Escola:_________________________________________ Data: ___/___/___
Nome:______________________________________________7ºAno
Prof.:
Avaliação da III Unidade
Português
Apagão em
escala planetária festejará o brilho das estrelas
Pouca
gente ouviu falar de poluição luminosa, mas tal coisa existe e é um pesadelo na
vida de astrônomo, pois rouba a beleza do céu estrelado. Não foram os astros
que perderam o frescor, a humanidade é que iluminou intensamente a Terra e
ofuscou a noite. A poluição luminosa é causada pelo excesso de iluminação
urbana. (...) Para chamar a atenção para o problema, astrônomos de diversos
países começaram a organizar algo como o dia mundial do céu escuro. A idéia é
que as luzes das cidades fossem apagadas por alguns instantes. Isso em 18
de abril de 2005, quando seriam lembrados os 50 anos da morte de Albert
Einstein.
(Revista O Globo, Rio de Janeiro, 3/10/2004)
1 - Da
leitura do texto, pode-se entender que a poluição luminosa é provocada
a) pelo
brilho intenso das estrelas.
b) pela
perda do frescor dos astros.
c) pela
pouca iluminação de algumas cidades.
d) pelo
excesso de iluminação urbana.
e) pelo
brilho lunar.
2 -
De acordo com o texto, o excesso de iluminação é uma preocupação para os
astrônomos porque
a)
dificulta a iluminação urbana.
b)
ilumina excessivamente a cidade.
c) impede
a plena observação das estrelas.
d) torna
a noite ainda mais escura.
e) as
pessoas se incomodam com tanta luz.
3 - A
questão central tratada no texto é a
a)
economia de energia.
b) beleza
das estrelas.
c)
pesquisa dos astros.
d)
poluição luminosa.
e) A
falta de luz.
4 - A
finalidade desse texto é
a)
informar a preocupação dos astrônomos.
b)
denunciar os perigos de um apagão.
c)
alertar sobre o consumo de energia.
d)
valorizar o excesso de iluminação urbana.
e)
mostrar a preocupação das pessoas referente a luz.
5 -
(UNIV. EST. PONTA GROSSA-PR) Assinale a frase em que os advérbio expressam
ideias de tempo e negação:
a) Falei calmamente
com os embaixadores.
b) Não
me pergunte as razoes da minha atitude.
c) Eles sempre
chegam atrasados.
d)
Hoje acreditei em você, mas não acreditarei mais!
e) Agora
seremos felizes para sempre.
O CADERNO
Sou eu
que vou seguir você
Do
primeiro rabisco até o be-a-bá.
Em todos
os desenhos coloridos vou estar:
A casa, a
montanha, duas nuvens no céu
E um sol
a sorrir no papel.
(...)
O que
está escrito em mim
Comigo
ficará guardado, se lhe dá prazer.
A vida
segue sempre em frente, o que se há de fazer.
Só peço a
você um favor, se puder:
Não me
esqueça num canto qualquer.
(Mutinho eToquinho, letra retirada do site http://www.toquinho.com.br)
6 - A
expressão “A vida segue sempre em frente” indica que na vida:
a) tudo
acaba.
b) tudo
passa.
c) tudo estaciona
d) tudo
fica como está.
e)
passamos por fases.
7 -
No poema, o verso “Do primeiro rabisco até o be-a-bá” sugere a
aprendizagem
a) do
desenho.
b) da
fala.
c) da
escrita.
d) da
pintura.
e) da
leitura.
8 - A
partir da leitura do poema, pode-se concluir que o caderno
a) gosta
muito de todas as crianças.
b) fala
como se fosse uma pessoa.
c) sonha
com desenhos coloridos.
d) gosta
muito de rabiscar.
e) fica
triste por ser deixado de lado.
Comentários
Postar um comentário