Pular para o conteúdo principal

Inep estuda colocar matemática e redação em dias diferentes do Enem

Órgão vai analisar formas para deixar exame menos cansativo.
Duas edições em 2012 podem reduzir índice de abstenção, segundo órgão.

Fonte:Do G1, em São Paulo
2 comentários
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) afirmou que vai avaliar a queixa de muitos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que consideraram o segundo dia de provas, com linguagens, matemática e redação, muito cansativo. A prova foi realizada no domingo (23) teve até 5h30 de duração. No sábado (22), a prova reuniu conteúdos de ciências humanas e ciências da natureza.
O órgão também pode dar mais espaço no caderno de provas para o candidato fazer contas e anotações. No entanto, o Enem continuará tendo 180 questões distribuídas em quatro áreas de conhecimento (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens e códigos). A próxima edição do exame será nos dias 28 e 29 de abril de 2012.
"Aprimorar o Enem é meta do Inep e essas questões estão sendo analisadas. Essa questão do segundo dia de prova ficar muito exaustivo está sendo avaliado por especialistas, porém a redução de questões não é compatível com a avaliação pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite avaliar melhor o que o participante assimilou durante os anos de ensino e exige um maior número de questões", afirmou o Inep, em nota enviada ao G1.

O Inep considerou "positiva" toda a organização do Enem, realizado neste sábado (22) e domingo (23). Em nota enviada pela assessoria de imprensa da autarquia ligada ao Ministério da Educação, o Inep afirma acreditar que a partir de 2012, com duas edições anuais, o número de candidatos inscritos que faltam às provas caia gradativamente.
Este ano, o Enem registrou uma média de abstenção de 26,4%, ou seja, foram mais de 1,4 milhão de candidatos inscritos que não apareceram. Com um custo de R$ 45 por candidato, isto representa um investimento de R$ 63 milhões desperdiçado. Ao todo, o Enem teve 5,3 milhões de candidatos inscritos .
O MEC tem a intenção de tornar o Enem obrigatório para todos os alunos que estão terminando o ensino médio. O projeto está sendo analisado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
O cuso do lápis e borracha também ficará proibido pois compromete a segurança do exame, na avaliação do órgão.
O Inep pode ainda colocar no edital do próximo Enem regras mais claras sobre a alimentação e hidratação dos candidatos durante a prova. O edital atual não mencionava de maneira objetiva se o estudante podia ou não comer durante o exame, apenas que o candidato só poderia usar caneta preta durante a prova, os demais objetos deveriam ficar em um saco transparente lacrado debaixo de sua cadeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno