Leituras do cotidiano
APRESENTAÇÃO
Vivemos num mundo de muita
tecnologia e conhecimento. Hoje seus alunos assimilam informações quase que num
piscar de olhos, seja pela internet, programas de Tv, filmes ou jornais.
Muitas vezes pensamos que a arte, como o
cinema, a literatura, as artes plásticas estão distantes de nosso cotidiano.
Mas, a arte não imita a vida?
Neste cenário está a escola e
você, professor, com o papel de ajudar os alunos a conseguirem administrar criticamente
tudo o que a mídia e a arte informam.
Em “Leituras do cotidiano” vamos
realizar juntamente com os alunos uma análise sobre a sociedade. A idéia é
propor um elo entre o relato de um filme e a vida dos alunos, a partir da
criação de uma história reflexiva no PowerPoint.
A situação é a seguinte: os
alunos assistem a um filme que servirá como estimulo inicial para uma reflexão
critica do cotidiano, escolhem um tema que eles gostariam de analisar, levantam
informações, escrevem uma história e a transformam numa apresentação do
PowerPoint com desenhos, fotos e textos-legenda.
Tem-se, então, a
contextualização das informações assimiladas num grande debate reflexivo e de
criação.
O primeiro momento é a
apresentação e o debate na sala de aula com seus alunos sobre o tema a ser
desenvolvido.
PRIMEIRO ENCONTRO
ETAPA 1 – Introdução ao tema
1.1 Iniciem a aula conversando
com os alunos sobre o tema mídia e educação. Comente sobre o papel da mídia na
sociedade, como foi a sua evolução no decorrer do último século.
1.2 Para iniciar o debate sobre
a influência da mídia na educação, tire cópias do texto a seguir e distribua a
cada um dos alunos.
1.3 Questione os alunos se eles
concordam ou discordam do autor do texto. Debatam os
pontos principais.
Primeiro surgiram os livros.
Depois vieram os jornais e as revistas. No século 20, inventaram o rádio, o
telefone e a TV. Hoje há também o celular e a internet.
A gente recebe em poucos dias
mais informações do que os portugueses recebiam durante toda a vida, quando
chegaram ao Brasil, 500 anos atrás.
A evolução nas tecnologias de
comunicação e informação provoca profundas mudanças na maneira como os seres
humanos vivem, pensam e trabalham.
Agora, para ser cidadão, é
preciso aprender a navegar num oceano de informações. E a escola, o lugar
tradicionalmente dedicado ao ensino e à aprendizagem, à transmissão de
informações, tem que introduzir a comunicação.
Algumas das profissões mais bem
remuneradas atualmente são ligadas à comunicação. Informação é poder. Temos que
aprender não só a comunicar, como a ler criticamente as informações que recebemos.
Não há maneira mais simples e
prática de fazer isso do que criando produtos de comunicação. Ao produzir um
jornal, um site, uma história em quadrinhos, um fanzine, um vídeo, um programa
de rádio, aprendemos a nos comunicar.
Ao comunicarmos, aprendemos a
“gramática” dos meios de comunicação – além de sermos obrigados a organizar as
informações. Quem produz um vídeo nunca mais vê televisão passivamente. Para
fazer um bom jornal é preciso saber português, matemática, história, geografia,
biologia, design, informática...
A educação pela comunicação é um
ótimo jeito de formar cidadãos para uma sociedade em que a informação e o
conhecimento valem cada vez mais.
FERNANDO ROSSETTI é jornalista,
educador e consultor do UNICEF no projeto Educação, Comunicação &
Participação
Fonte: www.aprendiz.com.br
ETAPA 2 – Assistir ao filme
2.1 Agora que já fizemos uma
apresentação prévia do tema mídia e educação, apresente a atividade. Mencione
os próximos passos: assistir ao filme, debater os temas principais, levantar
temas de interesse, buscar informações, escrever roteiro para a nova história e
criar apresentação no PowerPoint.
2.2 Alugue o filme de base da
atividade. Agende o espaço para exibição do filme com antecedência na
secretaria de sua escola.
Lembre-se que o filme deve
tratar de um tema cotidiano, presente na vida dos alunos e que desperte a
curiosidade e reflexão. Veja nossas sugestões:
Central do Brasil - Dora
(Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Nos
relatos que ela ouve e transcreve, surge um Brasil desconhecido e fascinante,
um verdadeiro panorama da população migrante, que tenta manter os laços com os
parentes e o passado.
Uma das clientes de Dora é Ana, que vem
escrever uma carta com seu filho, Josué (Vinícius de Oliveira), um garoto de
nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação,
Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba
acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o
interior do nordeste, à procura do pai.
À medida que vão entrando país
adentro, estes dois personagens, tão diferentes, vão se aproximando... Começa
então uma viagem fascinante ao coração do Brasil, à procura do pai desaparecido,
e uma viagem profundamente emotiva ao coração de cada um dos personagens.
Cidade de Deus - O principal
personagem do filme Cidade de Deus não é
uma pessoa. O verdadeiro protagonista é o lugar. Cidade de Deus é uma
favela que surgiu nos anos 60, e se tornou um dos lugares mais perigosos do
Rio de Janeiro, no começo dos anos 80.
Para contar a estória deste
lugar, o filme narra a vida de diversos personagens, todos vistos sob o ponto
de vista do narrador, Buscapé. Este, um menino pobre, negro, muito sensível
e bastante amedrontado com a idéia de se tornar um bandido; mas também,
inteligente suficientemente para se resignar com trabalhos quase escravos.
Buscapé cresceu num ambiente
bastante violento. Apesar de sentir que
todas as chances estavam contra ele, descobre que pode ver a vida com
outros olhos: os de um artista. Acidentalmente, torna-se fotógrafo
profissional, o que foi sua libertação. É através da sua perspectiva que
entendemos a humanidade existente, em um mundo aparentemente condenado por uma
violência infinita.
2.3 Assista ao filme escolhido
com os alunos.
2.4 Ao final do filme, junto com
os alunos, levante os principais temas tratados.
- Qual o tema central do filme?
- Em que época se passa?
- Qual é a problemática a ser
resolvida?
- Quem são os personagens
envolvidos?
- Qual a solução encontrada?
- Essa situação faz parte do seu
cotidiano?
- O que os governos têm feito
para resolve-las?
SEGUNDO ENCONTRO
ETAPA 3 – Escolha dos temas e levantamento de informações
3.1 Levante com os alunos outros
fatos do cotidiano que eles acham relevante e que gostariam de discutir. Anote
o interesse de cada aluno.
3.2 Organize os alunos por temas
afins.
ETAPA 4 – Produção dos roteiros
4.1 A partir dos dados
coletados, chegou a hora dos alunos pensarem no roteiro para o filme que irão
montar no PowerPoint.
4.2 Distribua a folha de
atividade. A ficha deverá ter o seguinte formato:
4.3 Peça para que os alunos
anotem o título da nova história e façam um esboço de como vai ser cada uma das
cenas na folha de atividade.
Eles devem determinar como serão
cada uma das cenas. Pensar nas imagens e textos-legenda.
Lembre-os que quanto mais simples
for o esboço, ou seja, sem muitos elementos em cada página, melhor será a
compreensão. Aqui MENOS é MAIS!
Observe a estrutura de um
roteiro no exemplo abaixo:
Vamos supor que o tema abrodado
seja O poder da guerra e suas conseqüências.
SLIDE 1 – Contraponto entre a
criação do mundo e um arsenal capaz de destruí-lo rapidamente.
Imagem: Criação do mundo e
outras que mostrem o poder de destruição em massa, como bombas.
Texto-legenda: Título de
abertura.
SLIDE 2 – Caim e Abel, o
primeiro assassinato da história.
Imagem: fotos ou desenhos que
reflitam esse fato.
Texto-legenda: Abertura da
história.
SLIDE 3 – “SÃO BENDITOS OS QUE
TRABALHAM PARA A PAZ NA TERRA”. (Sheakspeare)
Imagem: Fotos de pessoas que tem
trabalhado pela paz na Terra
Texto-legenda: Breve comentário
sobre a história de cada pernosalidade.
SLIDE 4 – Guerra do Paraguai
Imagem: fotos do Paraguai antes
da guerra e depois
Texto-legenda:
1850 - SUÍÇA DA AMÉRICA.
1864 - 1870 GUERRA DO PARAGUAI, MORRE 75% DA POPULAÇÃO.
2006 - PARAGUAI NUNCA SE
RECUPEROU.
E assim por diante, os alunos
vão definindo os textos-leganda para cada slide e imagens que ajudem a ilustrar
a historia.
ETAPA 5 – Montar apresentação
Agora você deverá auxiliar os
alunos a montarem a apresentação da história no programa PowerPoint.
Nesta etapa, você deverá
apresentar o programa e ajudá-los a transpor as idéias do roteiro para a tela,
em imagens. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo:
PASSO 1 – Conhecer o programa
Oreinte seus alunos a abrir o
PowerPoint. No menu Iniciar, vá a opção programas e selecione Microsoft
PowerPoint. Veja abaixo os itens que formam a janela padrão do software:
PASSO 2 – Salvar apresentação
O primeiro passo é salvar o
arquivo no qual será executado o trabalho. Para isso, vá ao menu Arquivo e
selecione a opção Salvar. Escolha um nome para a apresentação, defina o local
para armazenar o documento e clique em Salvar.
PASSO 3 – Iniciar a montagem
Ajude os alunos a compor a
página de abertura da apresentação.
- Na área indicada Clique para
adicionar um título, eles devem digitar o nome da apresentação, e no subtítulo
o nome dos integrantes que formam o grupo.
