Pular para o conteúdo principal

Início de aula

Olá leitor teen, eu vou lhe apresentar dois adolescentes: Júlia, de 13 anos e Tiago de 15. Os dois são irmãos e vão viver grandes aventuras nas tirinhas que serão apresentadas quinzenalmente aqui no blog. Hoje contarei uma história dessa dupla para você. Eles estão voltando à antiga rotina: acordar cedo - de novo - e ir a pé para a escola.

- É tão ruim ir a pé pra escola a essa hora, né? Está ffffffffrrrrio - queixa-se Júlia esfregando as mãos no braço.


- É, isso foi uma das coisas que eu escrevi na minha redação.

- Que redação, Tiago?

Júlia não obtém a resposta, apenas vê o irmão correndo para dentro da casa.

- Esquecido! - diz ela.
- Essa redação é uma que tínhamos que escrever sobre as férias - diz Tiago, guardando a mochila.

- Nossa! Sua professora é bem exigente. Já pediu tarefa!

- É - diz Tiago levantando a redação para cima.

De repente, soprou um vento forte. Júlia cobriu o rosto e deu um grito. E Tiago falou:

- Minha redação voou! Você viu pra onde foi?

Júlia ajuda Tiago a procurar. Mas, de repente avista outra coisa que lhe chama a atenção:

- Olha que fofinho o cachorrinho do carro do pet shop!

- Minha redação está lá!

- Xi, já era...

Tiago saiu correndo e atravessou a rua para pegar a redação.

- Alô? Tiago, está maluco? Tem um guarda ali.

- Não! Eu preciso da minha redação. E pra que falar de celular se eu estou apenas do outro lado da rua?

- Desculpa, é que ele é novo - diz Júlia mostrando de longe o celular para o irmão.

- Ei, ei, rapaz, o que está fazendo? - diz o guarda, vendo Tiago com o braço já dentro do carro. Júlia coloca a mão na cabeça e corre atrás do irmão.

- É a minha redação que ca...

- Não inventa história - interrompe o guarda -, esse cachorro aí custa bastante dinheiro, hein!

- Não, senhor, é que...

- Eu vou chamar a polícia, eu vi. Pensa que não vi você tentando pegar o cãozinho?

A essas alturas Júlia não sabia o que fazer, defendia o irmão, ficava quieta ou gritava, que era o que ela estava quase fazendo. Tiago mantinha a calma e tentava convencer o guarda da verdade.

- Mas... Eu... Não posso esperar o dono e...

- Chega! Vão embora antes que eu chame mesmo a polícia!

Tiago e Júlia saíram e então discutiram o que Tiago iria fazer. Tiago decidiu falar a verdade, mesmo que a professora não acreditasse

Continua...

Leia o restante dessa história.

[Texto: Giovana Borges/Imagem: Shutterstock]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...