AULA
Uma aula diferente e muito rica. Um excelente momento para refletir sobre a elaboração de projetos e a prática pedagógica. Vamos tocando em frente!
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação Nome da Escola: ( ) Local (cidade/estado):
Série:________ ano – Ensino Fundamental Número de alunos:
Professores envolvidos: Professor regente e Coordenadores
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
- A criança nessa faixa etária está em fase de descoberta do mundo que o cerca. Surgem as suas primeiras experiências e interações com grupos sociais diferenciados ao convívio familiar.
- Deste modo, a escola surge como um espaço para reflexão destas novas descobertasx, orientando para que não sejam vítimas dos problemas presentes na comunidade em que convivem.
- Como a comunidade tem sérios problemas relacionados ao uso de drogas, tráfico, entre outras, surge a necessidade de trabalhar essa questão dentro da instituição educacional, utilizando os TICs para explorar sobre esse uso.
3. Justificativa
A utilização das TICs favorecem o acesso a informações, imagens, vídeos que possibilitam uma melhor abordagem do tema Drogas, propiciando uma orientação mais eficaz, lúdica e dentro da realidade do aluno, da escola e da comunidade, tornando os alunos multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.
4. Objetivo (s)
Propiciar um espaço diferenciado (especificamente o site de relacionamentos ORKUT) de debate sobre o tema Drogas e suas consequências, numa perspectiva de prevenção.
Utilizar as TICs para pesquisa, seleção, análise e produção de material sobre o tema Drogas.
Favorecer o jovem a formação de valores positivos, para que possam se defender das consequencias do uso das Drogas, preparando-o para o exercício da cidadania.
5. Conteúdos
Saúde
Qualidade de Vida
Produção de texto
Argumentação
Dramatização
Arte gráfica/design
6. Disciplinas envolvidas
Ciências
Língua Portuguesa
Artes
Matemática
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
1º etapa: (02 aulas)
Trabalho de pesquisa na Internet, em grupo, sobre a temática
Debate sobre os principais pontos pesquisados pelo grupo
Seleção das questões mais relevantes.
2º etapa: (01 aulas)
Orientações sobre a criação da conta no ORKUT.
3º etapa:(uma semana)
Postagem das enquetes e debates via ORKUT.
4º etapa:
Diante das postagens, cada grupo ficará responsável pela elaboração das seguintes atividades:
• a) Criação de Slides (uma aula)
• b) Produção de Filmes (uma semana)
• c) Produção de textos – em seus diversos gêneros textuais (uma aula)
• d) Pesquisa e produção de gráficos estatísticos com a comunidade escolar (uma semana)
• e) Produção de desenhos artísticos (uma semana)
5º etapa: (um dia letivo)
Feira Cultural – “Drogas, tô fora!”
Apresentações das atividades desenvolvidas durante o projeto, com participação de toda comunidade escolar.
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Professores, alunos, pais, responsáveis e comunidade.
Laboratório de Informática
Jornais, revistas, entre outros.
Impress – apresentação slides
Site de relacionamento Orkut
TuxPaint – editor de imagens
Kino – editor de vídeo
Calc – editor de planilhas e gráficos
Writer – editor de texto
Filmadora
Máquina Fotográfica
Papel, cartolina, tesoura, entre outros.
Impressora
Projetor DataShow
9. Registro do processo
Site de relacionamento Orkut
Blog da Escola
Jornal da Escola
10. Avaliação e Resultados esperados
Avaliação:
Durante todo o processo serão definidas datas e procedimentos que deverão ser cumpridos.
Banca Avaliadora: composta professores e pais.
Avaliação das atividades pelos grupos participantes.
Resultados Esperados:
Promoção da cidadania e valorização da vida.
Propiciar que o aluno seja um multiplicador dos conhecimentos produzidos.
Envolver a comunidade local com o cotidiano da escola.
Produção de novos recursos e material sobre a temática de modo mais atrativo e diferenciado.
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Sites de relacionamento
Jornal
Paineis
Feira Cultural
Poster, Painel, Blog, Evento.....
12. Referências Bibliográficas
Realizado pelos cursistas do ProInfo
Sites, vídeos, livros...filmes
Comentários
Postar um comentário