Como surgiu o
Dia do Professor
"Tudo
começou com um decreto imperial, de 15 de outubro de
1827, que trata da primeira Lei Geral relativa ao Ensino
Elementar. Este decreto, outorgado por Dom Pedro I, veio
a se tornar um marco na educação imperial, de tal modo
que passou a ser a principal referência para os docentes
do primário e ginásio nas províncias. A Lei tratou dos
mais diversos assuntos como descentralização do ensino,
remuneração dos professores e mestras, ensino mútuo,
currículo mínimo, admissão de professores e escolas das
meninas.
A
primeira contribuição da Lei de 15 de outubro de 1827
foi a de determinar, no seu artigo 1º, que as Escolas de
Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental) deveriam
ensinar, para os meninos, a leitura, a escrita, as
quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de
geometria prática. Às meninas, sem qualquer embasamento
pedagógico, estavam excluídas as noções de geometria.
Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar
etc) para a economia doméstica.
Se
compararmos a lei geral do período imperial com a nossa
atual lei geral da educação republicana, a Lei 9.394/96
(Lei de Diretrizes e Bases da Educação), persegue ainda
ideais imperiais, ao estabelecer, entre os fins do
ensino fundamental, a tarefa de desenvolver a
“capacidade de aprender, tendo como meios básicos o
pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo”.
Portanto, mais de um sesquicentenário da lei,
perseguimos os meus objetivos da educação imperial.
A Lei
de 15 de novembro também inovou no processo de
descentralização do ensino ao mandar criar escolas de
primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares
mais populosos do Império. Hoje, além da
descentralização do ensino, para maior cobertura de
matrícula do ensino fundamental, obrigatório e gratuito,
o poder público assegura, por imperativo constitucional,
sua oferta gratuita, inclusive, para todos os que a ele
não tiveram acesso na idade própria (Inciso I, artigo
208, Constituição Federal).
A
remuneração dos professores é, historicamente, o grande
gargalo da política educacional, do Império à Nova
República, de Dom Pedro I a Fernando Henrique Cardoso I
e II. O grande mérito do Imperador, ao outorgar a Lei de
15 de outubro de 1827, foi o de não se descuidar, pelo
menos, formalmente, dos salários dos professores. No
artigo 3º da lei imperial, determinou Dom Pedro que os
presidentes, em Conselho, taxariam interinamente os
ordenados dos Professores, regulando-os de 200$000 a
500$000 anuais, com atenção às circunstâncias da
população e carestia dos lugares.
O
economista Antônio Luiz Monteiro Coelho da Costa,
especialista em cotação de moedas, atendendo minha
solicitação, por e-mail, fez a conversão dos réis, de
1827, em reais de 2001 (discutíveis): estima Luiz
Monteiro que 200$000 eqüivalem a aproximadamente R$
8.800,00 (isto é, a um salário mensal de R$ 680,
considerando o 13º) e 500$000 a aproximadamente R$
22.000(R$ 1.700, por mês).
Os
dados mostram como os professores, no século XXI, em se
tratando de remuneração, recebem bem aquém dos
parâmetros estabelecidos pela lei imperial, no longínquo
século XIX. De acordo com dados recentes do Ministério
de Educação, do total de professores, 65% ganham menos
que R$650, 15% ganham entre R$650 e R$900 e 16% ganham
mais de R$900. O salário médio mensal, de acordo com o
senso do Ministério de Educação, é de R$1.474 nas
escolas federais, R$656 nas particulares, R$584 nas
estaduais e R$372 na municipais. Nos municípios
cearenses, ainda encontramos milhares de professores
recebendo (e com atraso) menos do que um salário mínimo
vigente.
Atualmente, a Constituição Federal de 1988, no seu
inciso V, artigo 206, garante, como princípio de ensino,
aos profissionais de ensino, planos de carreira para o
magistério público, com piso salarial profissional, mas
até agora, não há vontade política para se determinar o
valor do piso salarial profissional condigno para os
professores.
A Lei
de 15 de outubro de 1827 trouxe, por fim, para época,
inovações de cunho liberal como a co-educação, revelada
através da inclusão das meninos no sistema escolar e que
as mestras, pelo artigo 13, não poderiam perceber menos
do que os mestres.
A
formação dos professores foi lembrada pela lei imperial.
No seu artigo 5º, os professores que não tinham a
necessária instrução do ensino elementar iriam
instruir-se em curto prazo e à custa dos seus ordenados
nas escolas das capitais.
Preocupados, hoje, com os 210 mil professores leigos,
sem formação sequer do pedagógico ofertado no ensino
médio, o Brasil contemporâneo, através da Emenda
Constitucional n.º 14, de 12 de setembro de 1996 , a LDB,
o Fundef, todos promulgados em 1996, orientam os
governantes e as universidades para as licenciaturas
breves, na luta contra esse déficit de professores
habilitados para o magistério escolar, mas com o apoio
financeiro do poder público em favor dos professores de
rede pública de ensino (Magister, no Ceará, é um bom
exemplo).
A
expectativa da sociedade, política e civil, é a de
habilitar, em nível superior, até o ano de 2007, o
grande contigente de professores leigos da educação
básica. Será que, ao comemorarmos o Dia do Professor em
2007, 180 anos depois da primeira geral da educação
imperial, teremos atingido esse desiderato republicano?
"
Vicente Martins
Professor Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), de Sobral.
Fonte de Pesquisa
http://www.psicopedagogia.com.br
Projeto de Lei que instituiu a data comemorativa
"...O
Deputado Estadual Paulista, Dr. Antonio Carlos de Salles
Filho, no mandato 1947/51, é o autor do Projeto de Lei
que instituiu tal homenagem, em âmbito do território do
Estado de São Paulo - e, mais tarde, já como Deputado
Federal, no mandato 1955/59, fê-lo com espectro e
abrangência nacional, passando os abnegados professores
a, pelo menos isto, terem seu dia especial, 15 de
outubro...."
Informações enviadas
por:
Antonio Luiz Barros de Salles |
Querido Mestre,
Trago-te um recado de muita gente.
Houve gente que praticou uma boa ação,
Manda dizer-te que foi porque
Teu exemplo convenceu.
Houve alguém que venceu na vida,
E manda dizer-te que foi porque
Tuas lições permaneceram
E houve mais alguém que superou a dor,
E manda dizer-te que foi a lembrança
De tua coragem que ajudou.
Por isso que és importante...
O teu trabalho é o mais nobre,
De ti nasce a razão e o progresso.
A união e a harmonia de um povo!
E agora... Sorria!!
Esqueça o cansaço e a preocupação,
Porque há muita gente pedindo a Deus
Para que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!!
(autor desconhecido)
HOMENAGEM AO PROFESSOR
As bolas de papel na cabeça,
Os inúmeros diários para se corrigir,
As críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
Para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.
Que bom que esta tua vocação
Tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
Quando em seu dia-a-dia
Tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
Consegue olhar os olhos de todos os outros
E fazê-los felizes também.
Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
Dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
O teu coração a cada dia,
Dando-te tanto prazer em ensinar.
Homenagens, frases poéticas,
Certamente farão parte do seu dia a dia,
E quero de forma especial, relembrar
A pessoa maravilhosa que você é
E a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem
Hoje e sempre, por aquilo que você é
E por aquilo que você faz.
Felicidades !!!
(Guilherme Carlos )
Feliz Dia do Professor!
Não sei o que combina mais contigo,
Uma poesia, um livro, uma pintura,
Sinceramente fico pensando
No que deve dar alegria
A alguém que é objeto da alegria de tantos.
Na verdade, o professor de verdade,
É aquele que prefere dividir o que possui,
Do que ter somente para si.
O verdadeiro mestre, sente-se feliz
Quando percebe que o caminho que
Ele abriu tem sido trilhado por muitos.
O mestre tem a sua realização no aprendizado
Do pupilo, da passagem da experiência.
É por isso que meras palavras
Não podem recompensar
A alguém que optou por esta carreira
Que muitas vezes é dolorosa e cheia de espinhos.
Chamo-te somente mestre, abnegado coração
Que se sensibiliza com os olhos sedentos
Por uma vida menos escura, mas cheia de luz.
E essa luz, está em suas mãos,
Em seu coração, em seu olhar.
Que bom que existe um dia
Reservado só para você!
Obrigado por sua obstinação incontida,
Pois graças a ela, você nunca desiste.
Você é muito importante,
Espero que você seja sempre assim.
Feliz Dia do Professor!
(autor desconhecido)
Não se é professor por acaso!
O que temos de mais sagrado em nossas vidas?
Nossa família, nosso berço.
Infeliz daquele que dispensou, por motivos outros e fúteis,
a alavanca e o alicerce que o regaço familiar nos oferece,
sem nada cobrar, somente nos fornecendo bases sólidas
para enfrentar o mundo.
E esta, que é a maior e a mais importante célula da sociedade,
somente conta com um profissional que tem a legitimidade e a
dignidade suficientes para complementar e enriquecer a
tarefa árdua de educar: o professor.
Dá pra imaginar o tamanho desta responsabilidade?
Este professor tem que se misturar à educação fornecida
pelos pais e por toda a família de seu aluno, que possuem
uma história de gerações passadas, com características
individuais e diversas.
Esta responsabilidade não é esforço a mais para ele porque
ele exerce sua profissão com entrega total, e os pesos se
tornam diminutos diante da vocação.
Saibamos todos, principalmente os professores iniciantes,
que se o trabalho em qualquer área se tornar um fardo,
urgirá a revisão de nossa vida, para que diretrizes
sejam repensadas.
Muito mais isto é válido para um professor.
O professor, se não estiver encharcado da vontade de
ensinar, de educar, de se doar, não conseguirá o respeito
de seus alunos, de seus pares, muito menos de
toda a sociedade.
Não se é professor por acaso!
Quando meio que corajosamente, este cronista lançou
seus dois livros, além de seus familiares e alguns amigos
mais profundos, quem mais se orgulhou deste fato?
Seus ex- professores; todos que ficaram sabendo se
revelaram recompensados e orgulhosos de um de seus
alunos ter lançado dois livros.
Aí está a grande obra de um professor.
Acolher seu aluno dentro de seu coração com total paixão,
fazendo dele parte de sua própria existência.
Isto é para poucos e bons!
Se condoer com as desgraças alheias é fácil.
A lágrima é gratuita.
Eu quero ver é rir e se alegrar com as conquistas alheias.
Como já escrevi: a alegria é esterilizada, a dor contamina.
No caso dos nossos mestres, a nossa vitória se transforma
na alegria deles também, porque vocês, professores,
nos amam de verdade.
Aos professores que já exercem esta profissão há um
médio tempo, é hora de se fazer um balanço das atitudes
tomadas até agora.
Há de se fazer dos acertos, missões, e dos erros, lições.
Triste é a nação que não privilegia o ensino.
O grande exemplo são os E.U.A.
A página negra do destrato com os professores está
sendo virada.
Então, você, professor que já lecionou por alguns anos,
tenha certeza que sua luta valeu e valerá a pena.
A visão histórica jamais poderá ser esquecida por causa
de motivos imediatistas, principalmente por um professor.
É líquido e certo que as reivindicações, os protestos,
as greves, não foram em vão e, sim, servirão para a grande
arrancada que o Brasil sofrerá a partir da valorização
da educação e do educador.
Você, professor mais antigo, que já viveu dias melhores,
é justo o desânimo, mas não o suficiente para derrubá-lo.
Apesar de tudo, eu tenho a certeza que Piaget e Freire
sempre foram os seus guias.
Mas talvez a maior homenagem que um professor possa
receber esteja num fato corriqueiro que acontece no nosso
dia a dia e que ilustra bem o significado desta profissão.
Quando queremos elogiar alguém de maneira superlativa,
grandiosa, mesmo que esta pessoa não seja formada, como
é que nós a chamamos: "ei mestre", ou então, "ei professor!"
É o maior elogio que se faz a alguém.
Marcondes Serotini Filho
Oração do Professor
Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
Dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinar
Aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.
De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,
Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende
Precisa ainda mais de mim,
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.
Antonio Pedro Schlindwein
SOU PROFESSOR
Sou professor.
Nasci no momento exato em que uma pergunta saltou da
boca de uma criança.
Fui muitas pessoas em muitos lugares.
Sou Sócrates, estimulando a juventude de Atenas a
descobrir novas idéias através de perguntas.
Sou Anne Sullivan, extraindo os segredos do universo
da mão estendida de Helen Keller.
Sou Esopo e Hans Christian Andersen, revelando a
verdade através de inúmeras histórias.
Sou Marva Collins, lutando pelo direito de
toda a criança à Educação.
Sou Mary McCloud Bethune, construindo uma
grande universidade para meu povo, utilizando
caixotes de laranja como escrivaninhas.
Sou Bel Kauffman, lutando para colocar em
prática o Up Down Staircase.
Os nomes daqueles que praticaram minha profissão
soam como um corredor da fama para a humanidade...
Booker T. Washington, Buda, Confúcio,
Ralph Waldo Emerson, Leo Buscaglia, Moisés e Jesus.
Sou também aqueles cujos nomes foram há muito
esquecidos, mas cujas lições e o caráter serão sempre
lembrados nas realizações de seus alunos.
Tenho chorado de alegria nos casamentos de ex-alunos,
gargalhado de júbilo no nascimento de seus filhos e
permanecido com a cabeça baixa de pesar e confusão ao
lado de suas sepulturas cavadas cedo demais,
para corpos jovens demais.
Ao longo de cada dia tenho sido solicitado como ator,
amigo, enfermeiro e médico, treinador, descobridor
de artigos perdidos, como o que empresta dinheiro,
como motorista de táxi, psicólogo, pai substituto,
vendedor, político e mantenedor da fé.
A despeito de mapas, gráficos, fórmulas, verbos,
histórias e livros, não tenho tido, na verdade,
nada o que ensinar, pois meus alunos têm apenas a si
próprios para aprender, e eu sei que é preciso o mundo
inteiro para dizer a alguém quem ele é.
Sou um paradoxo.
É quando falo alto que escuto mais.
Minhas maiores dádivas estão no que desejo receber
agradecido de meus alunos.
Riqueza material não é um dos meus objetivos,
mas sou um caçador de tesouros em tempo integral,
em minha busca de novas oportunidades para que
meus alunos usem seus talentos e em minha procura
constante desses talentos que, às vezes,
permanecem encobertos pela autoderrota.
Sou o mais afortunado entre todos os que labutam.
A um médico é permitido conduzir a vida num
mágico momento.
A mim, é permitido ver que a vida renasce a cada
dia com novas perguntas, idéias e amizades.
Um arquiteto sabe que, se construir com cuidado,
sua estrutura poderá permanecer por séculos.
Um professor sabe que, se construir com amor e verdade,
o que construir durará para sempre.
Sou um guerreiro, batalhando diariamente contra a
pressão dos colegas, o negativismo, o medo, o conformismo,
o preconceito, a ignorância e a apatia.
Mas tenho grandes aliados: Inteligência, Curiosidade,
Apoio paterno, Individualidade, Criatividade, Fé, Amor
e Riso, todos correm a tomar meu partido com apoio indômito.
E a quem mais devo agradecer por esta vida maravilhosa,
que sou tão afortunado em experimentar, além de a vocês,
ao público, aos pais?
Pois vocês me deram a grande honra de confiar-me suas
maiores contribuições para com a eternidade, seus filhos.
E assim, tenho um passado rico em memórias.
Tenho um presente de desafios, aventuras e divertimento,
porque a mim é permitido passar meus dias com o futuro.
Sou professor... e agradeço a Deus por isso todos os dias.
John W. Schlatter
Se parássemos pra pensar
o quanto vale um professor
nós daríamos bem mais valor
á essa profissão de ensinar.
Pois independente de seu salário
nos ensina com muita dedicação
ajudando toda nossa população
com esse seu trabalho diário.
E não haveria nenhum doutor
se no início de sua carreira
não tivesse tido uma carteira
e principalmente um professor.
A esse grande profissional
demonstro a minha gratidão
reconhecendo que sua profissão
é importante e fundamental.
Enfim, somos todos gratos
por tudo que fizeste por nós
e agora, em uma só voz,
diremos: Professor...muito Obrigado.
Hildo Daniel -Bauru-SP
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