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Relações entre a obra Português: Linguagens (6º ao 9º ano) e os PCN - PARTE I

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1. Construção e sistematização de conteúdos — aprendizagem em espiral

Por exemplo:

a. em leitura: grau de complexidade crescente dos textos, das questões e de certas operações como comparar, inferir, levantar hipóteses, transferir, resumir, etc.

b. em gramática: enfoque morfossintático-semântico obriga a retomada permanente em outro nível e outro enfoque.

c. em produção de texto: diversidade textual sendo sempre retomada e aprofundada. Por exemplo: 5ª série: técnicas da narrativa em geral e gêneros específicos como lenda, conto maravilhoso, fábula, etc. Mais tarde, diário, relato pessoal, diário de bordo, crônica, conto, etc. Ou: carta e mais tarde carta de leitor, carta argumentativa.


2. A construção e o desenvolvimento das capacidades de pensar, questionar, discernir, criticar e criar

a. Seções permanentes que estabelecem relações entre idéias, textos e linguagens: Cruzando linguagens e Intervalo (De olho na imagem e Projeto).

b. Seção permanente para o aluno extrapolar o(s) texto(s) lido(s) e trabalhado(s) e debater com a classe, manifestar seu ponto de vista: Trocando idéias.

c. Capítulo Intervalo, em que o aluno cria e realiza projetos relacionados aos grandes temas de unidade.


3. O domínio de habilidades e atitudes que possibilitem a autonomia necessária na busca de novos conhecimentos e informações

a. Pesquisas que levem o aluno a lidar com diferentes formas e fontes de informação — sugestões da seção Fique ligado! Pesquise! (ver vídeos, ler livros, ouvir músicas, fazer pesquisas em livros especializados, realizar entrevistas, etc.) e nos projetos do Intervalo.

b. Atividades que exijam do aluno treino para a iniciativa e para a independência e, ao mesmo tempo, permitam a sociabilização — além das inúmeras situações em que o aluno trabalha sozinho ou em pequenos grupos, em que debate, no Intervalo ele também é solicitado a desenvolver atividades ora sozinho, ora em grupo; além disso também é levado a se expor: falando, cantando, representando, simulando um jornal falado, fazendo um júri simulado, etc.


4. Desenvolvimento da oralidade

Em várias oportunidades o aluno é levado a aprimorar sua capacidade discursiva oral:

a. Leitura expressiva do texto (trechos ou partes do texto que são lidos com diferentes entonações, de acordo com diferentes objetivos).

b. Trocando idéias: rápido debate a partir de algumas questões levantadas pelo texto e transpostas para a realidade imediata do aluno.

c. Debates que precedem a produção de texto, principalmente de certos gêneros como o texto argumentativo, a carta argumentativa, etc.

d. Intervalo: o aluno representa, canta, expõe, argumenta, apresenta, simula um papel num júri ou num jornal falado, de acordo com o projeto desenvolvido.


5. Trabalho com diferentes linguagens

a. Pluralidade de textos: nos três tipos centrais de atividades em língua portuguesa — leitura, produção de texto e gramática —, o aluno lê, analisa, depreende a estrutura e produz textos dos mais diferentes gêneros textuais. Esses textos são os de circulação social e vão do poema ao texto publicitário, do científico ao jornalístico (notícia, reportagem, entrevista, editorial, etc.), da bula à receita, da carta pessoal ao requerimento, da história em quadrinhos ao texto teatral, etc. O aluno é levado a trabalhar com textos de opinião desde a 5ª série.

b. Leitura sistematizada de imagens: desde a 5ª série, o aluno é levado a, sistematicamente, observar textos não verbais — como cartum, história em quadrinhos, pintura e fotografia — e a proceder a uma leitura efetiva deles. Os artistas plásticos vão de Quino a Velázquez, de Chardin a Wahrol, Salvador Dalí, de Mordillo a Magritte e a fotógrafos internacionais.

c. Sugestões constantes de vídeos relacionados aos temas tratados


6. Relações do ensino com o mundo de hoje

A coleção se preocupa em acompanhar o desenvolvimento cognitivo e emocional do aluno, relacionando os temas à sua realidade e às suas necessidades. Contudo, procura oferecer meios — textos, situações de interação — que lhe permitam ampliar os horizontes, desenvolver o senso crítico, formar opinião sobre o mundo em que vive. Exemplos:

Volume de 5ª série: Reflexão sobre as variedades lingüísticas, a questão da adequação da linguagem, a gíria, as diferentes formas de comunicação no mundo de hoje, o relacionamento entre filhos e pais, valores, etc.

Volume de 6ª série: O preconceito racial e o preconceito social, valores criados pelos meios de comunicação, avanços da ciência de hoje no que se refere ao desejo humano de viajar no tempo, etc.

Volume de 7ª série: O papel social do humor, os problemas do adolescente, os modismos sociais e as tribos urbanas, o consumo e suas diferentes manifestações, o mundo moderno, a ecologia, a indústria da vaidade, a fome e a miséria.

Volume de 8ª série: A juventude em diferentes épocas e seus valores; Valores: valores socialmente superestimados, valores essenciais desprezados, valores familiares, valores culturais, etc. As diferentes formas de amor: o amor pela pessoa amada, a alteridade e as formas de solidariedade social. A televisão, a clonagem e os limites da ética, as perspectivas humanas para o novo milênio.

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Relações entre a obra Português: Linguagens (6º ao 9º ano) e os PCN - PARTE II

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7. Desenvolvimento do espírito comunitário, com sentido de alteridade, superando o individualismo e valorizando as relações interpessoais

Temas trabalhados como preconceito, consumo, modismos sociais, a indústria da vaidade, a alteridade, relacionamento amoroso, relacionamento familiar, solidariedade e outros, citados no item anterior e no próximo, atendem a essa expectativa.


8. Interesse na formação de um cidadão crítico e participante/Temas transversais

Uma das preocupações centrais da obra é o seu compromisso com a formação do cidadão. Isso se revela não apenas na escolha de temas e de textos, mas também da própria metodologia, que põe o aluno em primeiro plano no processo de ensino/aprendizagem, participando ativamente da construção do saber. Eis alguns temas comprometidos com esse projeto e as indicações de onde são trabalhados:


    * consumo: toda a unidade 3 do volume de 8ª série.

    * preconceito: toda a unidade 1 do volume de 6ª série.
     
    * ética: em toda a unidade 4 do volume de 8ª série e, principalmente, no capítulo 2 dessa unidade. Também no capítulo 2 da unidade 2 do volume de 8ª série.
     
    * cidadania: praticamente em toda a obra, mas principalmente no capítulo 3 da unidade 3 do volume de 8ª série e em toda a unidade 4 do mesmo volume.
     
    * orientação sexual: unidade 2 do volume de 7ª série e capítulo 2 da unidade 2 do volume de 8ª série.


9. Interdisciplinaridade

Os projetos, desenvolvidos ao longo do bimestre e apresentados ao seu final, demandam constantemente pesquisas em outras disciplinas. Assim, os projetos podem ser enriquecidos com o auxílio de professores de outras áreas, como Educação Artística, História e Geografia, Ciências e Inglês, e o "produto final" do projeto — um jornal mural, um jornal impresso, uma exposição, uma representação, etc. — pode ser apresentado não apenas a uma sala, mas a todos os alunos daquela série ou de toda a escola. Alguns exemplos: pesquisas sobre meios de comunicação, representação teatral, produção de uma história em quadrinhos (5ª série); pesquisa e entrevista sobre crianças trabalhadoras; a história do cinema, meios de transporte e Internet (6ª série); leitura dramática e representação teatral, pesquisa e entrevista sobre o adolescente em diferentes gerações, jornal mural sobre temas ligados ao mundo moderno: ecologia, camada de ozônio, efeito estufa, o problema do lixo, a violência, a prostituição infantil, o desemprego, etc. (7ª série); a escolha profissional, pesquisa sobre os anos 60, pesquisa sobre estilos e instrumentos musicais, júri simulado sobre temas como AIDS, tráfico de drogas, preconceito, violência urbana, reforma agrária, etc. (8ª série).


10. Ensino de gramática significativo e contextualizado

Todo o trabalho parte de textos e se volta para o texto, procurando conciliar as gramáticas prescritiva e descritiva com as gramáticas reflexiva e de uso. Para isso, faz uso de ensino sistematizado das várias tendências existentes hoje no campo da Lingüística do texto: Lingüística textual, Análise do discurso, Pragmática, Semântica, Estilística.

O texto não é tomado como mero pretexto para uma prática tradicional de gramática da frase, mas é o ponto de partida para a construção de conceitos e para exercícios. Além disso, há duas seções completamente inovadoras: A (categoria gramatical) na construção do texto — em que se verifica a importância daquele assunto gramatical estudado na estruturação do texto e na construção de seu sentido — e Linguagem e interação, em que se trabalha de forma mais direta a Semântica, aspectos da Análise do discurso e da Pragmática.


11. Produção de texto em diferentes gêneros

a. Diversidade textual: A proposta dos PCNs é não apenas diversificar os textos quanto à leitura, mas também quanto à produção. A coleção trabalha diferentes gêneros textuais — o bilhete, o cartão, o cartão-postal, o telegrama, a carta, a fábula, o conto maravilhoso, a lenda, o relato pessoal, o diário, o diário de bordo, o poema, o texto teatral, o requerimento, a receita, o texto de opinião, o texto científico, o texto argumentativo, a carta argumentativa, os jornalísticos, como a notícia, a reportagem, a entrevista, o editorial, a carta do leitor, a crônica, etc.

b. Projetos e diversidade de leitores: Os PCNs insistem na idéia de que a produção textual não deve ter como objetivo agradar ao professor, único leitor; ela deve ser realizada em situações concretas de interação verbal. Dessa forma, os projetos canalizam toda a produção textual e dão sentido a ela. Assim, não se produz o texto apenas para o professor ler, mas para ser lido no programa de rádio, para ser falado no programa de entrevistas, para ser publicado no jornalzinho escrito do grupo, para ser exposto no mural da classe ou no varal de poesias, para se debater no júri simulado, e assim por diante. Dessa forma, multiplica-se o número de leitores, ativa-se a interação verbal entre os alunos, aguça-se o senso crítico e o respeito em relação ao texto do outro, escolhe-se de forma objetiva a variedade lingüística mais adequada ao texto, que é produzido de acordo com critérios como: quem escreve, para quem e com que finalidade.


12. Leitura

a) Boa seleção de textos: diversidade textual; autores e veículos de imprensa de renome e/ou relacionados ao universo do pré-adolescente e do adolescente; trabalho permanente em busca dos aspectos que caracterizam o gênero textual em estudo; busca de pistas textuais que apontam para a construção do sentido; observação da continuidade e progressão das idéias; levantamento de hipóteses; etc.

b) Cruzando linguagens: seção específica e periódica para o cruzamento de textos com temas afins mas em linguagens diferentes. Desenvolvem-se, no caso, as habilidades como comparar (estabelecendo semelhanças e diferenças), transferir, transpor, sintetizar, etc.

c) Leitura de imagens: seção específica e periódica de leitura de textos não verbais — pintura, fotografia, cartazes, quadrinhos, cartuns — e cruzamentos de idéias com os textos trabalhados na unidade.

d) Leitura extraclasse: sugestões, no Manual do Professor, de uma leitura extraclasse relacionada ao grande tema da unidade, acompanhada de um Roteiro de Leitura.



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Por que se pode considerar o gênero como ferramenta?
Bernard Schneuwly, ao lado de Joaquim Dolz, Auguste Pasquier, Sylvie Haller e outros, é um dos pesquisadores do grupo de Genebra que vem desenvolvendo... [+] leia mais

 

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