Pular para o conteúdo principal

ROTINA - ATIVIDADE II

.......... 
  
  Vida curta, miséria muita.
   Filhos, netos, genro
   Nora, cachorro e sogra
  Um bolo só.
  Grande tristeza, num ostracismo
  Um corpo forte, almeja um salto
  Da alma pura, no mundo bruto
  Na vida dura, força não há.
  Pro trabalho, quando se tem
  A pé, de ônibus, até de trem.
  Sacolejando sem qualquer plano
  Parece gente, mas, de repente,
  É coisa humana, na multidão.
  Sobe-desce, desce-sobe
  Suor e lágrima e muito sangue
  Embrutece e molda a massa humana
  Cal, cimento, areia e dor.
  Desce-sobe, sobe-desce
  Imensa escada
  Rumo ao céu.
 
  Finda o mês, antes o salário
  Feira não fia, foge de vez.
  Faltando arroz, feijão e sonhos
  Esperança e pão
  Escassa a vida agora mais.
  Sair, beber, embriagar,
  Fugir, mudar. Talvez morrer.
  Brigar por tudo também por nada
  Com todos e qualquer um.
  Voltar, xingar, esbravejar,
  Deitar, dormir.
  No outro dia,
  Recomeçar.
Texto retirado do livro:
"Horizonte Noturno”
PRIMEIRA QUESTÃO
TODAS AS IMAGENS ABAIXO SE RELACIONAM COM O POEMA EXCETO:
.

............
................
SEGUNDA QUESTÃO
ASSINALE A OPÇÃO ONDE AS CENAS PRESENCIADAS NO TEXTO PODERIAM TER ACONTECIDO.
.
..
.
TERCEIRA QUESTÃO
.
A FAMÍLIA RETRATADA NESSE POEMA RELACIONA-SE COM A IMAGEM NA SEGUINTE OPÇÃO:
.
......
......
QUARTA QUESTÃO
.
ASSINALE A OPÇÃO RELACIONADA AO TRABALHO DO PERSONAGEM PRINCIPAL DO TEXTO.
.
......
......
Sair, beber, embriagar,
Fugir, mudar. Talvez morrer.
Brigar por tudo também por nada
Com todos e qualquer um.

Voltar, xingar, esbravejar,
Deitar, dormir.
No outro dia,
Recomeçar
.
QUINTA QUESTÃO
.
SÓ NÃO ESTÁ RELACIONADA AO TRECHO ACIMA A IMAGEM:
.
..
..
Pro trabalho, quando se tem
A pé, de ônibus, até de trem.
Sacolejando sem qualquer plano
Parece gente mas, de repente,
É coisa humana, na multidão.
.
SEXTA QUESTÃO
.ASSINALE A OPÇÃO QUE NÃO ESTÁ RELACIONADA A ESSA ESTROFE ACIMA.
.
......
......
SÉTIMA QUESTÃO
.
ASSINALE O VERSO ABAIXO AO QUAL SE REFERE A IMAGEM.
.
A - Sobe-desce, desce-sobe
B - Escassa a vida agora mais.
C - Fugir, mudar. Talvez morrer.
D - Cal, cimento, areia e dor.
E - Voltar, xingar, esbravejar,
.
...
...

Finda o mês, antes o salário
Feira não fia, foge de vez
Faltando arroz, feijão e sonhos
Esperança e pão
Escassa a vida agora mais.
.
OITAVA QUESTÃO
.NÃO ESTÁ RELACIONADA À ESTROFE ACIMA A IMAGEM DA OPÇÃO:
.
.....
.......
NONA QUESTÃO
.
TODAS AS PALAVRAS ABAIXO SÃO ACENTUADAS. MARQUE A ÚNICA OPÇÃO ONDE O MOTIVO DA ACENTUAÇÃO FOI UM DITONGO.
.
...........
......
.
DÉCIMA QUESTÃO
.
ASSINALE O VERSO DO POEMA RELACIONADO À IMAGEM ABAIXO.
.A - Vida curta, miséria muita.
B - Grande tristeza, num ostracismo
C - Na vida dura, força não há.
D - Pro trabalho, quando se tem
E - É coisa humana, na multidão.
.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno