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CONCORDÂNCIA NOMINAL/ADJUNTO ADNOMINAL/ FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES OBLÍQUOS 7º ANO

                           ATIVIDADES 

1.       Leia.

As Palavras 
(Vanessa da Mata)
 
 As palavras saem quase sem querer
Rezam por nós dois
Tome conta do que vai dizer
Elas estão dentro dos meus olhos
Da minha boca, dos meus ombros.
Se quiser ouvir
É fácil perceber

Não me acerte
Não me cerque
Me dê absolvição
Faça luz onde há involução
Escolha os versos para ser meu bem
E não ser meu mal
Reabilite o meu coração
(...)

a) Qual é o sujeito da oração “as palavras saem quase sem querer”?
_____________________________________________________________
b) Nos versos “Elas estão dentro dos meus olhos/Da minha boca, dos meus ombros” os pronomes em destaque têm a função sintática de:
(   ) pronome possessivo
(   ) adjunto adnominal
(   )pronome substantivo

c) Qual a função sintática do pronome “ME” presente na segunda estrofe do texto (2º e 3º versos)?
_____________________________________________________________

2.       Informe se os termos em destaque são complemento nominal ou adjunto adnominal.
a)      A compra do animal foi feita ilegalmente.
__________________________________________________
b)      A crítica do partido entrou em choque com seus integrantes.
__________________________________________________
c)       A notícia do acidente foi dada pelos principais sites.
__________________________________________________
d)      Os grevistas protestaram contra o aumento do governo.
__________________________________________________
e)      Minha filha tem loucura por rock.
__________________________________________________

3.             Leia.
Se me quer como amiga
Se não quer mais me ver
Você vai me esquecer
Você vai me fazer padecer
(Vanessa da Mata)

 Observe que o pronome oblíquo ME aparece algumas no fragmento lido. Assinale a alternativa que indique a sua função sintática.

a)      Adjunto adnominal
b)      Pronome oblíquo átono
c)       Objeto direto
d)      Objeto indireto

4.       Informe se os pronomes oblíquos são átonos ou tônicos.
a)      Contaram-me que te viram na praia.
_________________________________________________
b)      Maria viajará comigo no próximo sábado.
_________________________________________________
c)       Não me diga que você não vem à formatura.
_________________________________________________
d)      Disseram a ti do que aconteceu?
_________________________________________________

5.       Leia.
Espumas ao Vento (Fagner)

Sei que ai dentro ainda mora um pedacinho de mim
Um grande amor não se acaba assim
Feito espumas ao vento
Não é coisa de momento, raiva passageira
Mania que dá e passa, feito brincadeira
O amor deixa marcas que não dá pra apagar
Sei que errei tô aqui pra te pedir perdão
Cabeça doida, coração na mão
Desejo pegando fogo
(...)

a)      Transcreva do fragmento acima dois pronomes oblíquos e informe se são átonos ou tônicos.
__________________________________________________
b)      Na oração “Um grande amor não se acaba assim” há dois adjuntos adnominais. Transcreva-os.
__________________________________________________
c)       As palavras cabeça, coração e desejo pertencem a qual classe gramatical?
__________________________________________________

6.       Informe se os termos em destaque a seguir são complementos nominais, adjuntos adnominais ou objetos indiretos.
a)      O aluno está apto à universidade.
__________________________________________________
b)      Alguns alunos foram acostumados ao estudo.
__________________________________________________
c)       O ser humano necessita de amor.
__________________________________________________
d)      A comunidade aguarda a implantação de placas sinalizadoras.
__________________________________________________
e)      As estradas da BR serão refeitas pelo governo.
__________________________________________________
  
7.         Leia.
“Homem é preso por
caça de animais silvestres na Paraíba

Qual o complemento nominal presente na oração acima?
__________________________________________________

8.       Leia as orações a seguir e complete com as palavras entre parênteses, fazendo a concordância adequada.
a)      A lista de convidados segue ............................ ao documento. (anexo)
b)      É ......................................... organização nos diários de classe. (necessário)
c)       A entrada é ......................................... somente aos funcionários. (permitido)
d)      Thiago e Gabriel acharam a prova ....................... difícil. (meio)
e)      Ela ....................... fará parte do conselho. (mesmo)

Comentários

  1. GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO OBRIGADA
    EXCELENTE ATIVIDADES MAS GOSTARIA DE COMPARAR O MEU GABARITO COM O SEU COM RELAÇÃO ESTAS ATIVIDADES

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