Pular para o conteúdo principal

Folclore - Danças populares


Marujada, Chegança ou Fandango
Marujada é um bailado executado por homens, por ocasião do Natal, Reis, Carnaval e São João, em São Paulo.

Recebe designações diferentes em cada região, como, chegança no Nordeste, e fandango, no Rio Grande do Sul.

Conta a história de um navio, a nau catarineta, que navegou por sete anos sem parar.

Como a comida acabou, sortearam um para ser devorado pelos outros.

A sorte é que um marinheiro avista terra, salvando a todos..

Chegando à terra, agradeceram juntos à Nossa Senhora.

A música e a dança, algumas originárias de Portugal, são acompanhadas por instrumentos de cordas, como a viola, na região litorânea, a rebeca, pandeiro, gaita, cavaquinho e outros.

O fandango usa muito o sapateado e o palmeado rítmico no sul.

No Nordeste, a chegança pode ser uma dança dramática, com temas relacionados ao mar e personagens vestindo uniformes de marinheiros.

A primeira representação realizou-se no teatro Carlos Gomes, atualmente Teatro Alberto Maranhão, em Natal, na noite de 18 de dezembro de 1926.


Fontes do conteúdo sobre Folclore:
Aprendendo Arte, de César Coll e Ana Teberosky. Editora Ática.

Arte Popular. Enciclopédia Fundamental, MEC, MOBRAL, Editora Renes.
Coleção Eu Gosto, de Célia Passos & Zeneide Silva. Editora IBEP.
Coleção Horizontes, de Antônio de Siqueira Silva & Rafael Bertolin, Editora IBEP.

História, costumes e lendas
, Brasil. Editora Três.

Tradições Brasileiras. Enciclopédia Fundamental, MEC, MOBRAL, Editora Renes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno