Pular para o conteúdo principal

Folclore - Danças populares


Boi-bumbá de Parintins
Boi-bumbá é o bumba-meu-boi da região amazônica, e exibe-se na época de São João.

A cidade de Parintins foi fundada no século XVIII e está localizada no Amazonas.

Hoje, ela é a segunda cidade do estado, famosa pelas festas do boi-bumbá.

Nos últimos anos, cada vez mais turistas do estado e de outras regiões do Brasil vão a Parintins em junho, para assistir à competição entre os dois bois tradicionais, o Caprichoso e o Garantido, que se distinguem pelas cores azul e vermelho.

Consiste na apresentação de um boi de pau ou pano, levado por duas pessoas, pai Francisco (preto velho) e Mãe Catirina, sua mulher.

Dois ou três cavalos e uma orquestra de rabecas e cavaquinhas acompanham o boi.

Também participam pessoas representando um fazendeiro; sua mulher; sua filha; vaqueiros; o feitor Cazumbá, outro preto velho, amigo de pai Francisco; mãe Guimã, mulher de Gazumbá; diretor dos índios; doutor curador; um padre; o sacristão e um menino que serve de rebolo, ou seja, fica rebolando enquanto segura o boi pelos chifres, esperando pai Francisco matá-lo.

A festa termina quando o doutor curador ensina pai Francisco a espirrar em vários pontos do boi para ressuscitá-lo.

Antigamente, o boi-bumbá desfilava nas ruas e visitava casas amigas. Hoje, é festejado em um terreiro ou barracão.


Fontes do conteúdo sobre Folclore:
Aprendendo Arte, de César Coll e Ana Teberosky. Editora Ática.

Arte Popular. Enciclopédia Fundamental, MEC, MOBRAL, Editora Renes.
Coleção Eu Gosto, de Célia Passos & Zeneide Silva. Editora IBEP.
Coleção Horizontes, de Antônio de Siqueira Silva & Rafael Bertolin, Editora IBEP.

História, costumes e lendas
, Brasil. Editora Três.

Tradições Brasileiras. Enciclopédia Fundamental, MEC, MOBRAL, Editora Renes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno