Pular para o conteúdo principal

PLANO DE AULA 



  1. OBJETIVOS
    – Desenvolver a leitura
            – Desenvolver o raciocínio
            – Interpretar o texto
            – Aperfeiçoar o vocabulário


  1. CONTEÚDO
    – Aula de leitura
    – Nome da leitura, autor e a página
    – Livro
    – Autora


  2. PROCEDIMENTO
     A)  Incentivação
    – Cumprimentar os alunos
    – Mostrar cartazes
    – Músicas

     B)  Desenvolvimento
    – Entregar o texto
    – Leitura feita pelo professor
    – Leitura com os alunos
    – Apresentar fichas com as palavras novas
    – Interpretação oral do texto

C)  Atividades
 
– Copiar três atividades

  1. RECURSOS DIDÁTICOS
    Livros, cartazes, gravuras, papel chamex.

  2. AVALIAÇÃO
    A avaliação será feita observando se os alunos participaram das atividades propostas.

PLANO PARA MELHORAR O RENDIMENTO ESCOLAR


1. Trabalhar textos variados, jogos, brincadeiras e atividades diversificadas tais como: cruzadinha, ditado numérico e silábico, ditado recortado, caça palavras.

2. Desenvolver a coordenação motora com a utilização de: massinha, recortes, etc.

3. Conversar sobre a função escrita.

4. Ouvir leituras para-didáticas pelo professor e recontar.

5. Trabalhar com bingo.

6. comprar e relacionar palavras.

7. Oferecer atividades que seja necessário reconhecer a letra.

8. Recitar textos: Poemas, músicas e par lenda.

9.Trabalhar textos e como completar lacunas do mesmo.

10. Reescrever histórias.

11. Leituras diversas.

12. Escrita de lista de palavras.

13. Introduzir jogos diversos.

14. Desenvolver a habilidade e o gosto pela leitura ( Cantinho da leitura )

15. Promover pesquisas em outros livros.

16. Utilizar o laboratório de informática.

17. Utilizar as aulas de reforço para garantir um aprendizado de maior expressividade.

18. Desenvolver um bom relacionamento aluno/ Professor.

19. Conhecer o aluno em seu contexto familiar, seus sonhos, aspirações e potencialidades.

20. Trabalhar motivação e auto-estima.

21. Trazer o conteúdo à realidade do aluno.

22. Trabalhar quase que diariamente pesquisas em grupos, fazendo com que os alunos com facilidades em aprender, auxiliem aqueles com grandes dificuldades em assimilar conteúdos de raciocínio lógico.

23. Desenvolver os conceitos matemáticos.

24. Trabalhar textos informativos e instrutivos.

25. Realizar dinâmicas com a turma para desenvolver e incentivar a todos.

26. Realizar gincanas de matemática.

27. Desenvolver técnicas de leitura diferenciadas.

28. Promover reuniões esporádicas com os pais, para que estes auxiliem o professor nas dificuldades de aprendizado deste aluno e conscientizar os pais do real papel destes na formação do aluno.

















ORAÇÃO DO PROFESSOR


Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
Dai-me esta graça que vem do amor.

Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.

Aprender a ensinar,
Aprender o amor de ensinar.

Que o meu ensinar seja simples,
humano e alegre, como o amor.

De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.

Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.

Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.

Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.

Que a minha voz nunca assuste,
Mas seja a pregação da esperança.

Que eu aprenda que quem não me entende
Precisa ainda mais de mim,
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.

Dai-me, Senhor, também à sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,

E não ser um perpetuador das desilusões.
Dê-me, Senhor, a sabedoria do aprender.
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.
Escola
  ___________  , _________de_______________________a________de __________
Diretora: ______________________________________
Coordenador:___________________________________
Professor:______________________________________



PLANO DE AULA

       I.      OBJETIVOS:
·        _______________________________________________________________
·        _______________________________________________________________
·        _______________________________________________________________
·        _______________________________________________________________
·        _______________________________________________________________
·        _______________________________________________________________
·        _______________________________________________________________
·        _______________________________________________________________
·        _______________________________________________________________
·        _______________________________________________________________


    II.      CONTEÚDOS: Os conteúdos ministrados com a data e as suas especificações: Página dos livros usados e exercícios detalhados estarão em anexo, bem como as atividades complementares e avaliações.
·        _______________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________



 III.      METODOLOGIA:

(   ) Aula expositiva dialógica.
(   ) Utilizar jornais, revistas.
(   ) Jogos educativos, brincadeiras, desafios.
(   ) Desenvolver técnicas e dinâmicas de grupo.
(   ) Atividades variadas.
(   ) Trabalhar os temas transversais.
(   ) Caça palavras e cruzadinhas.
(   ) Diálogos e explicações.
(   ) Atividades escritas.
(   ) Trabalhos em grupo.
(   ) Trabalhos individuais.
(   ) Dinâmicas de problemas.
(   ) Uso de DVD.
(   ) Formulação de hipóteses de questões a respeito dos temas.
(   ) Analisar conhecimentos.
(   ) Produção de relatórios.
(   ) Trabalhar com linhas, tecidos, sucatas.
(   ) ____________________________
(   ) ____________________________
(   ) ____________________________

(   ) Atividades que permitam a organização de conhecimentos históricos.
(   ) Leitura e interpretação de imagens.
(   ) Pesquisa no laboratório de informática e na biblioteca da escola.
(   ) Pinturas.
(   ) Colagens.
(   ) Construção de maquetes.
(   ) Construção de mapas.
(   ) Organizar murais.
(   ) Pesquisas.
(   ) Confecção de cartazes.
(   ) Atividades extra-classe.
(   ) Leitura e interpretação de textos.
(   ) Produções de textos.
(   ) Utilizar material de apoio.
(   ) Atividades complementares (Coletânea de outros livros ).
(   ) Promover debates e palestras.
(   ) Dramatização.
(   ) Utilizar papel, cola, tinta, lápis de cor.
(   ) Fazer orações.
(   ) ____________________________
(   ) ____________________________
(   ) ____________________________












  IV.      RECURSOS DIDÁTICOS:

(   ) Livro integrado.
(   ) Quadro - Giz.
(   ) Cartazes.
(   ) Laboratório de informática.
(   ) Biblioteca escolar.
(   ) Dicionário.
(   ) Mapas.
(   ) Papéis coloridos.
(   ) Livros de estórias e histórias.
(   ) Bíblias.
(   ) Televisão.
(   ) Bola.
(   ) CD Rom
(   ) __________________________________
(   ) __________________________________
(   ) __________________________________

(   ) Músicas.
(   ) Livros, revistas e jornais.
(   ) Tinta guache.
(   ) Calendário.
(   ) Barbantes.
(   ) Lápis de cor
(   ) Atividades xerocadas.
(   ) Tela de pintura.
(   ) Gramáticas.
(   ) Aparelho de CD portátil.
(   ) Jogos.
(   ) Corda.
(   ) DVD e fitas de vídeo
(   ) Material de apoio.
(   ) __________________________________
(   ) __________________________________
(   )__________________________________


Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





     V.      Registro Reflexivo:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Lembrete: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





Registro do Reforço no Turno Vespertino:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Meu Horário de Aulas


Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira







































Anotações:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...