Pular para o conteúdo principal

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO (SUJEITO E PREDICADO) 7º ANO

                             - EXERCÍCIOS DE REVISÃO - 


1.       Leia o texto a seguir:

A CIGARRA E A FORMIGA

Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de comida. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado molhados. De repente aparece uma cigarra:
           - Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de comida!
As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra seus princípios, e perguntaram:
           -Mas por que? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?
            Falou a cigarra:
            -Para falar a verdade, não tive tempo, Passei o verão todo cantando!
            Falaram as formigas:
            -Bom... Se você passou o verão todo cantando, que tal passar o inverno dançando? E voltaram para o trabalho dando risadas.

                                                                                                                                         Fábula de ESOPO 
Moral da história:
Os preguiçosos colhem o que merecem.

a)      Retire o sujeito da oração “Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho”:
______________________________________________________
b)      Ainda na mesma oração, retire o predicado.
______________________________________________________
c)       Como se classifica o sujeito da oração?
______________________________________________________
d)      O predicado da oração é classificado em:
(    ) verbal
(    ) nominal
(    ) verbo-nominal

2.       Leia:

A RAPOSA E AS UVAS
Fábula de Esopo

Morta de fome, uma raposa foi até um vinhedo sabendo que ia encontrar muita uva. A safra tinha sido excelente. Ao ver a parreira carregada de cachos enormes, a raposa lambeu os beiços. Só que sua alegria durou pouco: por mais que tentasse, não conseguia alcançar as uvas. Por fim, cansada de tantos esforços inúteis, resolveu ir embora, dizendo:
- Por mim, quem quiser essas uvas pode levar. Estão verdes, estão azedas, não me servem. Se alguém me desse essas uvas eu não comeria.

Moral da história: Desprezar o que não se consegue conquistar é fácil.
a)      Qual é o sujeito da oração “Uma raposa foi até um vinhedo”?
________________________________________________________
b)      Que tipo de sujeito aparece em “Lambeu os beiços”?
________________________________________________________
c)       Retire o predicado da oração  “As uvas estão verdes e azedas” e classifique-o.
________________________________________________________

3.       Leia as orações a seguir, retire o sujeito e classifique-o.
a)      Uma cigarra apareceu.
______________________________________________
b)      A safra estava excelente.
______________________________________________
c)       O monstro e Bela eram amigos.
______________________________________________
d)      Retornou ao palácio e encontrou Bela no chão.
______________________________________________
e)      Levaram vários dias para que voltassem.
______________________________________________

4.       Assinale a alternativa cujo predicado é verbo-nominal.
a)      Uma viúva econômica e zelosa tinha duas empregadas.
b)      O espetáculo é fashion.
c)       Achei o espetáculo clean.
d)      O menino caminhava pelas ruas.
e)      Os alunos caminhavam apressados.

5.       Qual das orações a seguir não existe sujeito?
a)      Há vários estudantes no show de calouros.
b)      Existiam vários alunos no show.
c)       João e Maria corriam pelo parque.
d)      Tocaram a campainha de sua casa.
e)      José tocou flauta no concerto.

6.       Complete as frases a seguir com o predicado indicado entre parênteses.
a)      João .................................................................... (pred. verbal)
b)      Os alunos .............................................................................. (pred.verbo-nominal)
c)       Os funcionários .........................................................................(pred. nominal)
d)      Os professores ...............................................................................(pred. verbal)
e)      A escola ..............................................................................(pred. verbo-nominal)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno