Pular para o conteúdo principal

Revisão para avaliação de Português


Revisão para avaliação de Português

01. Complete as frases com as palavras abaixo
MAL MAU
a) Não queremos jogar com Alfredo, ele é
__________perdedor.
b)Ela ficou tão assustada que__________
conseguiu falar.
c) Era a história de um lobo que não era____________, pois não fazia

___________ a ninguém.
d)___________ começou a discursar e começaram os aplausos.
e) A menina não gosta de sair__________ vestida.

BEM BOM

a)Porto União é uma cidade onde o clima é muito_________.
b)O___________ hábito alimentar faz__________ à saúde.
c)Eu gosto de fazer__________ as tarefas da escola.
d)Sempre guardo___________ minhas coisa para não perder.
e)Sou__________ aluno, vou sempre__________ nas provas.
02. Complete com as formas corretas dos verbosser ouestar.
a) Você_________ um bom aluno, mas__________ com preguiça de estudar.

b) As crianças___________ brincando no quintal.
c) Ele__________ o melhor de todos que____________ aqui.
d) Nós___________ com muita fome. O jantar_____________ pronto?
03.Leia.

Quem não searrepia só de pensar na possibilidade deengolir um
inseto? Pois foi isso queaconteceu com um jornalista britânico. Segundo
ele, tudoaconteceu por acaso. Durante uma transmissão ao vivo de um
telejornal, uma desagradável moscaentrou sorrateiramente na boca do
jornalista. Entrecuspir ouengolir o inseto, ele optou por engolir. O
jornalista disse que cuspir a mosca nãoagradaria os telespectadores,
quepoderiam ficar tão enjoados quanto ele. Coisas da profissão.
Copie os verbos destacados e escreva em que tempo estão.

VERBO
TEMPO
__________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
___________________________________________________________


04. Sublinhe as interjeições e escreva o que elas exprimem.

a) Nossa! Que peixe enorme!_________________________________________ b) Oba! Amanhã vamos passear._______________________________________ c) Ufa! Pensei que fosse um rato.___________________________________ d) Ai! Bati a cabeça._______________________________________________ e) Credo! Que coisa nojenta.________________________________________ f) Atenção! Todos juntos.___________________________________________ g) Oh! Que lindo relógio.___________________________________________
05. Reescreva as frases, substituindo os termos destacados pelos
pronomes adequados: VOCÊ – ELE – EU – NÓS – ELAS – ELA – VÓS – ELES

a) Jorge comprou novas roupas.______________________________________ b) Eu e a Ana fomos no mercado._____________________________________ c) Maria e Joana gostam de frutas.__________________________________ d) Gabriel comprou presentes para Lucas.
__________________________________________________________________
e) Os meninos andam de bicicleta. ___________________________________


Boa Sorte!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno