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A importância da música em sala de aula em todas as áreas dos conhecimento


A MÚSICA NA SALA DE AULA


A Música na Sala de Aula: um recurso facilitador para o ambiente na hora do ensinar/aprender
Autora: Solange Gomes da Fonseca


É fundamental que o ensino de Musica seja feito de modo agradável e divertido para que o ambiente na hora do ensinar/aprender surta efeito positivo, tanto para quem ensina, como para quem aprende.
A prática de aula de musica em sala desenvolve habilidades, define conceitos e conhecimentos e estimula o aluno a observar, questionar, investigar e entender o meio em que vive e os eventos do dia a dia, através da musicalidade. Além disso, estimula a curiosidade, imaginação e o entendimento de todo o processo de construção do conhecimento de forma sonora e descontraída.
O objetivo do texto é mostrar uma maneira facilitadora e descontraída, apresentando a música e a musicalização como recursos facilitadores para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser, na hora do ensino/aprendizagem. Mostrando assim, a capacidade que a musica tem de influenciar o homem física e mentalmente, podendo contribuir para a harmonia pessoal e facilitando a integração entre o professor/ aluno e aluno/aluno.
A intenção do texto, também é de apresentar a música na sala de aula, não apenas como experiência estética, mas também como facilitadora do processo de aprendizagem, como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo, e também ampliar o conhecimento musical do aluno. Afinal, a música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilegio de poucos. Sugerindo assim, que a escola oportunize a convivência com os diferentes gêneros, apresentando novos estilos, proporcionando uma análise reflexiva do que é apresentado e permitindo que o aluno se torne um sujeito mais crítico em suas escolhas pela vida.
A música é uma linguagem universal tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações. Suas atividades de musicalização permitem aos alunos conhecer melhor a si mesmo, desenvolvendo sua noção de esquema corporal e, também permitindo a comunicação com o outro, contribuindo de maneira facilitadora de descontração, como reforço no desenvolvimento cognitivo/lingüístico, psicomotor e socioafetivo do aluno.
Seu desenvolvimento cognitivo/ lingüístico é a fonte de conhecimento do aluno, onde ele tem a oportunidade de experimentar em seu dia a dia. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que o aluno receba melhor será seu desenvolvimento intelectual.
No seu desenvolvimento psicomotor, as atividades musicais oferecem inúmeras oportunidades para que o aluno aprimore sua habilidade motora, aprendendo a controlar seus impulsos e controlando o seu equilíbrio do seu sistema nervoso. Isto, porque toda expressão musical ativa age sobre a mente, favorecendo a descarga emocional, a reação motora e aliviando as tensões. Daí nasce, na sala de aula a necessidade das atividades como cantar fazendo gestos, bater palmas, sendo experiência importante para o aluno, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, que são fatores importantes também para o processo de aquisição da leitura e da escrita.
E por ultimo temos o desenvolvimento socioafetivo, aonde o aluno aos poucos vai formando sua identidade, percebendo-se diferentes dos outros e ao mesmo tempo buscando integrar-se com os outros. Nesse processo a autoestima e a autorealização desempenham um papel muito importante, na hora do ensinar/aprender. Através do desenvolvimento da autoestima, o aluno aprende a se aceitar como é, com suas capacidades e limitações.
As atividades musicais coletivas numa sala de aula favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação entre o professor e a aluno. Através dessas atividades, o professor pode perceber quais os pontos fortes e fracos dos alunos, principalmente quanto à capacidade de memória auditiva, observação, discriminação e reconhecimento dos sons, podendo assim, vir a trabalhar melhor o que está defasado.
O professor pode selecionar músicas que falem do conteúdo a ser trabalhado em sua área, isso vai tornar as aulas dinâmicas, atrativas e vai ajudar a recordar informações passadas. Mas, a música também deve ser estudada como matéria em si, como linguagem artística, forma de expressão e como um bem cultural da nossa sociedade.
Ao considerar as diferentes habilidades, a escola esta dando oportunidade para que o aluno se destaque em pelo menos uma delas, ao contrário do que acontece quando se privilegiam apenas as capacidades lógico/matemática e linguística.
De acordo com esta perspectiva, a música é concebida como um universo que conjuga expressão de sentimentos, idéias, valores culturais e facilita a comunicação do individuo consigo mesmo e com o meio em que vive.
Ao atender diferentes aspectos do desenvolvimento humano: físico, mental, social, emocional e espiritual, a musica pode ser considerada um agente facilitador e descontraído em todo o processo educacional.
A presença da música na educação auxilia a percepção, estimula a memória e a inteligência, relacionando-se ainda com as habilidades lingüísticas e lógico/matemática, ao desenvolver procedimentos que ajudam o professor a se reconhecer e a se orientar melhor no mundo, contribuindo para o envolvimento social e despertando noções de respeito e consideração pelo outro, abrindo espaço para um melhor rendimento do ensinar/aprender.
A linguagem musical tem sido destacada como importante área de interesse e de gosto de todo ser humano. Sendo assim, considerada como um recurso interessante, importante e vasto para a elaboração de atividades na sala de aula. Tendo com certeza, um aprendizado de qualidade e satisfação tanto para o aluno como para o professor. A música como alternativa didática aguça o interesse do aluno, que muitas vezes, sem perceber se encontra totalmente envolvido no processo, uma vez que o conjunto de palavras contidas no texto da música é aproveitável em distintas temáticas como ponto de partida na construção do ensino/aprendizagem.
A música promove em alunos com necessidades especiais uma maior inserção no convívio social. É notável em uma sala de aula que a musica utilizada como base curricular em diferentes disciplinas é de extrema importância, pois garante um resgate do aluno para com o conteúdo e para com o professor. O simples fato de ter uma musica no ambiente escolar, enquanto são desenvolvidas as explicações do conteúdo didático, já favorece um melhor comportamento disciplinar por parte dos alunos no transcorrer da aula.
O professor pode e deve trabalhar todo o tipo de música: popular, clássica, massa, folclórica, vanguarda, religiosa, entre outras, pois reforçam a pluralidade do universo musical e abre portas para que o ensinar/aprender torne-se prazeroso, facilitador e descontraído no ambiente de sala de aula.
Entretanto, vale ressaltar no texto que, infelizmente, o uso da música na escola não é uma realidade para todos os alunos. Se pararmos para verificar, vamos concluir que a música, como ensino sumiu das escolas. Isso é ruim porque o aprendizado da prática musical favorece a condição do aluno em relação a sua criatividade. Porém, pior do que não trabalhar a musicalidade, como uma ferramenta importante para a aprendizagem, é enxergá-la somente sob o ponto de vista estético.
Portanto, através da música, o professor tem uma forma privilegiada de alcançar seus objetivos, podendo explorar e desenvolver características no aluno. O aluno com a educação musical cresce emocionalmente, afetivamente e cognitivamente, desenvolvendo sua coordenação motora, acuidade visual e auditiva, bem como memória e atenção e, ainda, sua capacidade e sua criatividade na comunicação.
Como fazer uma paródia musical


Não dá para negar que a paródia é uma atividade didática popular entre alunos e professores das mais variadas disciplinas. Sendo assim, resolvi disponibilizar algumas dicas que possam auxiliar na preparação e apresentação deste tipo de atividade.
Primeiramente, é importante saber que a paródia - imitação, na maioria das vezes cômica, de uma composição literária - não está restrita apenas às músicas. O prof. Roberto Lima, ao escrever sobre tipos de paródia, distingue quatro tipos principais que podem ser utilizados em sala de aula.





Por exemplo, na paródia dramática, pode-se utilizar fatos históricos e modificá-los de maneira cômica; na paródia poética, pode-se utilizar textos ou poemas preexistentes e modificá-los de acordo com o contexto histórico ou tema estudado; na paródia gráfica, enfim, pode-se pegar uma história em quadrinhos ou tirinha, retirar os balões e recriar a história baseada em temas diversos.




Ficha para acompanhamento de atividade com música:
1.    Formulário do professor

Quanto aos resultados obtidos neste conteúdo que foi reforçado pelo uso da canção
Professor (a): _________________________________________________________________
Tema conteúdo estudado):___________________________________________________________
Música:______________________________________________________________________
Motivação para o tema: ( ) aumentada ( ) diminuída ( ) sem alteração
Participação do aluno: ( ) ótima ( ) boa ( ) regular
Acertos nas questões ou temas
estudados com música ( ) maior ( ) igual ( ) menor
Ideologia da música ( ) compreendida ( ) não compreendida
Considerações pessoais:__________________________________________________________
2.    Relatório final do professor no encerramento do ano letivo

Professor(a):____________________________________________________________________
Aplicação da metodologia: ( ) viável ( ) inviável
Aceitação da parte dos alunos ( ) boa ( ) de rejeição
Faça considerações quanto a:
- Antagonismos professor-aluno provocados pelo gosto musical do professor em confronto com o do aluno.
- Dificuldades e possibilidades de ensino con¬statadas no uso da metodologia.
- Gosto musical dos alunos observado quanto a gênero do presente e do passado.
- Atribuição de uma nota à experiência musical utilizada (de zero a dez).
- Possibilidades de desenvolvimento de uma pedagogia musical a partir do uso freqüente da músi¬ca por todos os professores.
- Considerações pessoais do professor (críti¬cas, observações, deduções, sugestões).
- Da necessidade de se conhecer a história da MPB para se aplicar a metodologia.
- Da necessidade de se ter na escola a Enci¬clopédia da Música Brasileira, da Publifolha, para se ter as biografias de autores e intérpretes.
Resultados Obtidos

Considerando-se apenas a atribuição de no¬tas em avaliações quantitativas, aferiu-se que os con¬teúdos reforçados com a audição musical foram 8% maiores.
Ademais, constatou-se, de parte dos alunos, os seguintes resultados, levantados através das fichas de avaliação do método.
a) música adequada ao tema? sim (98%).
b) a música facilitou o entendimento do tema? sim (95%).
c) essa música você considera de gente ultrapas¬sada? Não (98%).
d) você entendeu a ideologia da letra da canção? sim (94%).
e) esteticamente você considera esta música: bonita (95%).
f) ajudou na fixação do conteúdo? sim (97%).
g) a apresentação da música no decorrer da aula é um momento: agradável (97%).
Quanto às considerações pessoais sobre as vanta¬gens da audição da canção em sala de aula, as res¬postas foram positivas, no sentido de que:
- propicia um momento mais descontraído e agradáv¬el;
- é bem mais fácil a fixação do conteúdo;
- aprendeu-se mais ouvindo do que copiando do quadro;
- melhorou a aprendizagem, etc.
3. Formulário do aluno

Apreciação do aluno quanto à audição da música para o conteúdo:_________________
Música adequada ao tema? ( ) sim ( )
A música facilitou o entendimento do tema? ( ) sim ( ) não
Essa música você considera de gente ultrapassada? ( ) sim ( ) não
Você entendeu a ideologia da letra da canção? ( ) sim ( ) não
Esteticamente você considera esta música: ( ) bonita ( ) feia
Ajudou na fixação do conteúdo? ( ) sim ( ) não
A apresentação da música, no decorrer da aula,
é um momento agradável? ( ) sim ( ) não
1-Faça alguma consideração pessoal sobre as vantagens da audição desta canção, nesta aula:_____________________________________________________________
2-Manifeste sua opinião quanto ao uso da canção popular em sala de aula nas diversas disciplinas:____________________________________________________________________

Sites:

- letras de músicas: www.vagalume.com.br
- vídeos das músicas: http://www.youtube.com
- gravar as músicas: http://www.4shared.com

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