Pular para o conteúdo principal

uso de drogas

AULA 

 Uma aula diferente e muito rica. Um excelente momento para refletir sobre a elaboração de projetos e a prática pedagógica. Vamos tocando em frente!


ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação



Nome da Escola:                                               (                             ) Local (cidade/estado):

Série:________ ano – Ensino Fundamental Número de alunos:

Professores envolvidos: Professor regente e Coordenadores

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

- A criança nessa faixa etária está em fase de descoberta do mundo que o cerca. Surgem as suas primeiras experiências e interações com grupos sociais diferenciados ao convívio familiar.

- Deste modo, a escola surge como um espaço para reflexão destas novas descobertasx, orientando para que não sejam vítimas dos problemas presentes na comunidade em que convivem.

- Como a comunidade tem sérios problemas relacionados ao uso de drogas, tráfico, entre outras, surge a necessidade de trabalhar essa questão dentro da instituição educacional, utilizando os TICs para explorar sobre esse uso.
3. Justificativa

A utilização das TICs favorecem o acesso a informações, imagens, vídeos que possibilitam uma melhor abordagem do tema Drogas, propiciando uma orientação mais eficaz, lúdica e dentro da realidade do aluno, da escola e da comunidade, tornando os alunos multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.
4. Objetivo (s)

 Propiciar um espaço diferenciado (especificamente o site de relacionamentos ORKUT) de debate sobre o tema Drogas e suas consequências, numa perspectiva de prevenção.

 Utilizar as TICs para pesquisa, seleção, análise e produção de material sobre o tema Drogas.

 Favorecer o jovem a formação de valores positivos, para que possam se defender das consequencias do uso das Drogas, preparando-o para o exercício da cidadania.

5. Conteúdos
 Saúde
Qualidade de Vida
 Produção de texto
Argumentação
Dramatização
Arte gráfica/design
6. Disciplinas envolvidas

Ciências
Língua Portuguesa
Artes
Matemática
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

1º etapa: (02 aulas)

 Trabalho de pesquisa na Internet, em grupo, sobre a temática

 Debate sobre os principais pontos pesquisados pelo grupo

 Seleção das questões mais relevantes.

2º etapa: (01 aulas)

 Orientações sobre a criação da conta no ORKUT.

3º etapa:(uma semana)

 Postagem das enquetes e debates via ORKUT.

4º etapa:

 Diante das postagens, cada grupo ficará responsável pela elaboração das seguintes atividades:

• a) Criação de Slides (uma aula)

• b) Produção de Filmes (uma semana)

• c) Produção de textos – em seus diversos gêneros textuais (uma aula)

• d) Pesquisa e produção de gráficos estatísticos com a comunidade escolar (uma semana)

• e) Produção de desenhos artísticos (uma semana)

5º etapa: (um dia letivo)

 Feira Cultural – “Drogas, tô fora!”

Apresentações das atividades desenvolvidas durante o projeto, com participação de toda comunidade escolar.


8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)

 Professores, alunos, pais, responsáveis e comunidade.

 Laboratório de Informática

 Jornais, revistas, entre outros.

 Impress – apresentação slides

 Site de relacionamento Orkut

 TuxPaint – editor de imagens

 Kino – editor de vídeo

 Calc – editor de planilhas e gráficos

 Writer – editor de texto

 Filmadora

 Máquina Fotográfica

 Papel, cartolina, tesoura, entre outros.

 Impressora

 Projetor DataShow
9. Registro do processo

 Site de relacionamento Orkut

 Blog da Escola

 Jornal da Escola
10. Avaliação e Resultados esperados

Avaliação:

 Durante todo o processo serão definidas datas e procedimentos que deverão ser cumpridos.

 Banca Avaliadora: composta professores e pais.

 Avaliação das atividades pelos grupos participantes.

Resultados Esperados:

 Promoção da cidadania e valorização da vida.

 Propiciar que o aluno seja um multiplicador dos conhecimentos produzidos.

 Envolver a comunidade local com o cotidiano da escola.

 Produção de novos recursos e material sobre a temática de modo mais atrativo e diferenciado.
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

 E-mail

 Sites de relacionamento

 Jornal

 Paineis

 Feira Cultural

Poster, Painel, Blog, Evento.....


12. Referências Bibliográficas

 Realizado pelos cursistas do ProInfo

Sites, vídeos, livros...filmes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno