Pular para o conteúdo principal

Folclore - Danças populares


Boi-bumbá de Parintins
Boi-bumbá é o bumba-meu-boi da região amazônica, e exibe-se na época de São João.

A cidade de Parintins foi fundada no século XVIII e está localizada no Amazonas.

Hoje, ela é a segunda cidade do estado, famosa pelas festas do boi-bumbá.

Nos últimos anos, cada vez mais turistas do estado e de outras regiões do Brasil vão a Parintins em junho, para assistir à competição entre os dois bois tradicionais, o Caprichoso e o Garantido, que se distinguem pelas cores azul e vermelho.

Consiste na apresentação de um boi de pau ou pano, levado por duas pessoas, pai Francisco (preto velho) e Mãe Catirina, sua mulher.

Dois ou três cavalos e uma orquestra de rabecas e cavaquinhas acompanham o boi.

Também participam pessoas representando um fazendeiro; sua mulher; sua filha; vaqueiros; o feitor Cazumbá, outro preto velho, amigo de pai Francisco; mãe Guimã, mulher de Gazumbá; diretor dos índios; doutor curador; um padre; o sacristão e um menino que serve de rebolo, ou seja, fica rebolando enquanto segura o boi pelos chifres, esperando pai Francisco matá-lo.

A festa termina quando o doutor curador ensina pai Francisco a espirrar em vários pontos do boi para ressuscitá-lo.

Antigamente, o boi-bumbá desfilava nas ruas e visitava casas amigas. Hoje, é festejado em um terreiro ou barracão.


Fontes do conteúdo sobre Folclore:
Aprendendo Arte, de César Coll e Ana Teberosky. Editora Ática.

Arte Popular. Enciclopédia Fundamental, MEC, MOBRAL, Editora Renes.
Coleção Eu Gosto, de Célia Passos & Zeneide Silva. Editora IBEP.
Coleção Horizontes, de Antônio de Siqueira Silva & Rafael Bertolin, Editora IBEP.

História, costumes e lendas
, Brasil. Editora Três.

Tradições Brasileiras. Enciclopédia Fundamental, MEC, MOBRAL, Editora Renes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...