PASSO 4 – Ajustar fonte
Os alunos podem aumentar ou
reduzir o tamanho da fonte, escolher o tipo e o alinhamento dos textos. O ideal
é que o título, por exemplo, seja o maior destaque da página e o nome dos
integrantes do grupo seja reduzido.
O ajuste da fonte pode ser feito
na barra de formatação pelos atalhos. Veja como proceder:
- digite um valor na caixa
Tamanho da fonte ou utilize os botões
para aumentar ou reduzir, respectivamente.
- Alinhe o texto: escolha à
esquerda, centralizada ou a direita.
PASSO 5 – Alterar Plano de fundo
Para deixar as apresentações
mais atraentes, auxilie os alunos na composição das cores das páginas.
- Clique com o botão direito do
mouse em uma área em branco da página e selecione Plano de fundo.
- Selecione uma cor e clique em
Aplicar
PASSO 6 – Alterar Cor da fonte
Para destacar o título, por
exemplo, aplique uma cor atraente a fonte. Veja como fazer:
- Selecione o texto a ser
alterado, clique no botão Cor da fonte e escolha uma cor.
PASSO 7 – Inserir Novo slide
Após finalizar a primeira
página, peça aos alunos que insiram uma nova página pra dar continuidade a
montagem da apresentação.
- Clique em Inserir, Novo
slide... e selecione qual será o Layout
(diagramação da página).PASSO 8 – Compor o segundo slide - figura
Agora chegou o momento de cada
grupo montar a apresentação de acordo com o roteiro pré-definido.
Apesar das histórias serem diferente
você perceberá que a composição das páginas possui basicamente os mesmos
elementos: imagens, na maior parte da página, e pequenos textos. Veja como
prosseguir:
- Para inserir uma figura,
clique no item Inserir Clip-art. Uma nova janela com diversas figuras será
apresentada. Selecione a desejada e clique em OK.
PASSO 9 – Compor o segundo slide – barra de
desenho
Na barra de Desenho, temos
importantes ferramentas que permitem incluir figuras geométricas na página,
como retângulos, círculos, entre outros.
Para inserir uma figura,
selecione uma forma, clique e arraste o mouse na área desejada.
PASSO 10 – Compor o segundo slide – animação
Ao terminar de compor a cena na
página, com todas as figuras e os textos, vamos animar os objetos. Assim, a
apresentação ficará mais atrativa.
Clique com o botão direito do
mouse sobre o objeto que você deseja animar. Escolha Personalizar animação...
Note que um menu lateral aparece
na tela. Clique em Adicionar efeito, e escolha como será o efeito que a
animação terá. Por exemplo, se vai aparecer da direita para a esquerda, na
forma de faixas, xadrez, ou será aumentada. Enfim, são muitas opções, teste-as.
PASSO 11 – Compor os outros
slides
Para montar as demais cenas da
animação, siga os passos anteriores (do passo 7 ao 10).
Peça para que os alunos se
revesem na montagem, ou seja, cada um deles tem que ser responsável pelo menos
por uma página (slide).
Acompanhe de perto a montagem de
cada grupo. Estipule um prazo, pois como essa é uma atividade lúdica,
geralmente os alunos se destraem com facilidade se não tiverem uma meta bem
estabelecida.
Ao finalizarem peça para que
todos alterem o modo de vizualização para Modo de Classificação de Slides para
terem uma visão geral da apresentação.
ETAPA 3 – Conclusão da atividade
Com as apresentações prontas,
reserve uma aula para exibir e debater cada um dos trabalhos. Reserve com antecendência os equipamentos
para projeção, você pode utilizar tanto a TV e o PCTV como o Projetor
multimídia para essa atividade.
3.1 Com o auxilio de um técnico
da escola, instale o equipamento escolhido em um dos computadores. É importante
que este computador contenha todas as apresentações gravadas.
3.2 Peça para que um dos grupos
inice a apresentação. Para isso, com o arquivo aberto no PowerPonit, selecione
o primeiro slide e clique no botão Apresentação do slide.
Observe que o slide passa a
ocupar toda a área da tela. Clique com o mouse para passar de um slide ao outro
e a tecla Esc para finalizar a exibição.
3.3 Ao final da apresentação,
inicie um pequeno debate com os alunos. Questione-os:
- A qual fato do cotidiano o
filme faz referencia?
- Qual tema foi trabalhado e
onde ocorre a situacao?
- Há solução?
- Quais os pontos positivos e
negativos da apresentação em geral: roteiro, imagens, textos-legenda, desenhos,
criatividade, entre outros.
3.4 Este processo deve ser feito
com todos os grupos, os alunos exibem a apresentação e logo em seguida há o
debate sobre o filme.
3.5 Por fim, comente com os
alunos o quanto é importante analisar e refletir sobre tudo o que vemos e
lemos.
Lembre-os, que mesmo no momento
de diversão, quando num fim de semana vamos ao cinema, sempre aprendemos algo
novo, uma mensagem é transmitida e cabe a nós selecionar o que julgamos
importante e utilizá-las em nosso crescimento pessoal.
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