Pular para o conteúdo principal

JORNADA PEDAGÓGICA ITAMARI -BA , 2012

 

JORNADA PEDAGÓGICA ITAMARI -BA , 2012

A  Secretaria da Educação e Cultura, iniciará a Jornada Pedagógica com o tema: “Afeto, Compromisso e Transformação: Por uma educação de valores.” O objetivo é planejar o ano letivo de 2012, buscando melhoria e desenvolvimento das unidades escolares da rede Municipal.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 03/03 – Abertura da Jornada Pedagógica
Local: Rodeio Ornélio Freire de Carvalho
Horário: 19:30

Tema: “Afeto, Compromisso e Transformação: Por uma educação de valores.”
Palestrante: Profª  Elineuza Bastos dos Santos. Pedagoga, Pós-Graduada em:                         Metodologia do Ensino Superior e Educação Infantil

Dia 05/03 – Oficinas

Horário: Das 08:00 às 12:00
              Das 14:00 às 17:00

Creche e Educação Infantil

No mundo da imaginação: A Arte de Contar Histórias. 
O Educador, Suas Emoções e a realização da Criança.

Ensino Fundamental I

Um novo olhar para o ensino da língua: Novas ferramentas para o trabalho prático.
A hora e a vez da matemática na escola!

Ensino Fundamental II

►A escola como um ambiente de aprendizagem: O trabalho com a interdisciplinaridade.

Dia 05/03 – Mini curso

Horário: Das 08:00 às 12:00
              Das 14:00 às 17:00

►A literatura de Jorge Amado e a formação do gosto pela leitura literária.
►A afetividade como ferramenta de ensino e aprendizagem.
►Era uma vez a ciência na escola...
►A produção textual e seu papel na escola.
►Todo dia é dia de História na escola! (Enfoque à disciplina de História e Geografia).

Dia 06/03- Planejamento Anual

Horário: Das 08:00 às 12:00
              Das 14:00 às 17:00

Dia 07/03- Planejamento Semanal

Horário: Das 08:00 às 12:00

 “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...