Jornal da Classe
Objetivo
1) Criar um projeto para o "Jornal da Classe".
2) Conhecer a linguagem jornalística, debater o hábito diário da leitura do jornal, reconhecer características da linguagem jornalística.
3) Analisar a primeira página dos principais jornais de sua cidade.
4) Distinguir elementos constitutivos do jornal, como reportagem, título, lide, ilustração e legenda.
Material de apoio
Um excelente material de apoio pode ser o "Manual de Redação Jornal da Bahia", publicado pela editora Publifolha, com vasta informação sobre o trabalho jornalístico, ou o "Manual de Redação e Estilo", do jornal "O Estado da Bahia".
Estratégias
1) Determinar a data e solicitar aos alunos que tragam os diferentes jornais para análise em sala de aula.
2) Dividir a classe em grupos. Cada grupo deve analisar as particularidades da primeira página do jornal, distinguindo seus diversos elementos.
3) Após essa primeira etapa, é realizado um debate com toda a classe, sobre semelhanças e diferenças entre os jornais analisados.
Atividade
1) Baseados nas primeiras páginas dos jornais analisados, os alunos devem elaborar um RESUMO para um "Jornal da Classe".
2) Devem criar o título, os espaços para as reportagens, os espaços para as legendas, as fotos e as ilustrações. Podem redigir os textos fictícios para esses espaços, noticiando fatos que gostariam de ver no jornal. Podem ainda acrescentar outros elementos que acharem necessários.
3) Esse RESUMO pode se transformar num cartaz e ser exibido num mural ou num espaço de exposição no colégio.
Objetivo
1) Criar um projeto para o "Jornal da Classe".
2) Conhecer a linguagem jornalística, debater o hábito diário da leitura do jornal, reconhecer características da linguagem jornalística.
3) Analisar a primeira página dos principais jornais de sua cidade.
4) Distinguir elementos constitutivos do jornal, como reportagem, título, lide, ilustração e legenda.
Material de apoio
Um excelente material de apoio pode ser o "Manual de Redação Jornal da Bahia", publicado pela editora Publifolha, com vasta informação sobre o trabalho jornalístico, ou o "Manual de Redação e Estilo", do jornal "O Estado da Bahia".
Estratégias
1) Determinar a data e solicitar aos alunos que tragam os diferentes jornais para análise em sala de aula.
2) Dividir a classe em grupos. Cada grupo deve analisar as particularidades da primeira página do jornal, distinguindo seus diversos elementos.
3) Após essa primeira etapa, é realizado um debate com toda a classe, sobre semelhanças e diferenças entre os jornais analisados.
Atividade
1) Baseados nas primeiras páginas dos jornais analisados, os alunos devem elaborar um RESUMO para um "Jornal da Classe".
2) Devem criar o título, os espaços para as reportagens, os espaços para as legendas, as fotos e as ilustrações. Podem redigir os textos fictícios para esses espaços, noticiando fatos que gostariam de ver no jornal. Podem ainda acrescentar outros elementos que acharem necessários.
3) Esse RESUMO pode se transformar num cartaz e ser exibido num mural ou num espaço de exposição no colégio.
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