Planos de Aula 6º ao 9º ano

Português

Estudo da linguagem jornalística - reportagem

Ponto de partida

A partir de reportagens tiradas de grandes jornais, mostrar aos alunos o gênero e a linguagem empregada.

Objetivos

1) Analisar e identificar a reportagem, seus aspectos e características; 2) Motivar os alunos para o estudo deste gênero;
3) Desenvolver técnicas de narração;
4) Conhecer e exercitar a capacidade de sintetizar os fatos e de utilizar o tempo verbal correto.

Estratégias

1) Peça aos alunos que tragam reportagens para a sala de aula; 2) Ajude-os a identificar o gênero e suas características distinguindo-os de outros textos jornalísticos como os editoriais e os artigos;
3) Peça que os alunos indiquem as reportagens que consideram bem escritas e que expliquem quais são as qualidades dos textos escolhidos;
4) Aproveite a oportunidade para debater temas polêmicos que estejam presentes nas reportagens;
5) Reforce a necessidade de ler jornais e revistas para manter-se atualizado;
6) Pesquise charges para motivar o desenvolvimento do tema estudado;
7) Reúna os alunos em pequenos grupos e proponha que criem suas próprias reportagens sobre acontecimentos da escola. Enfatize que eles devem levar em conta as mesmas características dos textos que selecionaram.

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

SUGESTÕES DE MÚSICAS E PARÓDIAS PARA A ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS, DE LINGUAGEM E CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS