Atividade que trabalhará diversas disciplinas, mais especificamente Português e História.
Esse texto demonstra muito bem que a proclamação da República não foi uma reivindicação das massas, mas um golpe de Estado.
Importante mostrar para as crianças que a Monarquia não é incompatível
com democracia, sendo que hoje em dia algumas das maiores democracias do
mundo são monarquias e algumas das maiores ditaduras adotam o sistema
presidencialista.
Há uma falha no sistema educacional que deve ser preenchida pelo
professor, justamente quanto ao significado da monarquia e a
compatibilidade desse com a democracia, uma vez que durante muitos anos
se ensinou que esse regime é autoritário e cruel.
Essa atividade se constitui de um texto e de uma série de atividades com
o fim de fazer as crianças interpretarem o texto, principalmente com
relação a substantivos próprios (nomes de pessoas, lugares), uso da
letra maiúscula, nomes de vultos históricos e coisas do tipo.
Trata-se de uma atividade que trabalhará diversas disciplinas, mais especificamente Português e História.
Cabe ao professor orientar e educar que tanto o Império, quanto a
República são formas legítimas e democráticas de governo, dependendo do
perfil autoritário, ou democrático, de quem ocupa o posto de chefe do
Executivo, dos legisladores e, ainda e principalmente, como vivemos em
uma República, em quem as pessoas votam.
Oportunidade para quebrar algumas posturas lamurientas como que todo político é corrupto, uma vez que quem vota é o povo.
Comentários
Postar um comentário