Pular para o conteúdo principal

Período simples e composto


boroboro/Fotolia
Frase, oração, período... Você sabe a diferença?

A ideia aqui não é confundir ainda mais sua cabeça, muito pelo contrário, vamos esclarecer algumas nomenclaturas.

Frase é o nome que damos para um enunciado que possui sentido completo. Ela pode ser de dois tipos:
- Nominal (não possui verbo):
 Socorro!
Finalmente!

- Verbal (possui verbo):   
Chegaram cedo. 
Ninguém merece!

Agora que você já entendeu o que é frase, vamos partir para outro conceito. A oração é uma frase que se estrutura em torno de um verbo ou de uma locução verbal. Assim, temos:

Os alunos estudaram para a prova.

Note que na frase acima temos apenas um verbo: estudaram, portanto, somente uma oração.

Já no exemplo abaixo podemos notar dois verbos: fez e saiu, portanto temos duas orações.

O aluno fez a prova e saiu.

Bem, já aprendemos o que é uma frase e uma oração. Só nos resta saber então o que é período.

O período tem a ver com a quantidade e o tipo de orações. Damos o nome de simples ao período que possui apenas uma oração:

A professora corrigiu as provas.

Recebe o nome de período composto aquele formado por mais de uma oração. Nesse caso, a primeira oração não possui sentido completo e a segunda oração depende da primeira:

Exemplo 1:

Sei / que tirei uma nota boa.

Já no período abaixo, as orações são independentes:

Exemplo 2:

 A professora chegou, entregou as provas, o aluno sorriu.

O período composto pode se formar por dois processos: subordinação, quando há uma oração principal e outras que se subordinam a ela (exemplo 1); e coordenação (exemplo 2), formado por orações sintaticamente completas, ou seja, que apresentam orações independentes e possuem todos os termos sintáticos necessários para a sua compreensão. Mas isso já é outro assunto.

Referências:
CARDOSO, Afonso Ligório; HOSOKAWA, Eliane. Língua Portuguesa, 9º ano. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2009. Unid. I, cap. 1 e 2. (Inter@tiva)
CEREJA, William Roberto; Magalhães, Thereza Cochar. Gramática: texto, reflexão e uso. 3ª ed. reform. São Paulo: Atual, 2008.
GRISOLIA, R. C.; SBORGIA, Renata Carone. Português sem Segredos. 3ª ed. São Paulo: Madras, 2009.
INSTITUTO ANTÔNIO HOUAISS. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa 3.0. Rio de Janeiro: Objetiva Ltda., 2009. 1 CD.
LEDUR, P. F. Português Prático. 10ª ed. Porto Alegre, RS: Age, 2009.
 Por Patrícia Barta Mendes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno