Pular para o conteúdo principal

Melhor colégio da Bahia no Enem tem histórico de bom desempenho

Colégio Helyos, em Feira de Santana, alcançou primeira colocação em 2010.
Para professores, manter alunos por muitos anos na escola é o diferencial.

Do G1 BA, com informações da TV Subaé
Colégio Helyos em Feira de Santana (Foto: Reprodução/TV Subaé)Colégio está entre os dez melhores há cinco anos
(Foto: Reprodução/TV Subaé)
Não é a primeira vez que os estudantes do Colégio Helyos, em Feira de Santana, alcançam bons resultados na avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A instituição obteve o primeiro lugar na avaliação do Exame em 2010 no estado da Bahia e nos quatro anos anteriores, ficou entre os dez primeiros colocados no ranking nacional das provas. A média de 679,71 garantiu o primeiro lugar no ano passado. Participaram da prova 57% dos alunos.
O Ministério da Educação mudou o critério de divulgação das notas por escola do Enem. Foram criadas quatro categorias de acordo com a porcentagem de participação na prova realizada em 2010:
Grupo 1: de 75% a 100% (17,8% das escolas)
Grupo 2: de 50% a 74,9% (20,9% das escolas)
Grupo 3: de 25% a 49,9% (33% das escolas)
Grupo 4: de 2% a 24,9% (27,4% das escolas)
De acordo com a nota técnica divulgada pelo MEC, não se deve misturar as categorias para comparação de desempenho entre as escolas. As escolas que tiveram menos de 2% de participação não foram consideradas. De acordo com o MEC, a média de participação dos estudantes no Enem 2010 foi de 56,4%.
Feira de Santana fica a cerca de 100 Km de Salvador e é a segunda cidade maior cidade do estado. O Colégio Helyos funciona há 19 anos e possui atualmente cerca de 800 alunos matriculados no 1º e 2º graus. Segundo a coordenadora pedagógica, Patrícia Moldes, não há uma preparação específica para o Exame e o bom resultado alcançado é consequência de um trabalho diário realizado há muitos anos com os alunos.
Professores do Colégio Helyos, em Feira de Santana (Foto: Reprodução/TV Subaé)Coordenadora pedagógica e professor do Helyos
(Foto: Reprodução/TV Subaé)
“A maioria deles estuda aqui desde pequenos. Além disso, para que cada aluno tenha um acompanhamento diferenciado, o número de estudantes por turma é limitado e a média de alunos por sala é de 27, e isso faz com que os professores fiquem mais próximos deles”, aponta a pedagoga.
O professor de biologia Filipe Nicolaj também ressalta a importância de manter os alunos na instituição. “Toda a base educacional da maior parte dos alunos foi feita na própria escola e eles já estão acostumados com o ritmo de estudos”, explica. O professor acrescenta que além do conteúdo tradicional, o colégio desenvolve outras atividades que proporciona aos estudantes, além de conhecimento, momentos agradáveis, como aulas de fotografia, xadrez, artes e danças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut...