Pular para o conteúdo principal

COLOCAÇÃO PRONOMINAL - 8º ANO

                   ATIVIDADES DE REVISÃO


1.    1.       Indique as frases em que o pronome está colocado em desacordo com a variedade padrão. Em seguida, reescreva-as, adequando a colocação pronominal a essa variedade.
a)      Deveríamos saber quem enganava-nos.
b)      Muito se sabe sobre determinado assunto.
c)       Que Deus ilumine-o!
d)      Agora, se deite e durma tranquilamente.
e)      Me acordei assim que o despertador tocou.
f)       É verdade que ele te contou a história?

2.       Reescreva as frases a seguir, fazendo as alterações indicadas entre parênteses e observando a colocação pronominal própria da variedade padrão.
a)      Emprestei-lhe todos os livros de gramática. (emprestarei)
b)      Chamá-lo-ei para fazer a atividade de português. (coloque a frase na forma negativa)
c)       Conversei com o rapaz. O rapaz falou-me que não aceitava desculpas pelo ocorrido. (junte as frases e empregue o pronome relativo QUE)
d)      Bruna enviou-lhe esse bilhete de recados. (troque Bruna por QUEM e coloque a frase na forma interrogativa)

3.       Identifique a colocação pronominal, indicando se é um caso de próclise, ênclise ou mesóclise.
a)      Quando os alunos chegarem, mande-os entrar.
b)      Quem nos enviou essas fotos?
c)       Ninguém me falou do que tinha acontecido com você.
d)      Perguntar-lhe-ei se irá à praia amanhã.
e)      Mande-a entrar.
f)       Irei encontrá-los depois da festa.
g)      Se João quisesse, levar-te-ia ao shopping.
h)      Não me deixes sozinha.

4.       Reescreva as frases empregando os pronomes oblíquos entre parênteses.
a)      Pedirei o seu endereço. (lhe)
b)      Diga o seu nome e direi o meu. (me)  (lhe)
c)       Tenho certeza de que conhecia. (o)
d)      Nunca falaram mal de você. (nos)
e)      Encontrarei na escola à noite. (te)


5.       Reescreva as frases a seguir, substituindo as palavras em destaque por pronomes pessoais do caso oblíquo. Faça a colocação adequada.
a)      Encontraram os pais preocupados.
b)      O namorado recebeu a menina com entusiasmo.
c)       Devolva o dinheiro ao seu colega.
d)      Quem convidou o diretor?
e)      Colocarei as revistas na estante amanhã.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno