Pular para o conteúdo principal

uso de drogas

AULA 

 Uma aula diferente e muito rica. Um excelente momento para refletir sobre a elaboração de projetos e a prática pedagógica. Vamos tocando em frente!


ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação



Nome da Escola:                                               (                             ) Local (cidade/estado):

Série:________ ano – Ensino Fundamental Número de alunos:

Professores envolvidos: Professor regente e Coordenadores

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

- A criança nessa faixa etária está em fase de descoberta do mundo que o cerca. Surgem as suas primeiras experiências e interações com grupos sociais diferenciados ao convívio familiar.

- Deste modo, a escola surge como um espaço para reflexão destas novas descobertasx, orientando para que não sejam vítimas dos problemas presentes na comunidade em que convivem.

- Como a comunidade tem sérios problemas relacionados ao uso de drogas, tráfico, entre outras, surge a necessidade de trabalhar essa questão dentro da instituição educacional, utilizando os TICs para explorar sobre esse uso.
3. Justificativa

A utilização das TICs favorecem o acesso a informações, imagens, vídeos que possibilitam uma melhor abordagem do tema Drogas, propiciando uma orientação mais eficaz, lúdica e dentro da realidade do aluno, da escola e da comunidade, tornando os alunos multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.
4. Objetivo (s)

 Propiciar um espaço diferenciado (especificamente o site de relacionamentos ORKUT) de debate sobre o tema Drogas e suas consequências, numa perspectiva de prevenção.

 Utilizar as TICs para pesquisa, seleção, análise e produção de material sobre o tema Drogas.

 Favorecer o jovem a formação de valores positivos, para que possam se defender das consequencias do uso das Drogas, preparando-o para o exercício da cidadania.

5. Conteúdos
 Saúde
Qualidade de Vida
 Produção de texto
Argumentação
Dramatização
Arte gráfica/design
6. Disciplinas envolvidas

Ciências
Língua Portuguesa
Artes
Matemática
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

1º etapa: (02 aulas)

 Trabalho de pesquisa na Internet, em grupo, sobre a temática

 Debate sobre os principais pontos pesquisados pelo grupo

 Seleção das questões mais relevantes.

2º etapa: (01 aulas)

 Orientações sobre a criação da conta no ORKUT.

3º etapa:(uma semana)

 Postagem das enquetes e debates via ORKUT.

4º etapa:

 Diante das postagens, cada grupo ficará responsável pela elaboração das seguintes atividades:

• a) Criação de Slides (uma aula)

• b) Produção de Filmes (uma semana)

• c) Produção de textos – em seus diversos gêneros textuais (uma aula)

• d) Pesquisa e produção de gráficos estatísticos com a comunidade escolar (uma semana)

• e) Produção de desenhos artísticos (uma semana)

5º etapa: (um dia letivo)

 Feira Cultural – “Drogas, tô fora!”

Apresentações das atividades desenvolvidas durante o projeto, com participação de toda comunidade escolar.


8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)

 Professores, alunos, pais, responsáveis e comunidade.

 Laboratório de Informática

 Jornais, revistas, entre outros.

 Impress – apresentação slides

 Site de relacionamento Orkut

 TuxPaint – editor de imagens

 Kino – editor de vídeo

 Calc – editor de planilhas e gráficos

 Writer – editor de texto

 Filmadora

 Máquina Fotográfica

 Papel, cartolina, tesoura, entre outros.

 Impressora

 Projetor DataShow
9. Registro do processo

 Site de relacionamento Orkut

 Blog da Escola

 Jornal da Escola
10. Avaliação e Resultados esperados

Avaliação:

 Durante todo o processo serão definidas datas e procedimentos que deverão ser cumpridos.

 Banca Avaliadora: composta professores e pais.

 Avaliação das atividades pelos grupos participantes.

Resultados Esperados:

 Promoção da cidadania e valorização da vida.

 Propiciar que o aluno seja um multiplicador dos conhecimentos produzidos.

 Envolver a comunidade local com o cotidiano da escola.

 Produção de novos recursos e material sobre a temática de modo mais atrativo e diferenciado.
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

 E-mail

 Sites de relacionamento

 Jornal

 Paineis

 Feira Cultural

Poster, Painel, Blog, Evento.....


12. Referências Bibliográficas

 Realizado pelos cursistas do ProInfo

Sites, vídeos, livros...filmes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...