade.

- Mas... Eu... Não posso esperar o dono e...

- Chega! Vão embora antes que eu chame mesmo a polícia!

Tiago e Júlia saíram e então discutiram o que Tiago iria fazer. Tiago decidiu falar a verdade, mesmo que a professora não acreditasse

Continua...

Leia o restante dessa história.

[Texto: Giovana Borges/Imagem: Shutterstock]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno