Pular para o conteúdo principal

LÍNGUA PORTUGUESA

Reportagens

O uso de recursos da informática nas aulas de Língua Portuguesa
Ferramentas digitais ajudam na edição e revisão de textos
Revisão de textos no computador
Na hora de revisar, o computador é o melhor instrumento para explorar várias maneiras de aperfeiçoar um texto sem perder tempo
Revisão coletiva e produção de contos de terror
Relato da professora Maria das Dores de Macedo Coutinho Raposo, do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, de 2009
Vídeo: Projeto de produção de texto com revisão coletiva de contos de terror
Conheça o trabalho da professora Maria das Dores de Macedo Coutinho Raposo, do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, de 2009
Reescrita de conto mudando o personagem principal
Relato da professora Claudia Tondato, vencedora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, de 2009
Vídeo: Projeto de reescrita de conto
Conheça o trabalho da professora nota 10 Claudia Tondato, vencedora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, de 2009
Jornal O Domingo e a literatura do século XIX
Relato da professora Maria Tereza Gomes de Almeida Lima, vencedora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, de 2009
Vídeo: Projeto sobre literatura do século XIX
Conheça o trabalho da professora Maria Tereza Gomes de Almeida Lima, vencedora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, de 2009
Vídeo: O computador pode ser um grande aliado na alfabetização de adultos
Emilia Ferreiro fala sobre as vantagens do uso do computador na alfabetização de adultos.
Podcasts sobre Ariano Suassuna: casamento proveitoso
Trabalhar obras de Ariano Suassuna em podcasts é uma boa forma de usar a tecnologia para ensinar vários gêneros orais
Vídeo: Ariano e podcast, o casamento suspeitoso
Conheça o trabalho desenvolvido pelo Educador Nota 10 Jorge Marques, do Rio de Janeiro, sobre oralidade.
Blog: diário (de aprendizagem) na rede
O recurso tecnológico, bastante conhecido entre os internautas, pode servir para acompanhar e divulgar projetos em qualquer disciplina
Literatura e podcast

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno