Pular para o conteúdo principal


Bienal do Livro da Bahia abre a 10ª edição na sexta-feira, em Salvador

População baiana tem dez dias para curtir a programação literária da Bienal.
Ingressos custam R$ 8 (inteira). Professores e escritores têm gratuidade.

Fonte:Do G1 BA
Comente agora
A 10ª Bienal do Livro da Bahia abre as portas na sexta-feira (28), no Centro de Convenções, em Salvador. O evento literário ocorre na capital baiana até o dia 6 de novembro, sempre das 10h às 22h. Os ingressos custam R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia). Professores, profissionais do livro e bibliotecários podem se credenciar pelo site e ter acesso gratuito ao evento.
Com investimento de R$ 3,2 milhões, a expectativa da organização é que o evento movimente cerca de R$ 7 milhões e comercialize aproximadamente 500 mil livros. Há estimativa de que pelo menos 272 mil pessoas passem pelo Centro de Convenções.
A Bienal está organizada com programações tematizadas, alguns dedicados ao debate literário, à recitais, à leitura dramatizada e também à literatura infantil.
Confira abaixo as atrações de cada um desses espaços:
Café Literário
Com tema ‘Jorge Amado e o mundo’, o primeiro bate-papo do Café ocorre às 20h do dia de abertura, com a participação dos escritores Ana Rosa Ramos e Edvaldo Bérgamo, mediados pela doutora em letras pela USP, Rosana Patrício.

No rol de escritores, a Bienal recebe o jornalista Fernando Morais, o poeta e cronista Fabrício Carpinejar, o produtor musical Nelson Motta e, dentre outros, a dramaturga Cleide Mendes. Também participam do grande encontro literário Nelson Pretto, professor da Faculdade de Educação da UFBA e especialista em mídias digitais, além de Luís Eduardo Matta, além de Luís Eduardo Matta, considerado autor destaque no romance de suspense não-policial.

Leitura dramatizada

Os atores Harildo Deda, Luis Miranda, Emanuelle Araújo, Yumara Rodrigues e Marcos Machado foram os escolhidos para encenar trechos de obras no espaço chamado de ‘Livro Encenado’, novidade da Bienal. De acordo com a organização, a ideia do espaço é unir teatro e literatura através de recitais de livros escritos por nomes como Jorge Amado, Clarice Lispector, Machado de Assis e Castro Alves.

Cordel e Poesia

A linguagem da poesia estará concentrada na Praça Cordel e Poesia, dedicado aos escritos da cena contemporânea. A praça irá receber 83 artistas e estará aberto ao público nos dez dias do evento, a partir das 18h. Cada artista terá cerca de 50 minutos para declamar poemas. O curador da Praça é o poeta baiano José Inácio Vieira Melo.

Ciranda do Livro

Teatro, música e contação de histórias serão apresentados especialmente para as crianças no espaço Ciranda do Livro. A programação é comandada pela Outra Companhia de Teatro, que preparou o espetáculo ‘Colcha de Retalho’, com base em três contos: “Lenda das Conchas" de Luiz Antônio Jr, "Edith e os peixes" de Eddy Veríssimo e "O menino que queria virar passarinho" de Luiz Buranga.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno