Pular para o conteúdo principal

Revisão para avaliação de Português


Revisão para avaliação de Português

01. Complete as frases com as palavras abaixo
MAL MAU
a) Não queremos jogar com Alfredo, ele é
__________perdedor.
b)Ela ficou tão assustada que__________
conseguiu falar.
c) Era a história de um lobo que não era____________, pois não fazia

___________ a ninguém.
d)___________ começou a discursar e começaram os aplausos.
e) A menina não gosta de sair__________ vestida.

BEM BOM

a)Porto União é uma cidade onde o clima é muito_________.
b)O___________ hábito alimentar faz__________ à saúde.
c)Eu gosto de fazer__________ as tarefas da escola.
d)Sempre guardo___________ minhas coisa para não perder.
e)Sou__________ aluno, vou sempre__________ nas provas.
02. Complete com as formas corretas dos verbosser ouestar.
a) Você_________ um bom aluno, mas__________ com preguiça de estudar.

b) As crianças___________ brincando no quintal.
c) Ele__________ o melhor de todos que____________ aqui.
d) Nós___________ com muita fome. O jantar_____________ pronto?
03.Leia.

Quem não searrepia só de pensar na possibilidade deengolir um
inseto? Pois foi isso queaconteceu com um jornalista britânico. Segundo
ele, tudoaconteceu por acaso. Durante uma transmissão ao vivo de um
telejornal, uma desagradável moscaentrou sorrateiramente na boca do
jornalista. Entrecuspir ouengolir o inseto, ele optou por engolir. O
jornalista disse que cuspir a mosca nãoagradaria os telespectadores,
quepoderiam ficar tão enjoados quanto ele. Coisas da profissão.
Copie os verbos destacados e escreva em que tempo estão.

VERBO
TEMPO
__________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
___________________________________________________________


04. Sublinhe as interjeições e escreva o que elas exprimem.

a) Nossa! Que peixe enorme!_________________________________________ b) Oba! Amanhã vamos passear._______________________________________ c) Ufa! Pensei que fosse um rato.___________________________________ d) Ai! Bati a cabeça._______________________________________________ e) Credo! Que coisa nojenta.________________________________________ f) Atenção! Todos juntos.___________________________________________ g) Oh! Que lindo relógio.___________________________________________
05. Reescreva as frases, substituindo os termos destacados pelos
pronomes adequados: VOCÊ – ELE – EU – NÓS – ELAS – ELA – VÓS – ELES

a) Jorge comprou novas roupas.______________________________________ b) Eu e a Ana fomos no mercado._____________________________________ c) Maria e Joana gostam de frutas.__________________________________ d) Gabriel comprou presentes para Lucas.
__________________________________________________________________
e) Os meninos andam de bicicleta. ___________________________________


Boa Sorte!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...