Pular para o conteúdo principal

Paralisação dos professores deixa mais de um milhão sem aulas na BA

Professores da rede municipal e estadual aderem a paralisação nacional.
"É uma vergonha, toda semana eles param", opina mãe de alunos.

Fonte: Tatiana Maria Dourado Do G1 BA
Comente agora

Os professores das escolas da rede pública municipal e estadual realizam paralisação de 48 horas, iniciadas nesta terça-feira (25), em toda a Bahia. Mais de 1,2 milhão de estudantes precisam interromper as atividades até quarta-feira (26). Do total, 1,1 milhão é da rede estadual de ensino e 150 mil estudam em escolas municipais, conforme informam as secretarias de educação.
Para a empregada doméstica Noêmia Miranda, mãe de dois alunos de escolas estaduais no bairro da Tancredo Neves, em Salvador, a interrupção das atividades letivas compromete o aprendizado, porque as crianças não têm o mesmo ritmo de estudo quando estão em casa. "É uma vergonha. Toda semana eles [professores] param dois ou três dias, mas na verdade eu nem sei o que eles estão reivindicando. Meus filhos ficam em casa, eu mando eles estudarem, mas dormem, enrolam, vão para a televisão", argumenta.
A mãe acrescenta ainda que as paralisações interferem na programação das férias das crianças. "Para compensar as aulas perdidas, às vezes tem aulas aos sábados, além disso, toda criança fica na escola esperando férias. Isso é motivo de aborrecimento. É justo que eles briguem por salários, mas é melhor que façam uma longa paralisação, como os bancários, só voltando depois que resolver", sugere. Um dos filhos, Eric Miranda, de 12 anos, aluno da Escola Estadual Ignácio Lunelli, diz que o único ponto positivo da suspensão de aulas é poder acordar mais tarde. "Acho bom porque acordo mais tarde, mas é ruim porque já estou na 4ª unidade e atrasa os assuntos para passar de ano e chegar as férias", opina.
Mobilização
A categoria participa das manifestações da semana do servidor público, cuja data é comemorada no dia 28 deste mês (sexta-feira). Um protesto ocorre na manhã desta terça-feira (25), em frente ao Shopping Iguatemi, na capital baiana.
Rui Oliveira, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do estado (APLB), explica que a mobilização desta terça marca o dia da “luta em defesa do serviço público” e pelo pagamento da correção salarial chamada Unidade Real de Valor (URV), que está em negociação com os governos estadual e federal.
“As escolas estão totalmente fechadas. Já amanhã vai ser o dia nacional da luta em defesa da educação e pela garantia do PIB [Produto Interno Bruto] para a educação, que vai reunir professores de todos os estados em Brasília”, comenta Rui Oliveira. Ele acrescenta que cerca de 600 professores da rede pública estão saindo de Salvador em 12 ônibus para a capital federal.
A Bahia tem 1.476 escolas administradas pelo estado e 421 pelo município de Salvador, que juntos somam aproximadamente 46 mil professores – 40 servidores vinculados ao estado e seis à capital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno