Pular para o conteúdo principal

Reportagem radiofônica sobre meio ambiente

Objetivos
Desenvolver o gênero discursivo reportagem com os educadores de Língua Portuguesa, Ciências e um responsável de informática; integrar TICs no contexto da sala de aula de forma inter e transdisciplinar, envolvendo educadores e comunidade; incentivar o estudante a construir conhecimento por meio do trabalho com a Esfera Jornalística, sendo capaz de buscar informações, avaliar as mesmas e desenvolver uma visão critica sobre os meios; desenvolver a expressão oral.


Conteúdos

Produção de texto usando gênero discursivo (reportagem) e conteúdo de ciências relacionado ao meio ambiente.

Anos

6º e 7º anos

Tempo estimado

Quatro aulas

Material necessário

Livros e revistas que tratem da questão do meio ambiente, gravador de mão, Internet.

Desenvolvimento


1ª etapa
Apresente a proposta e as etapas do trabalho à turma. Para isso, selecione temas ecológicos que ache interessante e que estejam relacionados com a comunidade. Exponha o material aos estudantes e proponha uma discussão sobre quais temas são problemas para a comunidade. Agrupe os estudantes cujos temas de interesse são semelhantes.

Explique que o objetivo do trabalho é levar à comunidade educativa (estudantes, educadores, pais e outras pessoas da comunidade) informações, explicações ou orientações sobre temas relacionados ao meio ambiente que afetam a região ou o entorno da escola, por isso sugere se que o formato do texto deverá ser jornalístico. Apresente um podcat e explique que deverão produzir um texto para ser gravado, e que todos os podcats serão agrupados em um programa de rádio que será apresentado à comunidade. Finalize a aula com um momento de escolha coletiva de um nome para a rádio.


2ª etapa
Os grupos de estudantes vão usar a segunda aula para fazer pesquisa na Internet, em livros e revistas para aprofundar o tema e coletar dados e informações que serão usadas na produção textual. Quem acompanha este trabalho é o educador de ciências e o responsável pela sala de informática.


3ª etapa

Com os materiais em mãos, ajude a turma na elaboração do texto em formato de gênero discursivo reportagem, lembrando que esse tipo de produção requer três formalidades.

A primeira formalidade se refere à função que o texto vai desempenhar em relação ao leitor - ouvinte. Esclareça aos estudantes que os textos que serão gravados devem informar, explicar ou orientar sobre um determinado tema. O educador(a) pode demonstrar os três gêneros, por exemplo, usando o tema enchente, o texto pode informar a situação do bairro com relação a enchente, explicar como ocorre ou efeitos e ainda pode orientar sobre como evitar.


Entendido como é a escrita, passe para a produção. Explique que o texto deve respeitar a característica de um podcast, ser curto com até 2 ou 3 minutos de duração. O título do podcast define o assunto, por isso também exige um pouco de atenção.


A ultima formalidade corresponde à linguagem radiofônica que exige uma apresentação oral com espontaneidade. O treino da leitura antes da gravação também é fundamental. Sugira que os estudantes leiam seus textos e marquem o tempo, e proponha que deixem as vinhetas com duração de 2 a 3 minutos. Todos deverão gravar um trecho.


4ª etapa
Gravação final. Todos os grupos devem ler suas produções em classe antes da gravação. Peça que a turma observe e sugira, de forma colaborativa, melhoras na expressão oral dos colegas. As práticas educomunicativas geram bons resultados nesse processo. Esse momento é propício para avaliar o processo de criação, os estudantes podem comentar se a busca de informações foi uma tarefa fácil, desenvolvendo uma visão critica sobre os meios de comunicação.


Avaliação
O trabalho deve ser avaliado a todo o momento. Observe se todos estão participando, valorize e incentive atitudes colaborativas. Esteja atento aos objetivos do projeto, observando se estão sendo desenvolvidos em cada etapa. A produção final deve ser avaliada por todos os educadores envolvidos.
Consultoria Karla Isabel de Souza
doutora em Educação com ênfase em tecnologia, pesquisadora colaboradora do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP) no programa de formação de professores Mídias na Educação, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno